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Vendo bem no Mkt Place mas na minha loja não, tema abordado no Canal sobre E-commerce Youtube.com/ThiagoSarraf

 

Confira aqui o link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=eiGZIWcY10Y

 

Neste vídeo da Série Sarraf Responde, Thiago Sarraf fala sobre uma das dúvidas mais frequentes na consultoria. “Vendo bem no Mkt Place mais na minha loja não”.

 

Aproveitando, caso tenha alguma dúvida específica, mande um email para contato@thiagosarraf.com.br que iremos selecioná-la para uma gravação futura no canal do Youtube.

 

A pergunta deste vídeo foi: “Olá, vendo relativamente bem nos market places, mas na minha loja eu quase não vendo. Gostaria de saber o que devo fazer para melhorar isso.”

 

O mais importante para responder essa pergunta é saber o segmento de atuação e produtos que são comercializados, neste caso não tivemos essa confirmação.

 

Citamos um exemplo de móveis, sendo uma categoria mais complexa onde nos market places é possível se vender bem e na sua loja própria fica mais difícil.

 

Um dos pontos importantes para entender isso é que se sua loja é nova, ainda não possui uma audiência cativa, diferente do mkt place que já possui um grande histórico de clientes recorrentes.

 

Confira abaixo o vídeo Vendo bem no Mkt Place mas na minha loja não

 

 

A loja tem que ficar conhecida, tem que fazer um bom trabalho de divulgação, mas antes temos que preencher alguns pré requisitos, como um sortimento bom de produtos e com profundidade (ou seja, uma cobertura suficiente de estoque para suportar a demanda de venda e visitação).

 

Além do mix de produtos, temos que caprichar e muito (cada vez uma exigência maior do Google) na descrição do produto e produção de conteúdo, não pensando só em SEO, mais sim na leitura em si do usuário e sanando suas dúvidas.

 

As grandes lojas fazem esta estratégia, mas são mais lentas nas grandes alterações, isso pode ser um grande diferencial para você vender mais na sua loja do que no mkt place.

 

Além deste trabalho de base, é importante checar as mídias tradicionais da internet, como Google Ads, Google Shopping (maior retorno de resultado), Facebook Ads, Instagram, Remarketing e muitas outras que temos possibilidade.

 

Performance do canal Mkt Place

 

Em um primeiro momento é normal você performar mais no mkt place do que na sua loja, pois nenhuma das citações acima foram feitas ainda. Desde que tenha nascido no e-commerce há pouco tempo.

 

Caso já exista no meio físico, esse cenário pode ser diferente.

 

Se já possui um trabalho de marca e presença online, na média devemos esperar uma distribuição de receita de 50/50, ou seja, 50% da receita direto da sua loja e os outros 50% via mkt places.

 

Esse número pode variar, mas em geral respeita essa regra, e tentamos sempre diminuir a dependência de um único canal ou vertical de venda (mkt places).

 

Caso seu negócio esteja nascendo do zero, é normal que o maior peso de venda realmente seja do mkt place, comportamento bem corriqueiro.

 

Dica de conteúdo: Confira o vídeo onde citamos uma lista de mais de 50 mkt places. https://www.youtube.com/watch?v=AhZcwgzXq3w

 

Da onde vem esses números?

 

É uma estatística que tiramos da própria consultoria, resgatando todos os clientes atendidos e analisando o histórico de vendas e distribuição da origem da receita (a pesquisa não foi registrada/publicada) que ficou em média 50% de origem via mkt place.

 

O que eu vou trabalhar para gerar mais vendas no site próprio?

 

É possível gerar mais venda, mas temos que nos preocupar nos seguintes itens:

  • o que vou trabalhar de oferta para puxar mais vendas
  • qual o mix de produtos ideal
  • quais ofertas de pagamento
  • quais nossos diferenciais
  • resgatar os valores desenhados no planejamento
  • motivo de escolha da sua loja perante a concorrência
  • prazo de entrega rápida
  • experiência de compra
  • atendimento
  • reputação da loja

 

O que você irá fazer de diferente do mkt place para atender esse cliente?

 

Antes da resposta, é importante a pergunta correta, descobrir o real motivo que leva o consumidor a concluir a compra.

 

Se já fiz tudo isso mais ainda não vendo!

 

Dando um “check” em todos esses itens, temos que checar se as configurações da loja estão corretas, ou seja, subiu corretamente a loja?

 

Valide estes itens:

  • Verifiquei a propriedade do site
  • Configurou o Search Console
  • Subiu o Sitemap
  • Sem erros de urls
  • Validou que está aparecendo na internet
  • Confirmou que o conteúdo de cada página criada é de qualidade

 

São itens importantes para complementar o trabalho orgânico da sua loja e aparecer melhor nos resultados de pesquisas. Com isso, irá dar base para uma boa taxa de conversão, dando o check nesta lista e na anterior que citamos aqui.

 

Conclusão sobre o Tema Vendo bem no Mkt Place mas na minha loja não

 

Não podemos afirmar que a dependência das vendas via mkt place é bom ou ruim, é importante ter uma distribuição das origens de vendas, para não ficar refém de um único canal. Isso não é saudável em nenhum mercado de atuação.

 

Valide todos os itens para entender se está apto ou não para realizar estas conversões e  pensar sempre em resgatar os clientes que já comparam ou seja, pense sempre na recompra. É a venda mais barata que você pode ter.

 

Boas Vendas!

 

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Lembre-se, até a Amazon nasceu do zero.

 

 

Para mais perguntas, mande email para contato@thiagosarraf.com.br

 

E suas vendas, como estão? Deixe seu comentário dizendo quanto representa o mkt place no seu negócio.

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