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Você sabe como escolher as ofertas perante a vitrine? Ou quando colocar um produto novo ou coloca-lo em promoção? Neste artigo vamos dar dicas de como montar a vitrine da sua loja.

Vamos falar do conceito desde o nascimento do produto, até sua loja precisar queimar o estoque.

A home de qualquer loja virtual tem que conter informações que atraiam a atenção do consumidor.

Seja através de promoções ou novidades.

 

Dicas de como montar a vitrine da sua loja

Se a home continuar com os mesmos banners durante um longo período de tempo, o consumidor que voltou ao seu e-commerce pode perder o interesse, pois sabe que não há nada de novo.

 

Principalmente quando falamos de moda, e-commerces de fast fashion tem que se atualizar constantemente para poder captar a atenção dos usuários que estão entrando no site sem pretensões.

Muitos usuários navegam por lojas virtuais sem que queiram comprar algo.

 

É como quando as mulheres entram em lojas de roupa “para dar uma olhadinha” e acabam levando uma blusinha.

O e-consumidor também é assim. E é por isso que você deve sempre ter novidades em seu site. Fique atento às dicas de como montar a vitrine da sua loja.

 

Quanto tempo devo deixar produtos novos?

Antes de falarmos de vitrine, vamos resgatar um conceito: Quanto tempo devo trabalhar um produto como novo?

Estabeleço uma média de 60 dias. Então, você tem esse prazo do produto dentro do seu e-commerce ou qualquer negócio para :

 

– Anunciá-lo

– Trabalhá-lo

– Divulgá-lo

– Vendê-lo

 

Até terminar o giro dessa mercadoria e trazer um novo lote de mercadoria.

Digamos que você tem 60 produtos para vender em 60 dias. Significa que em 30 dias você tem que vender 30 unidades e assim por diante.

 

De 3 a 7 dias, esse produto é uma novidade. E novidade significa que é um produto que chegou agora no seu negócio.

A novidade pode trabalhar em paralelo um lançamento. Cuidado que são coisas diferentes.

 

Novidade x Lançamento

 

A novidade é aquele produto que você começou a trabalhar agora em sua loja. O lançamento é considerado lançamento de mercado.

Ou seja, se o produto já existia no mercado e você começou a trabalhar agora em seu e-commerce, ele é uma novidade.

 

Quando o produto ainda não existe, ele é um lançamento.

Importante para não colocar as descrições erradas na hora de anunciar produto.

 

Vitrine tradicional

Passado o período de novidade do produto, que é de 3 a 7 dias, o produto entra em seu auge no qual ele vai para a vitrine tradicional. Chamaremos de vitrine normal.

Na vitrine normal os produtos são trabalhados em maior tempo e a quantidade de vendas é mensurada para entender se esses produtos, após o período da vitrine normal, terão de ser trabalhados de outras maneiras para estimular vendas.

 

Do dia 7 ao dia 30, o produto é classificado como vitrine normal. E durante esses 30 dias, terão de ser vendidas, 30 peças.

Depois do dia 30, se as unidades estipuladas tiverem sido vendidas, você pode mantê-lo na vitrine até o dia 45. E em seguida, você pode trabalhar o produto em outlet.

 

Outlet

Produtos que tiveram a venda estipulada no período de 30 – 45 dias, são colocados em outlet. Outlet não é a mesma coisa que promoção ou liquidação.

Você pode sim, trabalhá-los com um preço diferenciado.

Porém, se as vendas seguiram conforme o plano, você não vai ter peças disponíveis o suficiente para trabalhar uma ação de marketing em cima delas.

 

Outlet por definição são os produtos que estão saindo de estação e não possuem grade completa; troca de coleção e assim por diante.

Você não vai trabalhar grandes ofertas de preços, pois o outlet está lá para “terminar de vender” o produto.

Paralelo ao outlet, você pode trabalhar com a liquidação.

 

Liquidação

 

Chegando ao dia 30 e você ainda tem 45 peças em estoque, significa que o produto não está bem trabalho e você precisa liquidá-lo.

Pois, no dia 60, vão sobrar muitas peças e consequentemente não vai ter dinheiro para adquirir produtos novos. Gerando desfalque financeiro e de ofertas.

 

Promoção

A promoção é simples: quero trazer mais clientes, resgatar clientes antigos e é atemporal a todos os tópicos acima, lançamento, vitrine, novidade, liquidação e outlet.

Nessas 5 fases, é possível trabalhar a promoção e fazer com que cada uma tenha um sucesso maior.

 

– Novidade já em promoção para sair mais rápido

– Lançamento em promoção especial para atrair clientes para a loja

– Promoções na vitrine, na liquidação e no outlet.

 

Liquidação e outlet oferecem desconto aos consumidores. A promoção oferece cupom, frete grátis, parcelamento maior, compre um leve dois.

 

Então, quando falamos em promoção, não estamos falando sobre desconto sobre o valor do produto, mas sim em facilitar os métodos de compra.

A liquidação e o outlet sim oferecem descontos diretamente sobre o valor do produto.

 

Vitrine bem trabalhada

Se conseguir trabalhar bem esse conceito, a sua loja vai ter uma boa movimentação.

E todas as vezes em que o consumidor entrar no seu e-commerce vai ver produtos novos, promoções e liquidações novas.

E assim, conseguimos cumprir a jornada do consumidor.

 

Pois, para o consumidor que sempre entra no e-commerce, haverá opções novas, vitrines bonitas e produtos em liquidação; Já os novos clientes buscam sempre vantagens.

Clientes que já acompanham sua loja querem oportunidades para comprar seus produtos.

60 dias é um prazo médio a ser trabalho, o tempo pode variar bastante com o seu segmento.

 

Neste exemplo, trabalhamos com o fast fashion que são lojas que trabalham sempre com coleções novas sem repetições.

Lançamento de carro, por exemplo, 1 ano é o tempo médio.

 

Afinal, vender um carro por dia é bem complicado. Não é impossível, mas devido ao momento do país, não é o que vemos no mercado.

 

Converta mais

Esse mix de composições da sua vitrine é muito importante trabalhar a sua loja.

Imagine passear no shopping e dali 2 meses você passa em frente à loja e eles estão exibindo os mesmos produtos. Não há o despertar do interesse.

 

E muitas vezes, isso é o que pode estar atrapalhando nas suas conversões.

Ver sempre as mesmas ofertas e produtos, as mesmas novidades, não é um convidativo nem para a sua base de clientes nem para os novos.

Não existe milagre que faça vender.

Mas, seguindo as dicas de como montar a vitrine da sua loja, pode ter certeza que os resultados vão aparecer.

 

Leia mais sobre SEO para descrição de produtos

 

Mas e se eu tenho muitos produtos?

Quando sua loja trabalha com grande variedade de produtos, sim, não dá para mudar tudo a cada 60 dias. Por isso que trabalhamos com o conceito de curvas A, B e C.

Você tem que trabalhar com os produtos que representam a maior parte do seu faturamento, que são os produtos da curva A.

 

20% dos seus produtos, representam 80% do faturamento da sua loja.

Mire nos 20% e já está ótimo, pois teremos a sensação de vitrine bem trabalhada e novidades sempre.

 

O usuário percebe, inconscientemente, quando há novidades e quando a vitrine não está bem trabalhada.

 

Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil

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