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Poder do layout: indispensável!

A concorrência entre os varejistas virtuais é um reflexo constante do crescimento do e-commerce brasileiro nos últimos anos. Neste cenário, o negócio com mais lucro e sucesso é aquele que entende melhor quem é seu consumidor, o que ele consome e o que ele deseja.

O layout de uma loja virtual é muito importante neste processo de conquista do consumidor, pois é esta a primeira impressão que o usuário tem de sua empresa. Ela precisa, portanto, ser atrativa a quem se destina. O layout, além de atrativo, deve oferecer conteúdo e atendimento diferenciado para que consiga superar a oferta massiva dos demais concorrentes.

No e-commerce a beleza é fundamental, sim. Um layout personalizado e visualmente agradável tem grande poder de influência sobre a escolha do consumidor. Mesmo que inconscientemente, o usuário sempre escolherá a loja virtual mais “bonita”, pois este fator também sugere certa confiança.

Existem muitos cuidados que precisam ser tomados na hora de se planejar o layout de uma loja online. Para trair o consumidor, é preciso destacar os principais detalhes, facilitar a experiência de pesquisa e compra, pensando, sempre, na ampliação de suas negociações. Venha saber como!

 

Cuidados que precisam ser tomados na hora de planejar

Quando se planeja o layout de um e-commerce, é preciso ter em mente que ele deve simplificar a navegação do usuário, facilitando sua possível experiência de compra. As páginas devem ser cuidadosamente planejadas, principalmente quando se fala da landing page, por onde o consumidor chega ao seu site e, também, o que o impulsiona para dar continuidade à navegação. É por esta razão que as landing pages devem ser diferentes das demais, sempre de acordo com o canal de comunicação e o público a quem se destina, adaptando-se às diferentes necessidades e interesses de quem visita o site.

As cores do layout agregam um valor estético muito importante, porém é preciso ter cuidado com os exageros, para que não se desvie atenção do que realmente se pretende. É recomendado relacionar as cores com a tipografia e identidade visual da marca.

As fotos dos produtos, por sua vez, precisam suprir a necessidade do contato físico, transmitindo confiança ao consumidor que decide adquirir um produto sem tê-lo em suas mãos. Forneça todos os detalhes possíveis através de uma visualização completa e em alta resolução.

Além das imagens, é necessário se lembrar do conteúdo, que se torna cada vez mais relevante para o e-commerce. Os consumidores atuais buscam informações simples e de qualidade, além de opiniões e reviews de produtos em fóruns de discussão, por exemplo. Mantenha seus usuários envolvidos com o conteúdo de seu próprio site, oferecendo um canal em que eles possam tirar suas dúvidas com confiança antes de procurarem por respostas na concorrência.

Com estas ideias em mente, aqui vão algumas dicas do que considerar no layout de sua loja:

– Utilize palavras-chave para oferecer simplicidade, objetividade e usabilidade. O design não deve complicar a navegação, mas facilitar o caminho. Se não encontrar logo o que veio procurar, o cliente não permanecerá em seu site por muito tempo;

– Avalie o perfil de seus clientes para escolher que tipo de conteúdo deverá ser disponibilizado a eles, criando informações que ofereçam respostas a problemas recorrentes. Seja uma fonte segura para ajuda-lo a decidir;

– Mantenha seu site atualizado, publicando frequentemente;

– Utilize os recursos que estiverem ao seu alcance para desenvolver uma comunicação diversificada, que pode se dar através de artigos, vídeos, newsletter, blogs, redes sociais, resenha de clientes, entre outros. Se a estratégia for bem direcionada, os resultados podem ser impressionantes para o seu negócio;

– Forneça simplicidade também no cabeçalho, que atrai a primeira impressão do cliente, e no rodapé, que é onde o consumidor buscará pelas informações que determinarão se ele realizará a compra ou não. É preciso indicar ali a política de privacidade, as normas de troca e devolução, entre outros;

– Aplique funcionalidade aos “menus” de sua loja, tornando a busca pelo produto mais eficaz e facilitando o processo de compra. No entanto, é preciso tomar cuidado para que este recurso seja organizado de forma que não prejudique o entendimento do cliente;

– Ofereça eficiência e personalização em seu campo de busca, que é um recurso efetivo de usabilidade e merece destaque, já que muitas vezes o consumidor já sabe o que deseja encontrar. Este é um dos primeiros passos para efetivar a negociação;

– Vale a pena investir na página de produtos! Além de autoexplicativa, ela deve apresentar objetividade e sofisticação, pois é a grande responsável pela definição da compra. O cliente tende a finalizar a negociação se o produto contiver imagens detalhes e com zoom, descrições completas e coerentes, apresentação atrativa, vídeos explicativos, entre outros recursos;

– Lembre-se a todo o momento de que um layout deve transmitir credibilidade. Para isso, um dos cuidados essenciais é se atentar para as informações prestadas ao consumidor e aos botões disponibilizados na página do carrinho. Certifique-se de que tudo acontecera da maneira que você projetou;

 

Atenção aos detalhes!

É muito importante que os mínimos detalhes estejam sempre de acordo com o que se pretende obter a partir deles. Alguns elementos não podem passar despercebidos, como preços, que devem ser bem destacados e visíveis; botão “comprar” e demais botões, que precisam ter suas funções e direcionamentos corretos; fonte utilizada em descrições e demais informações da loja, que devem ser visíveis e de qualidade… Enfim, estes e outros detalhes podem até parecer pequenos, mas tais erros são logo identificados pelos clientes. Invista em profissionalismo e não prejudique sua campanha por meros “detalhes”!

 

Fortaleça a imagem da marca e sua memorização, associando sua loja a boas lembranças, confiança e qualidade. Seus clientes logo sentirão a diferença e você, por sua vez, verá o efeito nos resultados de seu negócio. Vale a pena!

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