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O newsletter (assim como a campanha de e-mail marketing) de uma empresa precisa ser elaborado com certos cuidados para que se obtenham os resultados pretendidos pela estratégia. Pense que, para surpreender e conquistar clientes, é preciso oferecer um conteúdo atrativo, simples e de compreensão prática, por isso, caso a imagem seja pesada ou algo demore a carregar, o usuário nem se preocupará em visualizar a mensagem e partirá para o próximo e-mail de sua caixa.

Tenha em mente que o conteúdo deve ser compatível aos interesses de seu público, caso contrário ele simplesmente apagará sem ter o trabalho de ler (por esse motivo, é essencial que a mensagem seja instantaneamente atrativa). Preocupe-se em equilibrar a chamada, o layout e a estrutura para que o e-mail não seja identificado como spam e vá direto para o lixo.

Palavras de cunho proporcional, frases em caixa alta e mensagens com alusões emotivas são alguns dos exemplos de chamada mais efetivos. É preciso provocar, aguçar a curiosidade. Fazer a pessoa ter vontade de clicar, de saber mais. Em relação ao layout, um design criativo, que incentive o usuário a interagir, é primordial – afinal, todas as mensagens desse tipo precisam ser visualmente agradáveis. Tome cuidado com o peso da imagem, o tipo de palavras utilizadas, a adequação do conteúdo ao público-alvo, enfim… Parece simples, mas também é necessário planejar com cuidado.

Em relação à base de clientes, certifique-se de estar com sua lista de contatos sempre atualizada, retirando endereços de e-mail antigos ou que sempre voltam para a sua caixa. Prepare-se para manter seus contatos em ordem, estipulando um intervalo de tempo adequado ao padrão de sua loja para organizá-los novamente.

Outra dica importante: como já se sabe, os consumidores atuais valorizam cada vez mais a personalização, por isso, em vez de enviar sempre as mesmas mensagens padronizadas a todos, preocupe-se em dividir seus contatos de acordo com seu perfil, seu comportamento e seus interesses de compra. Para isso, analise o retorno dos usuários após o envio de um e-mail e você irá descobrir que alguns são mais atraídos por promoções, enquanto outros preferem receber dicas, comunicados, conteúdos diversificados, entre outros.

A frequência dos envios também é um elemento essencial da campanha de e-mail marketing. Nesse caso, a palavra chave é equilíbrio. É importante evitar que seu cliente fique irritado por receber mensagens de sua empresa a todo instante, mas você também não deve deixar de enviar por muito tempo, porque aí ele pode se esquecer das oportunidades de sua loja.

Avalie seus relatórios e perceba em qual horário a taxa de abertura é maior (de madrugada, com certeza, não vai ser. Então tome cuidado com a hora antes de enviar!). Três vezes por semana pode ser um intervalo adequado, mas tudo depende do perfil de sua empresa e da relação que ela já mantém com os consumidores.

Cada situação merece uma atenção diferente e é por isso que, em vez de gastar tempo se preocupando em copiar as estratégias de outras lojas, é interessante que você, empresário, avalie a situação de seu negócio e pense no que pode ser mais eficiente para si mesmo. Analise os resultados, pesquise o mercado, atente-se às tendências – mas foque em seu público, sempre! Bom trabalho.

Um Comentário

  1. 18 de agosto de 2015 em 08:57

    Obrigado pelas dicas. Quando enviamos e-mails para os nossos clientes devemos ter a preocupação de não ser aborrecidos. O truque é ir analisando o comportamento dos nossos destinatários e ajustar as ações consoante o nosso público-alvo. Parabéns!

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