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As datas comemorativas são muito prestativas para vender, mas todos os anos, depois de um pico de vendas em datas especiais, os números sofrem quedas significativas. Ou pior, as pessoas devolvem as mercadorias. Neste artigo vamos falar sobre como continuar a vender bem depois de datas comemorativas.

 

Devolver mercadorias cria uma bagunça na logística, especialmente se você é responsável pelo custo da devolução de mercadoria.

 

Lidar com todas as contas e com os números caindo constantemente após o boom das vendas resultantes de vendas de grandes datas, pode ser depressivo e ruim para seu negócio.

Neste artigo, iremos mostrar meios de como você pode continuar a vender bem depois de datas comemorativas.

 

Vendendo bem em datas comemorativas

 

As datas comemorativas são de grande importância para o mercado do e-commerce. Grandes datas chegam a representar mais de 50% do faturamento anual de diversas lojas.

 

A Black Friday, por exemplo, que é uma data que atinge praticamente qualquer ramo de loja, em 2018 representou um total de 2,6 bilhões de reais de faturamento no e-commerce brasileiro, de acordo com censo do Compre e Confie.

 

Além de outras datas importantes como Dia das Mães, dia dos pais, natal e dia namorados. São oportunidades deixar sua marca na cabeça dos consumidores para que, todo ano, nessa determinada data, eles voltem ao seu e-commerce para comprar.

 

Para toda data comemorativa, o importante é se planejar com antecedência. No mínimo de 4 meses antes.

Assim você tem tempo de fazer prospecções de vendas, conseguir bons acordos com transportadoras e fornecedores, além de poder planejar planos de backup caso algo saia diferente do esperado.

 

Acúmulo de mercadorias

 

Apesar de o planejamento com antecedência servir para prever vendas e estoque, pode acontecer de algo ocorrer fora do esperado.

 

As vendas não foram tão boas quanto o esperado e as mercadorias acumularam. Você precisa fazer algo com essas mercadorias excedentes, pois mercadoria parada significa perder dinheiro.

 

Graças à facilidade que o e-commerce trouxe, diferente das lojas físicas, você não precisa ter um número tão grande de produtos em estoque. O que é bom, já que produto parado significa desvalorização.

 

Especialmente em tempos que tudo se inicia e acaba muito rápido, ter produtos de coleção passada, no caso da indústria da moda ou produtos cujas novas gerações já foram lançadas, no caso da tecnologia, significa desvalorização.

 

Por isso recomendamos criar um planejamento em que seja possível prever planos alternativos para casos como esse de acúmulo de mercadoria.

 

Assista ao vídeo sobre acúmulo de mercadorias em datas comemorativas.

 

Mantendo o ritmo

Não pense que você pode relaxar depois de uma grande data. Para continuar com boas vendas mesmo após as datas comemorativas é preciso se planejar constantemente e antecipadamente.

 

Ao mesmo tempo em que você pensa nas promoções, volume de vendas, estoque e o que fazer em caso de acúmulo de mercadoria, você também tem que pensar em como tentar manter as vendas após essas datas.

 

As grandes datas podem sim representar boa parte do seu faturamento anual, mas lembre-se que o ano tem 365 dias e você tem contas todos os meses para serem pagas.

 

Além disso, para que o cliente sequer lembre-se da sua loja em um Dia dos Namorados, por exemplo, você precisa fazer com que ele saiba da sua marca e dos produtos que você vende.

 

Vão aqui algumas dicas de como continuar a vender bem depois de datas comemorativas.

 

  1. Comece outra promoção

Depois de oferecer promoções, descontos, cupons, frete grátis e todas as condições possíveis, comece outra vez.

 

Os consumidores compram não apenas por causa do feriado, mas também por causa dos descontos e ofertas. Então, se você aproveitar o embalo, pode conseguir trazer seus clientes de volta para uma segunda rodada.

 

  • Presentes de graça sempre chamam a atenção.
  • Frete grátis. Ofereça o frete grátis para aumentar seu ticket médio.
  • Incentive o programa de fidelidade. Uma vez que consumidores compram de você, faça-os virar cliente fidelidade e aproveite para oferecer descontos e promoções especiais.

 

Faça essa segunda rodada com cautela, porém. É ruim para a sua marca se os consumidores acharem que a sua Black Friday dura o ano todo. Ofereça descontos, sim.

Mas, tenha certeza que seu ponto de barganha principal é a data comemorativa.

 

  1. Lançamentos

Lançar uma novidade é um bom jeito de causar burburinho em seu e-commerce.

Planejar-se estrategicamente para ter um lançamento legal após datas comemorativas pode ser útil.

 

Além de incentivar os consumidores a voltarem a visitar sua loja, se eles não comprarem agora, pelo menos cria-se a expectativa para a próxima promoção.

 

  1. Emails e mais e-mails

 

Maiores vendas significam captura de mais e-mails. E isso significa que você pode criar táticas de e-mail marketing para esses consumidores.

 

Não espere muito tempo para mandar o primeiro e-mail, aliás, um de primeiro contato é muito bem-vindo. Isso porque os e-mails tem data de validade.

 

Após um tempo, os consumidores esquecem que compraram de você.

Mande e-mails com promoções, descontos, tudo para que você seja lembrado.

 

  1. Faça barulho

A internet não para e seu negócio não pode parar também. Apesar de toda correria que foram as vendas na data comemorativa, seu e-commerce precisa continuar rodando!

 

Continue colocando novidades, continue mandando email e atualizando seu canal de comunicação com seus clientes.

 

Enquanto algumas lojas ainda estão em fase “de recuperação” pós a data, planeje-se e continue bombando as vendas!

 

Conclusão

Dessa forma você mantém seus clientes sempre atualizados sobre novidades e promoções; chame atenção de novos consumidores em grandes datas; conquista os atrasados que deixaram para última hora ou esqueceram e mantém suas vendas durante o ano todo.

 

Como continuar vendendo bem depois de datas comemorativas?

Não tem segredo nem mágica, mas planejamento. É saber movimentar sua vitrine para ter novidades todas as vezes que consumidores entrarem no seu e-commerce e fideliza-los para as próximas compras.

 

E ai, como estão seus negócios?

 

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