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O crescimento do e-commerce brasileiro é uma realidade que vem sendo constatada há algum tempo. A comScore Media Metrix realizou um estudo sobre a atividade dos usuários de internet no Brasil e identificou que o varejo é a categoria líder em termos de visitantes únicos, com uma larga margem atrás do segundo lugar, somando 44 milhões em dezembro de 2012.

Observe quais foram os sites de e-commerce que receberam os maiores números de acessos durante o período do estudo:

  1. Mercado Livre (mercadolivre.com.br) – 14,3 milhões de acessos
  2. Lojas Americanas (americanas.com) – 8,1 milhões de acessos
  3. Walmart (walmart.com.br) – 5,7 milhões de acessos
  4. Netshoes (netshoes.com.br) – 5,3 milhões de acessos
  5. Casas Bahia (casasbahia.com.br) – 5,1 milhões de acessos
  6. Submarino (submarino.com.br) – 5,0 milhões de acessos
  7. Magazine Luiza (magazineluiza.com.br) – 4,6 milhões de acessos
  8. Ponto Frio (pontofrio.com.br) – 4,0 milhões de acessos
  9. Extra (extra.com.br) – 3,6 milhões de acessos
  10. Livraria Saraiva (livrariasaraiva.com.br) – 3,4 milhões de acessos
  11. Dafiti (dafiti.com.br) – 3,3 milhões de acessos

Os sites comparadores de preços mostraram novamente que são elementos muito fortes para o e-commerce. O Buscapé Company possui um número maior de visitantes únicos do que o Mercado Livre. Atrás do Buscapé está o Shopping UOL, que somou 10,9 milhões de acessos, e o Zoom, com 3,5 milhões de visitantes únicos (dezembro de 2012).

Entre as onze lojas virtuais mais acessadas, sete têm blogs (Walmart, Casas Bahia, Submarino, Magazine Luiza, Ponto Frio, Extra e Dafiti). É possível notar que, em comparação a alguns anos atrás, a elaboração de um conteúdo específico para uma marca, através do blog, passou a ser utilizada por mais empresas. No entanto, muitas ainda não se dispuseram a trabalhar neste setor – e ainda não descobriram o que ele pode fazer pelo seu negócio.

Em meio a tanta competitividade, não só na área do e-commerce, mas em praticamente todo o mercado, torna-se cada vez mais importante para uma marca se destacar das demais. Uma das melhores maneiras de fazer isso é através do conteúdo. Os consumidores se interessam por informação e a tem buscado com uma frequência crescente.

O blog traz essa facilidade. Ele é uma ferramenta de baixo (ou nenhum) custo que estimula a maior permanência do cliente no espaço virtual de uma empresa, além de disponibilizar a ele a opção de comentar sobre o atendimento e os produtos e serviços oferecidos.

O recurso, preparado para os mecanismos de busca, também aumenta as possibilidades de um e-commerce aparecer no Google, atraindo mais clientes. As informações atraem os usuários, que se sentem mais seguros a efetuar uma compra e mais confiantes em relação à loja escolhida.

As facilidades não acabam por aqui. Um blog aproxima uma marca de seus clientes ao oferecer conteúdo de relevância a um determinado público, o que não pode ser ignorado, pois realmente faz muita diferença no resultado final. Vale a pena investir na informação e mostrar aos consumidores que a preocupação de sua empresa não está apenas em vender. Bom trabalho!

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