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empreender com sucesso nas vendas virtuais

Com crescimento constante e um número cada vez maior de usuários conectados, o segmento de lojas virtuais atrai todos os dias novos empreendedores. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor deve movimentar este ano R$ 56,8 bilhões, o que representa crescimento de 18% em relação a 2015. Baseado nesses números, muitos se aventuram em busca de empreender com sucesso nas vendas virtuais, embora nem sempre é isso que encontram.

Apesar de existirem diversos motivos pelos quais uma loja virtual pode apresentar um mau desempenho de vendas, esses caminhos podem ser driblados caso o empreendedor se atenha a alguns detalhes essenciais. Confira cinco deles:

Analise o perfil de seu público
O princípio de qualquer negócio é atender ao máximo as expectativas de seus clientes por meio da venda de produtos ou serviços relevantes para suas necessidades, o que demanda, portanto, um profundo conhecimento do perfil de seus consumidores, suas necessidades, hábitos de consumo, faixa salarial, entre outros aspectos. Quão maior for o grau de conhecimento do lojista a respeito de seu público alvo, mais bem preparado ele estará para definir estratégias, adequar seus produtos e tomar decisões em prol do bom desenvolvimento da loja.

Planeje constantemente
Assim como uma loja física, uma loja virtual demanda planejamento constante, com definição de metas e seu acompanhamento. Um plano de negócios não deve ser um documento desenvolvido apenas na hora de criar um novo negócio ou apresentá-lo a possíveis investidores, pelo contrário: para garantir um bom desempenho e tomada de decisões mais assertivas, o plano de negócio deve ser constantemente revisto e ajustado conforme as necessidades do negócio.

Garanta a usabilidade
De nada adianta tomar os devidos cuidados no planejamento do seu negócio se sua loja não oferece o suporte necessário para que seus clientes concluam seus pedidos. Conferir usabilidade à loja virtual, muito mais do que um mero capricho ou detalhe, é garantir que seu cliente possa buscar e comprar produtos com total conforto o que, além de agradá-lo, contribui para a taxa de conversão da sua loja virtual.

Indexe a loja nos principais buscadores
Um dos principais canais pelo qual clientes encontram uma loja virtual é por meio da pesquisa em buscadores como o Google por produtos ou serviços que a loja oferece. Estes buscadores possuem regras específicas para interpretação do conteúdo das páginas do e-commerce e deixam de filtrá-los caso a loja não esteja de acordo com as regras, não mostrando a mesma nos resultados da pesquisa. Trabalhar na otimização do conteúdo das páginas do e-commerce e aperfeiçoar o SEO aumenta as chances do consumidor encontrar seu negócio e, como consequência, comprar na loja.

Escolha a plataforma correta
A escolha pela plataforma mais adequada para seu modelo de negócio é essencial para garantir o sucesso de sua loja virtual porque é através dela que o cliente terá acesso aos produtos e serviços oferecidos e o lojista terá controle de aspectos administrativos da loja. Apesar de muitos lojistas acharem que “é tudo a mesma coisa”, existem diversos desenvolvedores no mercado, cada qual com preços, recursos e níveis de qualidade diferentes para suas plataformas. Investir um pouco mais de tempo e estudar opções pode poupar dores de cabeça no futuro.

Com informações do E-commerce Brasil.

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