10 erros comuns cometidos no e-commerce

Um meio relativamente ainda novo que surgiu com o alavancar da internet, o e-commerce é o negócio do momento.

Neste artigo, vamos apontar alguns erros comuns cometidos no e-commerce que, seguindo essas dicas e ficando atento, podem alavancar suas vendas.

A internet, em especial as redes sociais nos permitiram um amplo acesso aos mais variados comércios, aliás, achamos até estranho quando não encontramos determinada loja no meio online, seja através de e-commerce próprio ou marketplaces.

Ter uma loja online pode parecer simples até o momento do “por que não estou vendendo?”.

 

  1. NÃO GUARDAR DADOS DO USUÁRIO

Não guardar dados do usuário como nome e e-mail pode resultar em perda de vendas. É através do e-mail que você pode oferecer promoções, novidades e coagir o cliente a voltar e conclui a compra.

Esse tópico tem bastante a ver com o artigo anterior sobre as dicas para evitar o abandono de carrinho.

Leia sobre “16 dicas de como evitar o abandono de carrinho”

 

  1. PEDIR REGISTRO

De acordo com dados da pesquisa de 2017 da Forrester, instituto de pesquisa americano, 23% dos usuários que encontram no registro de informação, dados complementares, abandonam o pedido. Em outras palavras, o fluxo de pedido do seu e-commerce tem que ser simples: nome, email, telefone, endereço e CPF.

Nada de pedir nome do pet da pessoa ou da avó já falecida!

 

  1. NÃO PERMITIR QUE O CONSUMIDOR NAVEGUE NO CARRINHO DE COMPRA

Esse tópico é um tanto quanto emblemático. Existem duas óticas para isso:

– Foco em terminar o pedido: aqui o foco é em seguir o fluxo e “não dar tempo” ao consumidor pensar duas vezes antes de finalizar a compra. O problema aqui é que não há a possibilidade do cliente adicionar outros itens no carrinho.

Não é exatamente um “erro”, pois ele pode ser efetivo dependendo do momento do cliente. Às vezes o consumidor está na dúvida se efetua a compra ou não, e não dar esse “tempo” para ele pode, de fato, fazer com que a compra seja concluída. Porém, você não abre espaço para que clientes que queiram apenas checar os itens do carrinho, adicionem outros produtos.

– Escolher mais produtos: minimizar os processos para o cliente finalizar a compra é sim importante, mas é essencial, também, deixar fácil para que novos produtos sejam adicionados ao carrinho.

Seja simples, mas não simples demais!

 

  1. SURPRESAS NO PREÇO DO FRETE

Um dos principais motivos da desistência de compra é não apresentar o preço do frete ou as regras do frete ainda na página de produtos. Deixar para mostrar o frete apenas no carrinho e lá, apresentar opções não-vantajosas, que dificultem para o cliente efetuar a compra (preço, demora, sem muitas informações), resultam em abandono de carrinho.

Seja sincero com seus clientes desde o início!

 

  1. NÃO EXPLICAR OS ERROS DE FORMULÁRIO

Durante o preenchimento do formulário, pode ser que faltem informações ou algumas estejam erradas (faltando números, inserção de caractere especial não permitido, etc). Quando esse erro não é especificado e o usuário não consegue identificar o porquê do seu cadastro não se completar, pode dar tchauzinho pra sua venda.

 

Assista ao vídeo no canal sobre os erros comuns cometidos no e-commerce e não se esqueça de se inscrever.

 

  1. NÃO EXPLICAR O CÓDIGO DE SEGURANÇA DA LOJA

Não mostrar a importância dos certificados de segurança e não avisar o consumidor que aquele ambiente é seguro para ele efetuar suas compras, especialmente quando envolve dados pessoais como número de cartão.

Lembre-se segurança em primeiro lugar, deixe o cliente confortável!

 

  1. NÃO MELHORAR A PERFORMANCE DA PÁGINA

 

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O Google penaliza páginas que são muito pesadas, principalmente no dispositivo mobile. Além do mais, nessa era da velocidade, o consumidor não quer esperar grandes períodos só para o site abrir e as fotos carregarem.

Mas como melhorar a performance se eu não sou programador?

Imagens muito grandes e pesadas são os grandes vilões que atrapalham na hora de medir a performance do site. Antes de subir uma imagem, passe-as pelo TINY PNG ou pelo TINY JPEG (de acordo com o formato da sua foto). Esses programas permitem que as imagens sejam salvas com boas resoluções mas em tamanhos compridos.

https://tinypng.com/

https://tinyjpg.com/

 

  1. NENHUMA INFORMAÇÃO DE CONTATO

 

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O consumidor quer entrar em contato com você. Recomendo deixar um telefone visível, um chat fácil, um mecanismo de contato com a loja que seja simples e fácil.

Além de ser uma maneira fácil para o cliente te encontrar, isso demonstra autoridade e confiabilidade na hora da escolha da loja, isso porque não ter nenhum canal de contato, faz parecer que você não quer que ninguém te encontre em caso de dúvida ou reclamações.

Você já confiou em alguém que nunca te disse o nome?

 

  1. NÃO TESTAR SEU SITE

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Uma coisa é você, idealizador e dono do projeto, navegar no seu e-commerce. Outra coisa é o usuário entrar. Testar o site e instalar ferramentas de acompanhamento de navegação permite que você entenda como o consumidor se comporta dentro do teu site, por quais páginas ele anda navegando, quais produtos anda vendo e porquê não foi para determinada sessão, etc.

É um erro que vejo muitos nos e-commerces, não verificar a validação do site.

Apresentar algo para alguém e não funcionar na hora é uma grande falha e você não quer passar esse mico, né?

 

  1. MONTAR VITRINE DE PRODUTOS SEM ESTOQUE

Ninguém coloca na vitrine do shopping um produto que não tem, certo? Então não faça o mesmo com sua vitrine virtual!

Ou seja

Ficando atento a esses errinhos que passam despercebidos, é possível sim melhorar sua performance de venda e diminuir os pontos de fuga do seu e-commerce.

Montar um e-commerce não se resume a abrir a loja online e colocar os produtos para a venda. Assim como qualquer negócio, para ter sucesso, ele exige um planejamento mínimo de ferramentas, metas, orçamento e planos de ação.

Ficar atento aos esses detalhes que demos aqui, desde o começo, pode evitar dores de cabeça no futuro e resultados desde o começo.

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