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As buscas orgânicas ainda são as principais motivadoras de venda dentro do seu e-commerce, dentro do seu negócio. É a principal receita e dado de origem de acesso. Neste artigo, vamos falar sobre como fazer o SEO do seu e-commerce para ter sua página bem ranqueada pelo Google.

 

O SEO ou Search Engine Optimization (Otimização do Mecanismo de Busca) é uma ferramenta que permite que os usuários encontrem com mais facilidade o seu negócio ou site.

É através do trabalho de SEO que o Google identifica sua página como relevante para determinada pesquisa e a coloca nos primeiros resultados de busca. Isso quando trabalho é bem feito.

 

Ele é uma ferramenta “gratuita”, pois apesar de você precisar de alguém ali fazendo o trabalho, não é necessário pagar uma mídia para ter o clique o consumidor.

O SEO, no entanto, é um trabalho de acreditar, de perseverança. Infelizmente não é apenas o fator de você trabalhar bem alguns aspectos do seu site que vão fazer ele ser bem ranqueado.

 

Afinal, seus concorrentes são quase infinitos. Basta pensar no número de páginas existentes dentro da internet. E dentre dessas milhares, a sua tem que se destacar.

 

Mas como fazer para ser bem ranqueado no Google?

O objetivo de muitos sites é ser bem colocado pelo Google. Para e-commerces, isso significa aumento no número de visitas, ou seja, aumento nas conversões.

Afinal, poucas pessoas durante as pesquisas se aventuras além da primeira página do Google.

Se você é um grande usuário da internet e não encontrou exatamente o que procurava nos primeiros resultados, pode até ser que você se aventure pelas páginas seguintes, mas a maioria não o faz.

 

Por isso, existem alguns aspectos a serem trabalhados dentro do seu e-commerce para que o Google o identifique como uma página relevante.

O volume de visitas conta também como posicionamento. Então são, em um primeiro momento, o SEO da sua loja pode estar perfeito, mas o volume de acessos pode interferir no ranking da página.

 

Entra, então, o uso do Google Ads para melhorar o tráfego da página. É através da plataforma de publicidade do Google que você pode fazer a divulgação do seu site em posições e páginas privilegiadas do buscador.

 

Como fazer o SEO do seu e-commerce

Quando você inicia um e-commerce e isso depende da plataforma que você usa, pois algumas os recursos são limitados. Porém, o básico sempre é possível trabalhar.

 

Mas, o que eu chamo de básico?

Título, descrição e keywords.

 

Apesar de o Google dizer que não considera mais as keywords, eu gosto de trabalhar os termos chaves da página para poder trazer essa audiência qualificada.

Esses três itens, basicamente, são preenchidos em todas as plataformas. O que é preciso fazer é trabalhar além deles.

 

E o que temos além deles?

– URL amigável.

 

– Títulos h1, h2, h3 e assim por diante, que é um código para marcar relevância hierárquica.

 

– Repetição dos termos chaves no início do conteúdo e densidade desses termos dentro do seu texto. Assim, você mostra para o robô do Google e para os consumidores que aquele conteúdo é relevante.

 

– Atributo title da imagem. Esse é o “título” da sua imagem. É o código para o Google encontrar seu conteúdo baseado na imagem.

 

– Tamanho do conteúdo. Tem que ter bastante conteúdo, um mínimo de 1000 palavras. Sim, é bastante conteúdo e dá trabalho sim.

 

Mas é por isso que pouca gente faz. Porque dá trabalho. Na busca de um trabalho mais rápido, esses detalhes acabam passando despercebidos.

 

– Palavras relacionadas. Dentro do seu conteúdo deve haver palavras relacionadas com o tema do seu texto.

 

E você tem que fazer isso para todas as páginas do seu e-commerce. Home, departamentos, categorias, subcategorias e páginas coligadas ao seu negócio.

 

 

Assista à minha série de vídeos no Youtube falando sobre Como fazer SEO do seu e-commerce

 

Como trabalhar o SEO de forma efetiva?

Vamos falar da execução do SEO com page, da página em específico.

Para melhor visualização, vou explicar como trabalhar o SEO da página, como se estivéssemos montando uma loja de departamento.

 

Departamento é quando você tem a home do seu e-commerce (ex: minhaloja.com.br), então departamentos seguido por categoria e subcategoria.

 

A primeira informação na planilha que você vai utilizar é o nome desse departamento, o nome dessa categoria para a sua loja.

Segundo, colocaremos o ID que é o código de cadastro dentro da sua plataforma para saber, porque muitas vezes teremos de usar essas informações, esses conteúdos e fica mais fácil você sabendo qual é o código de cadastro dessa categoria.

 

Em terceiro lugar, trabalharemos o nome Google, ou seja, como eu quero que essa categoria de chame perante o buscador.

Por exemplo, em uma loja de calçados, existe o departamento de rasteiras, esse departamento não é o nome que eu quero para o Google, pois percebemos que ele é pesquisado como “sandália rasteira”.

Então, “sandália rasteira feminina na minhaloja.com.br” é o nome Google que queremos para esse departamento.

Lembrando que é diferente do nome que aparece no menu.

 

Meta title

O Meta Title é o título da página. O título que aparece nos resultados de busca.

 

Esse meta title não pode ultrapassar de 70 caracteres, uma regrinha para não virar carnaval e termos títulos em formato de texto.

 

Esse detalhe é muito importante, pois não serve apenas para o Google ler, mas também para o usuário encontrar o resultado de suas pesquisas.

 

URL amigável

Logo abaixo do título, temos a URL da página. E como dito lá em cima, ela tem que ser amigável tanto aos usuários, quanto ao Google.

Além de ser uma forma mais fácil do buscador entender o seu produto, é também, mais fácil para o usuário lembrar-se da página.

 

Na hora de definir sua URL amigável, coloque o título do produto ou o termo chave e não utilize espaçamento ou caracteres especiais.

 

Termo chave principal

O termo chave principal é o que eu quero martelar, aquilo que eu quero passar na essência. Utilizando o exemplo das sandálias rasteiras, você vai pensar em qual termo chave quer trabalhar. Rasteira ou Sandálias Rasteiras.

Você pode checar o Google trends para saber quais são os termos mais buscados.

 

Termos chaves secundários

Além do principal, importante ressaltar que é preciso adicionar os termos chaves secundários. Se você usou “rasteira” como termo principal, utilize termos como “rasteira feminina”, “rasteira feminina verão”, “rasteira da moda” e assim por diante.

 

Mas cuidado, todos os termos chaves tem que ter uma coesão, um objetivo. Não saia colocando inúmeros termos que não tem nada a ver com seu produto.

Então, você vai utilizar esses termos para complementar as descrições do teu produto.

 

Meta description

A meta description é o textinho que fica logo abaixo da URL do seu site. É a chamada / descrição do produto em questão e que serve para chamar atenção do consumidor.

 

Ela tem um limite de 150 caracteres aproximadamente e o termo chave deve ser inserido logo no começo. E se possível, repetido para que o robô do Google entenda que aquela página e termo são relacionados e relevantes.

 

Link building

Queremos manter o usuário no site, correto?

Então sempre que fizer sentido, é importante trabalharmos com links internos dentro do site, o link building.

 

Em artigos insira links internos para artigos mais antigos que tenham a ver com o tema em questão.

 

Densidade do termo chave

Aqui é o pulo do gato.

 

Dentro do conteúdo de 1000 palavras que você vai produzir, existe uma quantidade de vezes que o termo chave tem que aparecer em seu texto para o Google entender que aquele texto realmente fala sobre determinado assunto.

Dentro de um texto de mil palavras, você pode pensar em algo em torno de 7 ou mais repetições do termo chave escolhido.

 

O ideal é que a densidade desse termo seja entre 0,5 e 2% de todo seu texto.

 

Conclusão

Dá trabalho sim, fazer um SEO bem feito para a sua loja. Mas, é justamente por isso que você deve fazer.

Os menos preocupados fazem de qualquer jeito e está ótimo. Então reclamam quando o site não fica posicionado nas primeiras páginas do Google e o fluxo não cresce. Por isso, estude bem em como fazer o SEO do seu e-commerce para que sua página possa ter melhores resultados.

 

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar na hora de rever o SEO das suas páginas.

 

Leia mais sobre 14 ferramentas grátis indispensáveis para seu e-commerce.

 

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