Desenvolver um aplicativo de e-commerce é menos de metade da batalha – a promoção é a chave para obter downloads reais. É muito fácil usar seu website móvel para fazer isso, mas o “como” você promove o seu aplicativo móvel pode ter um impacto positivo ou negativo sobre sua conversão de download de aplicativos e seus KPIs de sites móveis.
O post de hoje mostra sete opções:
Página inicial
Um velho pesadelo de usabilidade da Web retornou aos sites móveis. Páginas de abertura que promovem aplicativos móveis são bastante comuns, mas os riscos que o usuário socorre sem entrar no site.
Lembre-se, um visitante móvel que chega com um tipo de navegador direto está à procura de seu site, não de um aplicativo. Seu aplicativo pode ser uma réplica perfeita do seu site, mas fazer o download dele requer uma ação extra do usuário, levando-os para longe de seu site, e ainda ocupando a memória do dispositivo do usuário. A página inicial que leva o seu aplicativo está promovendo seus objetivos, e não as metas do usuário para sua visita ao seu site.
Se você optar por ter uma abordagem clara para a sua chamada de ação, é melhor guardá-lo com razões imperiosas pela qual o usuário deve se preocupar, e fornecer um link/botão para avançar para o site móvel.
Nota: Tenha cuidado para não causar “FUD” (medo, incerteza e dúvida) com a sua chamada. Oferecendo descontos para os usuários de aplicativos só podem adiar os clientes que preferem usar o seu site.
Ferramentas de geolocalização podem melhorar a usabilidade para os seus visitantes mas não podem simplesmente levar direto para o seu site.
Light Box
Os lightbox também são um risco, eles são o ponto extra de atrito na jornada para o conteúdo do seu site, podendo ser percebidos menos invasivos – algo para testar contra uma página inteira de abertura.
Ideia: usar o reconhecimento de dispositivo para servir a chamada apropriada
Isso economiza seus vários botões para diferentes plataformas.
Banner da loja de aplicativos
Você tem a opção de colocar um banner explicativo no topo da tela que linka diretamente para a loja de aplicativo da Apple, por exemplo. O banner desaparecerá quando o usuário rolar para baixo ou fechar o X. É uma abordagem não-invasiva, que não permite espaço para a proposição de valor de texto além da classificação por estrelas.
Alguns sites combinam a página inicial com o banner – não precisa. Escolha um ou o outro.
Banner personalizado
Se você quer um design mais flexível você sempre poderá elaborá-lo.
Banners maiores se destacam mais, mas também empurram mais o conteúdo para baixo na tela. Outra abordagem para testar.
Plano de herói
Semelhante ao banner personalizado, mas não desmontável.
Nota: Não seja chato, se você oferecer recursos extras em seu aplicativo, diga o que eles são.
Botão CTA
Usar um botão de estilo simples pode ser eficaz, mas note que pode ser esquecido facilmente (teste de usuário).
Menu
A maneira mais sutil para promover o seu aplicativo está em seu menu de navegação. Independentemente da abordagem da sua home page, é uma boa ideia duplicar com um link de navegação que aparece em todo o site.
Para fazer isso sobressair, considere determiná-lo em uma cor diferente das outras opções do menu.
O aplicativo alternativo
Se você não tem um aplicativo, você também pode incentivar os visitantes a favoritarem seu site e colocá-lo como tela inicial.
Por conta de exigir uma ação do usuário para fechar, certifique-se de testar isso contra não usar o texto explicativo para definir seu impacto sobre a taxa de rejeição.
Como complemento ao conteúdo, segue abaixo os links para a apresentação utilizada pela Walgreens no último Shop.org Chicago 2013, onde um dos destaques foi o mobile. Confira:
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