3 motivos para se dedicar ao cadastro de produtos em seu e-commerce

Um bom cadastro de produtos pode ser uma excelente estratégia de vendas em seu e-commerce. Isso porque, ao contrário de uma loja física, onde o vendedor é a principal fonte de informação sobre os produtos, no e-commerce é o conteúdo que deve sanar todas as dúvidas do consumidor e convencê-lo a finalizar a compra.

A falta de informações como características, fotos e especificações técnicas pode fazer com que o cliente em potencial saia do seu site, gerando uma alta taxa de rejeição. Mesmo se você conta com um chat para atendimento ao cliente em seu e-commerce, disponibilizar as informações detalhadas dos produtos é imprescindível pois, na maioria das vezes, os internautas não gostam de perder tempo e buscam autonomia e praticidade.

Além disso, devido a impossibilidade de que o consumidor tenha contato real com o produto, a descrição, especialmente com a inclusão de fotos e até mesmo de vídeos, se torna essencial para que o cliente consiga visualizar como é o produto aplicado.

Já é possível perceber que são vários os motivos para realizar um cadastro bem-feito e detalhado, não é mesmo? Então, continue a leitura e confira os principais benefícios que tal iniciativa pode proporcionar para o seu e-commerce!

AUMENTAR A TAXA DE CONVERSÃO

As chances do consumidor concluir a compra em seu site se tornam muito maiores quando ele consegue, facilmente, encontrar todas as informações sobre o produto.

As dúvidas que poderiam levar à desistência são eliminadas quando o cadastro da mercadoria é realizado de forma eficiente, aumentando a taxa de conversão.

MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Em um cenário onde mensagens chegam a todo momento, vindas de diversos canais, os internautas não gostam de gastar muito tempo em busca de informações.

Logo, quanto melhor apresentado o seu produto for, mais rápido ele será avaliado, melhorando a experiência do consumidor

REDUZIR POSSÍVEIS GASTOS COM LOGÍSTICA REVERSA

Com informações detalhadas, é menor o risco de que o cliente adquira um produto que não lhe atende. Quanto mais superficial o conteúdo, maior a chance de que o consumidor se arrependa da compra e queira fazer uma devolução, o que gera uma série de prejuízos para o seu e-commerce.

Além do cancelamento da compra em si e da devolução do produto, a experiência negativa pode ter impacto sobre o consumidor, de forma que ele deixe de ser um cliente e, em casos mais graves, ainda emita opiniões ruins sobre a sua loja online.

COMO, ENTÃO, CADASTRAR OS PRODUTOS EM SEU SITE?

Assim como em uma loja física são utilizados corredores e prateleiras, no e-commerce os produtos devem ser organizados em seções que auxiliem o consumidor a encontrar o que procura.

A categorização, também conhecida como árvore mercadológica, tem como objetivo principal criar agrupamentos de produtos que tenham características comuns para facilitar a sua localização.

É essencial que os nomes das categorias e subcategorias reflitam aquilo que as pessoas procuram para tornar a navegação mais intuitiva e agilizar o processo de busca. Devem ser usados termos que façam sentido para o cliente e que, automaticamente, sejam associados aos produtos que comportam.

QUAIS INFORMAÇÕES SÃO ESSENCIAIS DURANTE O CADASTRO?

Como já vimos até aqui, quanto mais completas forem as informações dos produtos de seu e-commerce, menos dúvidas seu cliente terá, o que aumentará a possibilidade da compra ser efetivada.

Confira, então, quais informações são essenciais no cadastro do produto:

Título: essencial para a identificação de cada produto em seu site, uma boa opção de título deve ser composta pelo nome do produto associado a alguma característica. Desta forma, é mais fácil encontrá-lo durante a busca.

Descrição: para convencer o consumidor a adquirir um produto é importante apresentar as suas vantagens através da descrição. É importante otimizar os termos para garantir bom ranqueamento nos mecanismos de busca.  

Especificações Técnicas: informações como marca, modelo e componentes também devem ser apresentadas ao consumidor.  

Conteúdo da embalagem: no caso de produtos que são acompanhados de outros componentes, é importante informar o que será encontrado na embalagem.

Fotos: essenciais para a venda no e-commerce, as fotos devem estar sempre presentes. Se a plataforma permitir, também podem ser usados os vídeos em casos de produtos que requeiram uma demonstração de uso mais específica.

Agora que você já conhece os motivos para se dedicar ao cadastro de produtos em seu site, que tal ler nosso post sobre a importância da otimização do e-commerce para mobile? Aproveite ainda para nos acompanhar no Facebook!

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