O que faz a consultoria de e-commerce?

Neste artigo vamos falar sobre o que faz a consultoria de e-commerce e quais são as suas obrigações para com os clientes.

 

Sempre que um possível cliente liga na Doutor E-commerce, a pergunta mais clássica é:

“O que faz a consultoria de e-commerce?”

Ou “como que funcionam os serviços de vocês?”

 

O que faz a consultoria de e-commerce?

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O papel principal da consultoria de e-commerce é ajudar na estruturação do e-commerce e a organização dele.

O trabalho da consultoria também consiste em ajudar as lojas a atingirem os objetivos e os empreendedores a se organizarem melhor.

É como o papel de um técnico no time de futebol.

Não é ele quem joga bola, mas sim quem dá as instruções para o time fazer as jogadas e vencer.

Esse é o papel do consultor, identificar o cenário e levar seu e-commerce para a vitória.

O consultor é uma pessoa com mais experiências naquela causa e já tem vários efeitos em outras empresas.

 

Esse é um plano evolutivo.

Então quanto mais o cliente demandar do consultor, melhor a consultoria.

Até mesmo porque o consultor não é vidente e não pode adivinhar as suas necessidades.

É preciso que o cliente seja sincero com o consultor de e-commerce e que fale sobre os problemas, metas e objetivos para com o negócio.

Ou há casos de clientes que chegam na consultoria por indicação de outros lojistas.

Mas que na verdade não sabem a razão de terem recomendado a consultoria.

Desorganização, faturamento, melhoria de desempenho, ajudar em aspectos como esse é o trabalho da consultoria.

O consultor tem a obrigação de andar ao lado do cliente, dando a possibilidade de ele errar o menos possível e acertar o mais rápido que puder.

 

Ou seja, repassando o conhecimento.

O consultor também pode auxiliar na contratação de outros fornecedores para ajudar no e-commerce.

Com vivência na área, o papel da consultoria também consiste em indicar fornecedores e ferramentas que possam auxiliar os clientes.

 

Cuidado com a pilantragem

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Existe muito pilantra por ai. Seja cliente ou fornecedor.

E essa é uma das dicas mais importantes na hora de você contratar um fornecedor ou aceitar um cliente.

No caso de um consultor, valide as experiências e principalmente vivências dele.

Cuidado ao basear-se apenas nas enormes palestras e contos de causos.

Procure falar com seus clientes e validar o trabalho dele.

 

Para demais fornecedores, verifique se eles atendem suas demandas, se é um fornecedor com a mesma sinergia que a da sua empresa.

Em um vídeo do canal, falei sobre como escolher a sua agência de marketing e os pontos levantados durante o vídeo valem para qualquer fornecedor.

 

É preciso tomar cuidado com promessas “boas demais para ser verdade”.

Às vezes, elas são boas demais para serem verdade.

Sempre ouço reclamações de clientes insatisfeitos com tal fornecedor, seja agência de marketing, seja plataforma ou ferramenta.

E muitas vezes, essa insatisfação não se deve tanto ao fato de a empresa não ser competente.

Mas sim, que as necessidades não se alinharam.

 

Para o lado dos clientes, sejam sinceros na hora de fazer contratos e dispensar serviços.

Afinal, você nunca sabe quando precisará daquele fornecedor novamente.

Então, é melhor que tudo acabe em bons termos.

Infelizmente o nosso mercado é cheio de pilantras e é preciso tomar cuidado com quem contratamos e para quem prestamos o serviço.

Ninguém quer perder dinheiro ou se sujeitar a humilhações para realizar o trabalho.

 

A Doutor E-commerce

A consultoria da Doutor E-commerce é baseada na metodologia dos 9 pilares.

Metodologia própria desenvolvida pelo Thiago Sarraf e utilizada no Guia do E-commerce do Sebrae.

 

Por que “Doutor E-commerce”?

É uma alusão ao médico e o que é o papel dele. Ou seja, ‘curar’ os problemas da sua loja.

 

Somos uma consultoria de e-commerce e o nosso papel é assessorar a sua loja, ou a abertura dela.

Apontando e ensinando os meios e caminhos, mas nunca executando as tarefas nos eu lugar.

O nosso principal objetivo é passar o conhecimento para os empreendedores e donos.

Para que eles possam a vir a tocar o projeto sozinhos de forma saudável.

 

Ajudamos a:

– Montar um planejamento do seu negócio online

O planejamento é a etapa mais importante para o seu negócio online.

É preciso que a base da pirâmide esteja sólida para que o resto possa ser construído em cima.

 

– Abertura de loja

Desde escolha de plataforma a colocação da loja no ar e estratégias de marketing, ajudamos empreendedores a tirar os planos do papel.

 

– Gestão de e-commerce

Muitos empreendedores sofrem na hora de gerir suas lojas.

Seja por falta de organização ou tempo, ajudamos a tornar o gerenciamento mais fácil e prático.

Além de oferecer mais organização e tempo para a sua vida pessoal também.

 

– Diagnóstico

Às vezes a loja precisa de melhorias que você nem sabe quais.

Então, fazemos uma avaliação total da loja e os pontos que podem ser melhorados.

É preciso primeiro identificar o problema, mapeá-lo, pensar em um plano de trabalho, propor plano de execução e mapear o plano.

 

Por que nós não somos os executores?

Porque o consultor é uma pessoa cara para fazer cadastro de produtos, por exemplo.

É mais custo benefício ele ensinar a equipe a fazer isso para que depois, o e-commerce possa seguir sozinho.

 

Esse é o intuito.

E é necessário estar alinhado com as expectativas, senão será demandado coisas que não estão alinhadas.

 

Conclusão

O foco da consultoria é o repasse de conhecimento e dar estrutura para seu e-commerce e sua equipe poderem fazer um bom plano de trabalho.

Mais do que uma avaliação do que está bom e o que está ruim em sua loja, a consultoria pode ajudar em aspectos que você nem imagina que estão atrapalhando o desempenho do seu negócio.

 

Principalmente quando o empreendedor não é muito familiarizado com o mercado, vale a pena sim contratar uma consultoria para que a base da sua loja esteja firme.

Mesmo para abertura de projetos, sabemos que nem sempre a disposição do dinheiro é vasta, mas começar bem feito dá muito menos trabalho para arrumar depois.

A consultoria é validar sua loja e repassar conhecimento para que seu e-commerce possa crescer.

 

 

 

 

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