14 ferramentas grátis para e-commerce

Neste artigo vamos trazer para vocês 14 ferramentas grátis para e-commerce que podem ser muito úteis em sua loja virtual.

 

  1. Similar Web

Esta ferramenta funciona como um “sintetizador” de dados, aquilo que é público na internet, você teria acesso.

Ela traz as visitas, a rejeição do site, a distribuição dos canais de origem de visita, como acesso direto, pesquisa, sites de referência, e-mail marketing e social.

Também é possível observar percentual da pesquisa, o que é orgânico e o que é pago, as principais palavras utilizadas, páginas populares e concorrentes.

É uma ferramenta que traz uma boa base e te ajuda a entender um pouco mais sobre o mercado.

Assista ao vídeo sobre mapeamento de mercado

 

  1. Semrush

Esta é uma ferramenta muito legal para utilizar. O modo gratuito já te fornece várias informações, mas indico o modo pago, pois é um investimento que vale a pena. A Semrush nos traz dados sobre a visitação e até mesmo a parte orgânica do site.

Você consegue ter uma noção de:

  • Volume de tráfego orgânico
  • O volume de palavras que ele trabalha
  • Quanto rende de pesquisa paga
  • Backlink
  • Concorrentes
  • Posicionamento das palavras

São informações importantes para começar a desenhar uma estratégia para seu e-commerce.

 

  1. Pingdom

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Esta é uma ferramenta que verifica a performance do site. A Pingdom analisa:

  • Tempo de carregamento
  • Peso do site
  • Quantidade de requisições

Recomendo que o tempo de carregamento do site não ultrapasse 4 segundos, pois o Google prioriza sites de carregamento rápido. O tamanho da página não ser maior que 1,5MB – muitas imagens ou muitas vitrines acabam não sendo tão efetivo.

A quantidade de requisições é relativa, pois depende do tipo de plataforma que você trabalha, mas não devia passar de 100. A maioria dos sites de e-commerce acaba tendo uma requisição pesada, tem um tempo maior para carregar e páginas grandes, justamente pela quantidade de vitrine e ofertas.

 

  1. Google Trends

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O google trends é uma ferramenta que prevê o comportamento de pesquisa do usuário na internet.

Assim você pode ter noção de termos pesquisados, produtos em alta, dúvidas e montar sua estratégia.

 

  1. Social Mention

Como o nome sugere, essa ferramenta traz as menções sociais desse e-commerce nas redes sociais. Ele consegue medir:

  • Força
  • Recepção
  • Reincidência
  • Quantidade de palavras trabalhadas
  • Relação com usuário
  • Links
  • Conteúdo

É uma ferramenta interessante para quem trabalha bastante redes sociais e, principalmente, vende por elas.

 

  1. Web Grader

A ferramenta analisa diferentes partes do seu site e suas atividades sociais. Então te fornece um resumo de todos os resultados com valores em 1-100.

Com esta ferramenta você pode observar:

  • Frequência de tweets
  • Opções de compartilhamento nas redes sociais
  • Se seu site está otimizado para dispositivos móveis
  • Links externos
  • Páginas indexadas

Com essa ferramenta você também pode mensurar palavras, o que estão dizendo sobre você e sobre o concorrente também.

 

  1. Uber suggest

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Esta ferramenta é uma mistura do Google Trends, da parte paga do Google adwords e o Google em si.

Esta é a ferramenta do Neil Patel, um gigante na área de marketing, que eu acompanho bastante.

Ao inserirmos o termo “pomada para cabelo”, o resultado foi que ela tem um movimento mensal de 1600 pesquisas, um CPC médio de R$0,32 e um índice de competitividade alto, ou seja, vai custar mais do que R$0,32 para poder aparecer bem.

 

Leia mais sobre tendências de compra

 

Ela mostra outros termos procurados pelos usuários, que você pode inserir em seu produto e aumentar suas vendas.

A ferramenta traz a quantidade de backlinks, domínios, page rank e aonde a URL está sendo utilizada no mercado.

 

  1. SpyFu

Ela traz um overwiew geral das informações do seu site.

  • Quantas palavras orgânicas
  • Quantos clientes gerados das buscas orgânicas
  • Custo estimado em SEO
  • Palavras dos competidores
  • Quantos % da origem do tráfego é de inboud
  • Quantas palavras pagas
  • Estimativa de gastos

Eu gosto muito dessa ferramenta para fazer essa “geral” nos sites e observarmos detalhes que passam despercebidos.

 

  1. Alexa

Essa ferramenta foi comprada pela Amazon e admito que senti um pouco de dificuldade ao voltar a utilizá-la. Mas, você pode aproveitar os 7 dias gratuitos que ela oferece.

A Alexa funciona como um Ibope da internet.

 

  1. Siteliner

Traz informações relacionadas à estrutura do site. A ferramenta escaneou 700 páginas do meu site e ela traz um relatório sobre páginas duplicadas, páginas com erro e algumas outras questões.

Ela é legal para uma visão mais técnica do site.

 

  1. Rank Signals

A ferramenta traz a quantidade de backlinks, domínios, page rank e aonde a URL está sendo utilizada no mercado.

 

  1. Buzzsumo

Buzzsumo Logo 768x384  768w

Informa tudo o que está sendo feito em relação à determinada palavra na internet, ou seja, o que está em alta.

Por exemplo, quantas vezes o Facebook olhou a palavra e-commerce. Quantos conteúdos foram compartilhados no Linkdin, Twitter, Pinterest e assim por diante.

Essa é uma ferramenta bem legal de monitoramento de termos na internet como todo.

 

  1. Google Adwords – Keyword Planner

Keyword Planner Logo 300x150

Para planejamento de palavras chaves a serem compradas.

 

  1. Wappalyzer

Wappalyzer Logo 300x75

É uma ferramenta que cobre a tecnologia usada nos sites. Ela detecta a programação e os usos de publicidade.

É um retrato do site. E permite que você entenda um pouco mais daquele usuário.

 

Conclusão

Essas são as 14 ferramentas grátis para e-commerce que utilizo no meu dia a dia e recomendo para os clientes da consultoria.

Elas são gratuitas, mas possuem versões pagas que disponibilizam maior variedade de ferramentas e opções.

É importante manter-se atualizado e sempre monitorando palavras chave, desempenho do site e trends para que você sempre tenha seu e-commerce atualizado, recomendado pelo Google e encontrado por clientes.

 

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