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O mobile é uma realidade que não pode mais ser contestada – e nem sequer ignorada. No Brasil, as vendas de tablets e smartphones cresce a cada dia, o que também transformou o comportamento de quem tem o hábito de comprar pela web. De acordo com um estudo realizado pela Harris Interactive, uma em cada três pesquisas no Google é feita a partir de um celular, enquanto 60% dos e-mails marketing são acessados em dispositivos móveis. Esses dados mostram que investir nesse recurso, hoje, é indispensável para quem deseja obter sucesso na internet.

A migração para os smartphones faz com que os usuários sintam a necessidade de utilizá-los para diferentes atividades, como é o caso da compra, principalmente pela comodidade de realizar transações em qualquer lugar, apenas com o auxílio de uma conexão de internet.

O mobile commerce combina portabilidade, conectividade e acessibilidade, o que faz com que esteja cada vez mais presente entre as vendas online no Brasil. Segundo a e-Bit, a importância dos smartphones no e-commerce brasileiro é crescente desde 2012.

O mercado, como já vimos, é promissor. O problema é que muitas empresas ainda não estão preparadas para acompanhar o novo comportamento do consumidor, o que prejudica as vendas e faz com que elas não aproveitem todo o potencial do setor. A maioria das lojas, por exemplo, deixa de investir em usabilidade, o que melhoraria a experiência de navegação dos usuários. Outro desafio a ser superado é a precária rede de dados (3G).

Apesar dos entraves, o segmento está crescendo (mas, com certeza, cresceria ainda mais com o ajuste dessas dificuldades. Segundo o 30º relatório WebShoppers, as mulheres são hoje as mais adeptas das compras via smartphones e tablets, representando 57% dos consumidores. As classes A e B são responsáveis por 64% das compras e a maioria dos consumidores está na faixa dos 35 aos 49 anos.

Esse é o momento de aproveitar o sucesso da nova tecnologia, investindo em tecnologias específicas para mobile e acompanhando as inovações. Soluções simples e seguras já são aguardadas pelos consumidores, que muitas vezes gostariam de sites com melhor adaptabilidade para realizar suas transações de forma fácil e rápida. Aos lojistas, a dica maior é criar uma interface e um layout especialmente pensados para os dispositivos móveis, estudando as possibilidades mais adequadas para cada negócio.

A evolução da tecnologia está mudando os hábitos dos consumidores e as empresas precisam acompanhar esse novo momento para não perderem espaço. Saia na frente dos demais e invista no segmento, potencializando lucros e fidelizando clientes. Não perca mais tempo! Garanta seu espaço!

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