Os marketplaces representam um segmento que tem se consolidado bastante no mercado, principalmente pela facilidade garantida aos consumidores, que conseguem encontrar diversas opções de marcas, produtos e serviços em um só lugar.
O recurso também é adotado por grande parte das lojas virtuais que estão há pouco tempo em funcionamento, já que é possível obter muito mais destaque junto aos grandes e reconhecidos varejistas.
O marketplace também é o espaço ideal para quem ainda não possui seu próprio site ou para quem deseja expandir seus canais de venda, conquistando mais clientes.
A questão é que, como se pode perceber, o maior benefício dos marketplaces também é o seu grande desafio: em um espaço com tanta concorrência, como destacar uma loja das outras, que oferecem produtos semelhantes aos seus? A gente te ajuda!
– Apresente sua loja devidamente ao consumidor
Qualquer consumidor precisa se sentir confiante a respeito de uma loja antes de comprar qualquer produto.
No e-commerce, a situação é ainda mais delicada, já que a relação é limitada pela web.
Portanto, cabe à empresa disponibilizar ao consumidor detalhes sobre a loja, apontando sua missão e suas responsabilidades – o que ajuda a construir uma boa reputação, fundamental para o cliente.
– Descreva seus produtos com capricho e dedicação
A importância de apresentar os produtos através de descrições claras e completas não é novidade alguma.
Substitua a descrição “padrão” criada pelos fornecedores por informações originais e detalhadas, procurando, sempre, fornecer todas as características ao consumidor, que não terá a chance de avaliar o produto pessoalmente.
Dessa forma, as chances de que o produto seja encontrado pelos usuários será muito maior.
Essa dica, é claro, vale para qualquer e-commerce, pois é sempre necessário dar a devida atenção às descrições.
No entanto, ela se potencializa e se torna ainda mais útil em um ambiente de maior competitividade, como é o caso do marketplace.
Lembre-se: se o cliente ficar na dúvida, com certeza irá pesquisar por outra loja, que trabalhe com descrições mais completas.
– Disponibilize produtos complementares
Uma reclamação bastante comum entre os usuários que compram em marketplaces é a oferta limitada de produtos por cada loja virtual.
Nesse caso, é interessante disponibilizar ao consumidor produtos complementares, evitando que ele tenha que comprar em duas lojas diferentes, pagando por dois fretes.
Essa limitação também é importante para a decisão de compra, já que muitos usuários só escolhem as lojas que ofereçam um mix mais completo de produtos.
– Utilize apenas imagens de qualidade
Esse diferencial é “obrigatório” para a loja que pretende se diferenciar nos marketplaces. Uma foto bonita, bem trabalhada e planejada, é o que mais chama a atenção dos consumidores, até porque, dessa forma, consegue-se visualizar melhor os detalhes do produto, transmitindo mais segurança na hora da decisão de compra.
Dê atenção aos detalhes, divulgue imagens em alta resolução e invista em abordagens a partir de diferentes ângulos. Faz toda diferença!
– Mantenha um chat online
Disponibilizar um canal de comunicação com os clientes é primordial e, com certeza, representa um grande diferencial entre os concorrentes.
Para exercer tal função, priorize os valores do bom atendimento e selecione um profissional que seja capaz de tirar todas as dúvidas dos consumidores, transmitindo confiança a respeito de sua empresa e do produto que ele pensa em adquirir.
– Atente-se aos preços praticados pelos concorrentes e analise os seus
Analisar a concorrência é fundamental e, no e-commerce, não poderia ser diferente.
É preciso ter em mente que, apesar de outros fatores muito relevantes, como conteúdo e atendimento, o preço ainda é um dos mais poderosos influenciadores na decisão de compra, por isso a comparação e a garantia de oferecer um valor justo aos seus clientes são tão importantes.
Trabalhar em cima dessas estratégias é fundamental, pois elas, com certeza, farão uma grande diferença nos resultados do seu negócio. Comece agora!
Deixe um Comentário