Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

O intenso crescimento das lojas virtuais nos últimos tempos costuma dar a sensação de que administrar um e-commerce seja uma tarefa simples e informal. Porém, na realidade, quem está familiarizado com esta área sabe que trabalhar com o comércio eletrônico é bastante similar com o trabalho em uma loja física.

Existe, ainda, uma desvantagem: a falta do “olho no olho” no momento da compra, o que só pode ser resolvido com a preocupação do lojista em respeitar a legislação do setor, garantindo, assim, mais credibilidade. Possuir uma consultoria jurídica deste o início é uma das saídas para que o empresário evite problemas legais recorrentes.

O Dia dos Namorados, data que costuma aquecer o mercado virtual, encontra neste ano um “aliado”: a Copa do Mundo. Neste mês, portanto, estima-se que as vendas no e-commerce cresçam ainda mais (cerca de 30%, segundo a previsão da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), com destaque para os artigos esportivos. Esse índice também cresce porque, neste período, o e-commerce também tem a missão de levar comodidade para quem não quer sair de casa devido ao intenso movimento nas ruas.

A ampliação da demanda de vendas, por sua vez, faz com que os problemas relacionados à logística da loja virtual também aumentem. Em épocas mais “movimentadas” para o comércio, como nesta que estamos vivendo agora, as reclamações a respeito de mau atendimento no SAC da empresa, atrasos na entrega e dificuldade para troca, por exemplo, são ainda mais comuns.

Para que o empreendedor evite tais problemas, mantenha sua reputação e, até, aproveite o momento para aumentar suas vendas, ele deve transmitir ao cliente o maior número possível de informações relevantes sobre o produto ou serviço oferecido. Além disso, é preciso ser claro e objetivo quanto às questões de entrega, pagamento, troca e cancelamento. Manter uma boa relação com o PROCON e outros órgãos ligados à defesa do consumidor e estabelecer bons vínculos de comunicação com os clientes, como nas redes sociais, também são medidas extremamente importantes neste processo.

Para os lojistas que conseguirem manter essas condições em seu negócio, existem outras medidas que podem impulsionar suas vendas no período da Copa, como, por exemplo, inserir sua loja virtual no contexto do momento. Ofereça promoções especiais, levando a temática para seu layout e investindo em artigos com as cores do Brasil e de outras nacionalidades participantes da competição, o que despertará mais interesse.

Interaja, também, com os resultados dos jogos, oferecendo, por exemplo, descontos quando o Brasil ganhar uma partida ou fizer um gol. Amplie seu estoque e a variedade de seus produtos, mas não se detenha aos artigos comuns, como camisetas e bandeiras. Invista em produtos para casa, escritório… Este é o momento de abusar da criatividade e de trabalhar com originalidade!

Não tente cobrar mais caro para aumentar seus lucros. O mais indicado é manter uma boa reputação entre os clientes, oferecendo um preço justo e condições especiais para que os consumidores voltem a procurar por seus serviços.

Invista em publicidade, porém não se esqueça de que o excesso delas provoca confusão e atrapalha a navegação dos usuários em sua loja. Além disso, existe uma lista de palavras que só a Fifa pode usar, como Copa do Mundo, Fifa e Copa. Consulte o documento completo e use sua imaginação para criar anúncios chamativos e originais.

Falta pouco, mas ainda dá tempo de conquistar os torcedores. Boas vendas!

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