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Aconteceu em Atlanta nos Estados Unidos na semana passada o Optimization Summit 2011, um evento focado em ajudarprofissionais de marketing a descobrirem o que realmente funciona e como aplicar otimização em suas necessidades de marketing.

Muito do que se foi falado parece coisas de senso comum, ou coisas que aprendemos há muitos anos na escola. Mas listar essas ações pode ajudar a focalizar no que é essencial para criar e conversar de forma convincente o conteúdo de sites.

Saiba suas ofertas de valor

Suas propostas de valor genuínas são o fator que convence os clientes, não cópias.  O impacto da proposta pode ser medido por 3 elementos:

  • Apelo: O quanto sua oferta é desejada?
  • Exclusividade: Esta oferta, ou alguma melhor, está disponível em algum outro lugar?
  • Credibilidade: Minhas afirmações parecem reais?

Uma proposta realmente valiosa mostra de forma clara e sucinta o porquê seu um cliente ideal deve comprar de você e não do concorrente. Todas os elementos das páginas e etapas nos processo de compra deve apoiar suas propostas. Testar suas propostas é essencial para descobrir o que soa melhor para seu público alvo.

Seja claro sobre seus objetivos

Descobrir qual o objetivo de uma pagina ou site não deve ser difícil. Você deve fazer isso explicitamente, ou você pode acabar disfarçando coisas em volta da página sem nenhum resultado realmente útil.

Imagine estar falando com o cliente cara a cara

Pessoas compram de pessoas, e não de máquinas. Para conseguir o layout de página certo para vendas, imagine que você está falando com o cliente pessoalmente. O cabeçalho da sua página inicia a conversa, e os outros elementos continuam a conversa. Ao adotar uma conversa ao invés de fazer afirmações atrevidas de marketing, é possível construir a confiança do cliente aos poucos, e gentilmente levar os clientes ao destino certo.

Mantenha simplicidade

É possível minimizar a resistência do visitante de agir de forma desejada ao manter tudo simples. Análise suas páginas como se fosse o consumidor e veja aonde eles podem encontrar resistência.

Se você realmente não precisa que seu cliente preencha 50 campos, então não ponha 50 campos em ma página. Se uma ação é muito mais importante para sua companhia do que as outras, não confronte seu cliente a três chamadas similares a uma ação. Lembre-se que seus visitantes têm pouco tempo e atenção.

Supere resistência com incentivos

A cada etapa de compra no seu site, o visitante terá que repensar sobre o produto desejado diante dos riscos. Utilize incentivos para que o produto valha a pena. O incentivo ideal é oferecer algo que é muito desejado pelo visitante a baixo custo.

Em muitos casos, companhias tentam apenas um incentivo e desistem caso ele não funcione ou parecem funcionar. Mas como todo o resto, os incentivos devem ser testados. Você saberá quando um incentivo realmente funcionou quando as compras apresentam grande aumento.

Incentivos que muitas vezes funcionam são baixo custo ou nenhum custo pelo frete do produto, bem como troca de produtos ou rápido envio.

Faça testes até encontrar sucesso

Para obter os melhores resultados é preciso fazer testes dos layouts e suas variações até conseguir resultados significantes. Quando o risco de algo sair errado é muito alto, aumente a duração dos testes até que esteja suficientemente confiante. Correr riscos faz parte, mas porque dar chances a falhas quando se pode testar tudo?

Também é muito importante testar o desempenho do site enquanto ele estiver funcionando para fazer as melhorias certas. Muitas vezes, a performance de um site pode ser ótima para algumas pessoas e péssima para outras, devido a variações técnicas (dispositivos, velocidade da internet, etc).

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