VTEXDAY 2019: Novidades, Obama e Acessibilidade na Web

 

 

Nos dias 30 e 31 de maio, ocorreu um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, o VTEXDAY. O espaço do São Paulo EXPO reuniu mais de 15 mil visitantes e as principais empresas relacionadas ao e-commerce.

 

Com inúmeros palestrantes, inclusive o especialista Thiago Sarraf, e stands de empresas grandes e promissoras para o mundo do e-commerce e da tecnologia, o evento deste ano trouxe muitas novidades, discussões e empoderamento para o mundo das lojas virtuais e tecnologia.

 

A abertura do evento fez questão de destacar a importância da educação da vida dos jovens e na desenvoltura do mercado em si, contando com a presença de Viviane Senna, irmã do falecido Ayrton Senna e presidente do instituto que leva o nome de seu irmão, e de Débora Garofalo, professora brasileira que foi finalista o prêmio Global Teacher Prize (Prêmio Professor Global).

 

O destaque do primeiro dia foi, com certeza, a presença do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para uma conversa com o público.

Em sua palestra, o ex-presidente ressaltou a importância dos investimentos em educação para o desenvolvimento da economia, “não dá para ter um bom mercado se os investimentos em educação pública são ruins”.

 

O que o Obama nos ensinou

Desde que deixou de ser presidente, Barack Obama tem se dedicado à formação de jovens líderes pelo mundo.

Durante suas 2 horas de palestra no São Paulo EXPO, o ex-presidente deixou sua mensagem para 15 mil pessoas e seguem alguns highlights:

 

Construa uma equipe diversificada

Claro que a inteligência artificial pode fazer cálculos para fazer as melhores escolhas, mas quando se trata de seres humanos, existem inúmeros fatores que geram incertezas, confianças e podem criar vínculos.

 

Para um líder, ter ao redor de sua mesa pessoas diferentes com histórias diferentes é o que permite ter uma visão ampla da situação.

É importante que existam pessoas ali, que discordem de sua opinião e que te façam pensar na razão pela qual aquela decisão é a melhor a ser tomada.

 

Obama     “Não é sobre ter sempre as respostas, mas sim, sobre saber fazer as perguntas certas”.

O dono do negócio nunca será o especialista em tudo.

Então, é normal que ele não tenha as respostas para tudo.

Obama diz que, um bom líder não é aquele que tem as respostas para tudo, mas sim, o indivíduo que tem as perguntas certas.

É por isso que trabalhamos com especialistas ao lado.

“São eles quem tem as respostas, mas sou eu quem deve fazer as perguntas”.

 

 Não tenha medo de fracassar

É o famoso “o não você já tem, agora vá em busca do seu sim”.

O ex-presidente reforça essa frase. Segundo ele, não são todas as pessoas que tem sucesso, muito menos sorte. Por isso testar é importante.

Cada falha, cada cicatriz é uma lição para melhorarmos da próxima vez.

 

Somos como testes de uma inteligência artificial tentando completar um jogo: cada versão que falha é um aprendizado para a melhoria da seguinte.

Às vezes pode demorar diversas versões, mas se você tem um objetivo, é preciso continuar.

 

Inovação e tecnologia

O segundo dia de evento, contaram com praticamente 4 palcos simultâneos, nos quais o público podia transitar entre e escolher as palestrar que mais interessavam, assim como visitas aos diversos stands de empresas lá presentes.

 

Nomes como Ricardo Amorim, Mauricio de Souza, Rick Chestter e Angela Cearns marcaram o segundo dia de evento, falando sobre inovação em vendas digitais e transformação das empresas no meio digital.

“A separação entre tecnologia e negócio acabou. O cara de tecnologia que não souber de negócio vai dançar” disse Ricardo Amorim, durante sua palestra.

 

O foco de muitas palestras foi esse, a adaptação das empresas para o mundo digital, empreendedorismo na internet, mercados em expansão e novas soluções digitais.

 

Thiago Sarraf no VTEXDAY

Thiago Sarraf em sua palestra no palco Marketplace sobre Acessibilidade na Web

 

O especialista em e-commerce e consultor Thiago Sarraf, também fez sua participação no VTEXDAY 2019.

No palco Marketplace, Sarraf discutiu sobre “Acessibilidade na Web e como isso pode alavancar suas vendas no Marketplace”, abordando um assunto que já foi tema em uma de suas Lives no Instagram.

 

Leia mais sobre acessibilidade na web

 

Acessibilidade na Web é lei e desde que participou do curso do Google junto ao Movimento Web para Todos, Sarraf se comprometeu em divulgar e conscientizar sobre o assunto.

 

 

“Poder falar sobre Acessibilidade na Web, um assunto pelo qual me interessei muito e adquiri grande empatia, em um evento grande como o VTEXDAY foi muito importante. Sei que ainda não é um assunto muito “charmoso” para muitos, mas acredito que esse seja um futuro no qual muitos e-commerces vão ter que se adaptar, não apenas pela questão da inclusão, que é a principal aqui, mas também pelo grande mercado em potencial que deixamos de lado todos esses anos”.

 

Tecnologia, Novidade e Empoderamento

Muitos stands das empresas presentes no evento apresentaram novas tecnologias, soluções para empresas e consumidores, e fizeram exposições, jogos e amostras.

O stand da Ikesaki oferecia corners de beauty care, maquiagem e cabelo para mulheres e barba para homens.

Além de apresentar um “jogo” utilizando-se da realidade aumentada com ajuda do celular, no qual os visitantes podiam ganhar prêmios ao participarem do jogo.

 

A gigante de cosméticos, junto ao Maurício de Souza Produções, fizeram uma exposição para empoderar as figuras femininas dentro da história mundial.

O mundo da tecnologia ainda é predominantemente masculino, fazendo de movimentos como esse, muito importante as mulheres também terem visibilidade nesse ramo.

 

A própria VTEX aproveitou o evento para fazer o lançamento de outras plataformas como a GoCommerce.

Essa nova plataforma funciona para criação de lojas virtuais da VTEX, lançada com foco na expansão para fora do Brasil.

Assim como outras empresas aproveitaram o grande evento para apresentar novas funções.

 

Tivemos a integração de diversas plataformas com suas concorrentes, formas de sobreviver e conquistar mercado.

Diversos stands apostaram na mecânica de jogos e tecnologias para atrair o público em geral e distribuir brindes.

Afinal, um evento de tecnologia e inovação, nada mais justo do que falar sobre seus serviços, oferecendo uma “amostra” de seus serviços e inovações.

 

Deixe um Comentário

Entre em contato