Embalagens tornaram-se um importante item para a redução de custos entre as lojas, ao mesmo tempo que criam um diferencial competitivo, gerando exclusividade para os produtos. Neste artigo daremos dicas de embalagens para e-commerce: fornecedor, impacto e proteção.
Especialmente em e-commerce, embalagens devem ser estratégicas, pensadas para promover a melhor experiência para o cliente, contribuir com um planeta sem lixo, além de valorizar e proteger o produto.
Por esses motivos, marinheiros de primeira viagem podem ter dificuldade em encontrar o pacote ideal para o envio dos produtos da loja online.
Ou então, mesmo quem já está há anos vendendo pela internet, pode se deparar com a necessidade de inovar suas embalagens e ficar sem saber para onde correr.
Sabendo disto, a Teckplast preparou este conteúdo com dicas de embalagens para e-commerce, onde a decisão deve ser tomada com base no fornecedor, primeira impressão do cliente e segurança dos produtos durante o envio.
Como escolher embalagem para e-commerce?
Para começar, tenha clareza em mente de que não existe um único modelo de embalagem ideal, que pode ser considerado como “a melhor para e-commerce”.
Tudo gira em torno do produto, por isso, a escolha deve partir dele, garantindo uma entrega de qualidade, sem defeitos ou avarias provocadas pelo transporte.
Ou seja, também é função da embalagem evitar prejuízos à loja e ao cliente, o que coloca o fornecedor em primeiro lugar na lista de dicas de embalagens para e-commerce.
Leia mais sobre por que as embalagens são tão importantes no e-commerce.
Fornecedor de embalagens para lojas virtuais
Alerta: essa tarefa não é das mais fáceis. Porém, vamos esclarecer todas as suas dúvidas nestes tópico.
Existem vários fatores que devem ser levados em conta durante a escolha do fornecedor de embalagens para e-commerce. O primeiro deles é certificar-se da variedade, para que você tenha opções diferentes e que correspondam a necessidade do seu produto.
Depois, você deve conferir três importantes quesitos: preço, prazo e atendimento.
Quando falamos de preço, estamos falando também do custo-benefício oferecido, afinal, nem sempre o melhor preço é aquele que está mais próximo de você, o que tem prazos maleáveis e um bom atendimento.
Empresas que não se comprometem com os prazos e que não prestam um bom atendimento ao cliente acabam dando prejuízos e dor de cabeça que não valem a economia em real.
Cabe ainda, comentar sobre a escolha de um fornecedor que tenha tudo o que você precisa, pois, comprar itens em diferentes locais pode atrapalhar os processos do negócio, atrasando algumas entregas e provocando efeito bola de neve.
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Sustentabilidade
Todas as soluções em plástico são 100% recicláveis. Elas podem ser reaproveitadas para a produção de novas embalagens ou novas utilidades para o dia a dia.
Mas, também estão disponíveis embalagens altamente eficientes, econômicas e sustentáveis à base de papel, pois a Teckplast trabalha com a Ranpak, empresa referência internacional em embalagens de papel.
Embalagens e seu impacto de primeira impressão
Ao mesmo que se busca poupar investimentos, não há como escapar de fazer algum. Por isso, aposte suas fichas onde o retorno é rápido e garantido: criatividade e design.
Estes dois devem andar de mãos dadas com as embalagens do e-commerce.
Especialmente, por que esta é a melhor maneira de ser sustentável, já que, ao invés de ir direto para o lixo, uma embalagem com design moderno pode ser reaproveitada para inúmeras funções.
Além disso, a criatividade é fator essencial para personalizar os pacotes do e-commerce. Isso significa ter propaganda gratuita da sua marca circulando pelas ruas e pelas redes sociais dos clientes e potenciais clientes.
Leia mais sobre as melhores estratégias de marketing digital para seu negócio.
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Experiência unboxing
Só no YouTube, são mais de 46 milhões de vídeos relacionados ao “unboxing”, que nada mais é do que a experiência de desempacotar. Sabe por quê?
Porque comprar um produto pela internet gera ansiedade pela entrega e fazer o primeiro contato com a marca ou produto.
Então, estabeleceu-se nas redes sociais a tendência de compartilhar a experiência de abrir recebidos com os seguidores.
Embalagens protetoras para e-commerce
Falamos sobre fornecedores, criatividade e design.
Agora chegou a hora de falar sobre a segurança que as embalagens devem oferecer para os produtos que serão enviados aos clientes virtuais.
Afinal, como comentamos anteriormente, este é um papel fundamental para a redução de despesas com trocas e devoluções, tipo de coleta, reposição, reenvio e, sem dúvidas, para a reputação da marca.
Confira os tipos de embalagem para e-commerce mais utilizadas para garantir proteção aos produtos:
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Almofada de ar
Utilizada para ocupar os espaços vazios da caixa, evitando que o produto balance no transporte.
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Plástico-bolha
Existem vários tipos de plástico-bolha. Quanto maior a fragilidade do produtos, maior deve ser a quantidade de bolhas para que seja menor a chance de todas estourarem.
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Papel fragmentado
Assim como a almofada de ar, ele também é utilizado para acomodar as peças, evitando balançar durante o transporte.
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Fita adesiva ou gomada
É usada para lacrar as embalagens.
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Placas de isopor
Utilizada para embalar produtos planos, como espelhos e quadros. Tem a finalidade de amenizar os impactos do transporte.
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Papel kraft
Ideal para todo produto que não quebram ou danificam, como roupas.
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Caixa de papelão
Utilizada para todos os outros produtos que não podem ser embalados com o papel kraft.
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Envelope
Embalagem ideal para itens pequenos ou finos: documentos, DVDs, bijuterias, etc.
Conclusão
As embalagens são importantes tanto para os consumidores quanto para os e-commerces.
As lojas procuram bons preços, embalagens resistentes e protetoras que não vão prejudicar os produtos enviados. Escolha a opção que mais beneficia sua loja e cliente.
Ainda há dúvidas sobre a escolha de embalagens para e-commerce? Tem alguma Dicas de embalagens para e-commerce que deixamos de fora? Então deixe seu comentário neste post e acompanhe o blog para mais informações!
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