Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

planejamentoecommerce

Dentre as diversas etapas de um projeto para uma loja virtual, que compreendem desde o surgimento da ideia até a sua execução, o planejamento no e-commerce corresponde a uma parte crucial para o sucesso do empreendimento. Com ele, é possível realizar uma análise mais profunda do mercado, bem como a elaboração dos objetivos organizacionais do negócio.

O planejamento no e-commerce permite o fornecimento de informações importantes para o seu desenvolvimento, como o mercado de atuação, o plano de negócio, metas, cronograma do projeto, custos e receitas, entre outras observações que sejam pertinentes para o e-commerce.

Para entender um pouco mais sobre a importância do planejamento no processo de criação do e-commerce, leia na íntegra o artigo publicado no dia 3 de setembro, no Digitalks, do nosso consultor e especialista em Planejamento Estratégico Digital, Felipe Morais.

Confira abaixo:

“Montar uma loja virtual ou um e-commerce é relativamente fácil. Você contrata uma plataforma, contrata uma empresa para fazer o design – ou um freelancer – compra os produtos, fecha com um meio de pagamento, que em muitos casos já tem o antifraude embutido, acerta os valores a ser pago em cada etapa, e depois disso passa a acreditar que a sua loja está pronta. Mas como diz a gíria da internet: pronta, #sqn (só que não). A loja pode estar estruturada, mas ela não vai vender, não vai dar retorno, o lojista vai se frustrar, e o negócio vai ficar alguns meses no ar. O empresário vai investir em mídia, vai dar frete grátis, vai comprar mailing de terceiros, entre outras alternativas. No final, nada vai dar certo, o projeto vai morrer e a culpa será ‘da internet que não vende’. Na verdade, a culpa é do processo que esqueceu apenas de uma palavra: planejamento.

O planejamento é a parte mais importante para o processo de construção da sua loja virtual, pois é nesse momento que o lojista terá a noção exata do projeto, se vai ter sucesso ou não, qual o mercado, o público e a concorrência que vai enfrentar. Alguns podem dizer que isso é papel do Business Plan, mas eu digo que, dentro do planejamento, o Business Plan é uma importante parte, mas não é tudo. No planejamento, além de diversos pilares a serem preenchidos, há etapas e passos a serem cobertos antes de colocar o site no ar. Repito, colocar no ar é fácil, manter com sustentabilidade que é o difícil.

Para entender o cenário atual: Não é porque você compra online que as pessoas vão comprar. Apenas 55% das pessoas com acesso à web deverão comprar online até o final de 2015. Esse percentual não deve aumentar nos próximos anos, pois do mesmo modo que vai crescer o número de compradores online, vai crescer o número de usuários de internet no país. Por isso, é um mercado a ser explorado, mas há muita, mas muita gente já o explorando. Tenha um diferencial para vender. Mais do mesmo, não vende mais.

Quem é o seu consumidor? ‘As pessoas que querem esse produto vão comprar no meu site’ não é seu consumidor. As pessoas compram online por diversos motivos, entre eles, por impulso ou necessidade, segundo Julio Ribeiro afirma. Existem diversos motivos pelos quais as pessoas compram e entender cada um deles é fundamental.

Qual o caminho a ser seguido? A estratégia é fundamental. Entender o caminho, entender porque as pessoas compram no seu site e como impactar essas pessoas no mundo online. Google, Facebook, Twitter, Email são plataformas, que sem objetivo e estratégia não servem para nada.

Depois de tudo isso, você pode começar a pensar no seu projeto online, mas antes, pense nos pilares acima, defina bem e desenhe junto com o Business Plan. Por último, coloque o site para vender. Antes, as chances de sucesso são infinitamente menores. Essa é a regra do jogo.”

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?