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O abandono de carrinho é um problema a ser enfrentado por lojas virtuais de todos os segmentos. Segundo dados do Ibope e-commerce, o percentual de carrinhos com produtos que não são comprados ao final da visita do usuário já ultrapassa os 83%.

O cliente coloque um ou mais produtos no carrinho e desista da compra nos momentos finais para a conclusão, antes de efetivar o pagamento: essa situação é comum e até natural no ambiente das compras virtuais, mas, afinal, por quê?

São diversas as razões alegadas pelos consumidores. Entre elas, estão o preço alto, a política de verba mal esclarecida, a impossibilidade de salvar o carrinho e voltar à ele durante uma próxima pesquisa, formulários para cadastro muito extensos, poucas opções de pagamento e demora na entrega, mas a notícia a seguir é positiva para os empreendedores: dá para reverter isso.

É claro que nenhum lojista gosta de se deparar com diversos carrinhos abandonados em seu e-commerce, portanto, para reduzir essa rejeição antes da conclusão da compra, existem algumas estratégias que podem (e devem) ser adotadas:

Preço: tenha em mente que os clientes sempre comparam preços, por isso garanta que seus produtos tenham um valor compatível com os praticados pelas lojas semelhantes. É preciso se certificar de que seu produto tem condições de competir com os demais, portanto não queira lucrar muito mais do que a concorrência para não correr o risco de perder a venda.

Frete: avalie seus custos e despesas e, caso seja possível, ofereça frete grátis para algumas compras (como, por exemplo, para as que atinjam um valor pré-determinado). Outra questão interessante é verificar com os Correios se sua empresa poderia optar pelo serviço e-Sedex, exclusivo para lojas virtuais e com redução de taxas.

Cadastro: todo lojista deveria saber que é preciso facilitar e simplificar o processo da compra, principalmente durante os passos finais. Cadastros muito detalhados e com informações desnecessárias apenas prejudicarão a experiência de compra de seu cliente – tornando-o propenso a abandonar o carrinho. Solicite dados relevantes e realmente importantes para a finalização da compra, fazendo com que o consumidor não fique aborrecido ou impaciente durante o checkout.

E-mail marketing: enviar um e-mail marketing nos primeiros 20 minutos após a desistência é uma estratégia que vem recuperando uma parcela significativa dos carrinhos abandonados anteriormente. Aproveite este recurso, monitore seus consumidores e não perca os momentos de interesse em seus produtos. É um diferencial importante.                            

Recuperação de carrinho: grande parte dos usuários que desistem da compra quer refazê-la momentos depois, portanto ofereça uma possibilidade para que os clientes consigam recuperar o carrinho abandonado, facilitando o processo.

Demonstre profissionalismo e interesse em manter seu cliente satisfeito com os serviços de sua loja. Dê motivos para que ele fique, pois isso pode ser muito valorizado, positiva ou negativamente, em uma próxima compra. Portanto, não se desespere caso seu cliente saia de seu e-commerce sem comprar nada, você ainda pode recuperá-lo!

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