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Em época de constante evolução de tecnologias e plataformas, as empresas precisam de um arsenal à prova de balas para medir suas campanhas de marketing digital.

Segundo Geoff Ramsey, CEO e co-fundador do portal eMarketer, “Profisionais de marketing digital de hoje estão afogados em medidores, mas não sabem quais são realmente importantes e como conectar os pontos de maneira significante para irá impulsionar a performance do marketing”.

Profissionais de marketing estão desesperados por um conjunto de medidores e sistemas de medições que sejam claros, abrangentes e efetivos para impulsionar o desempenho do marketing.

O novo livro escrito por Ramsey, Digital Impact, faz uma afirmação ousada: existem apenas sete medidores que realmente importam para medição de desempenho em canais digitais. Apesar de haver inúmeros outros medidores disponíveis, estes sete são aqueles que os profissionais devem recorrer.

Alcance Qualificado, ou Visita Qualificada

Alcance qualificado é aquele medidor importante que todos os profissionais deveriam usar, especialmente porque ele captura duas dimensões importantes que nenhum outro medidor consegue sozinho: quantidade (número de indivíduos) e qualidade (interação desejada executada por usuário, que por sua vez sugere um grau de interesse ou intenção por parte do consumidor). Dependendo do canal, os medidores específicos que os marqueteiros usam podem variar, mas a ênfase é sempre em comportamento, uma abordagem muito diferente do que a medição típica de alcance e frequência brutos.

Taxa de Cliques

Taxa de cliques é o medidor mais usado por anunciantes online. Embora dependam muito desse medidor e façam mal uso dele, a taxa de cliques deveria continuar sendo usada como diagnóstico para iniciativas de resposta direta – ainda assim, não deve ser usado como um medidor primário.

Aumento da Percepção da Marca

Esse medidor é calculado pela determinação de mudança na percepção da marca entre audiências definidas, com resultados comparados a aqueles de um grupo de controle que não foi exposto às mensagens.

Taxa de Engajamento

Esse é um conjunto especial de medidores integrados que capturam o grau de atração do conteúdo ou anúncio. Baseado em um sistema de pontos de valores flexível, a taxa de engajamento funciona através de toda rede digital, de vídeos e aplicativos móveis à microsites e plataformas de comunidades sociais.

Taxa de Ação Final

Ações finais representam a ação tomada pelo usuário e também é frequentemente referida como a conversão. Uma ação final pode significar uma venda, um download, uma visita a um vídeo, o preenchimento de um formulário, etc. É a realização objetivo final do conteúdo ou propaganda por parte do usuário, e é um medidor de importância para a determinação da efetividade da campanha.

Medidores de Eficiência

Alguns deles são custo por click, impressão, ordem, engajamento, etc. Esses medidores representam a eficiência de uma campanha. Também mostram se os objetivos são atingidos de forma financeiramente viável.

Retorno sobre investimento (ROI)

ROI é um medidor financeiro de extrema importância representando o valor criado pelo seu marketing. Todo marketing, seja off-line ou online, deve ser medido para determinar uma melhora da incrementação em algumas atividades críticas de consumidores, como aquisição, retenção, lealdade, percepção ou vendas.

“Os medidores e quadro de medição certos permitirão que você prove seu valor tanto em curto-prazo quanto a longo-prazo”, segundo Ramsey.

Fonte: eMarketer

Abs

@thiago_sarraf

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