Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

A loja física Nordstrom, entre muitas outras marcas norte-americanas, está tentando reproduzir em seu negócio uma característica comum do comércio eletrônico: o monitoramento de clientes. Há dois anos, a empresa vem realizando testes em uma tecnologia que pretende rastrear as ações dos visitantes através do sinal Wifi de seus dispositivos móveis.

Câmeras espalhadas por todos os departamentos da loja captam reações e expressões faciais, criando um padrão que gera uma identificação única para cada cliente. A partir desse “cadastro”, é possível observar se o visitante já esteve na loja antes, se já efetuou compras, se está passando pelo caixa, entre outras possibilidades, ofertando a ele produtos compatíveis com o perfil obtido.

Esse foi apenas um dos experimentos realizados por varejistas para reunir informações sobre o comportamento e a disposição dos consumidores, acompanhando-os através de vídeos e sinais emitidos por seus smartphones. As lojas também conseguem identificar os clientes que retornam, obtendo dados a respeito das visitas, como tempo médio entre uma e outra etc.

Os consumidores, por sua vez, criticam a iniciativa, por não aprovarem a ideia de estarem sendo monitorados o tempo todo – o que pode representar um grande impasse ao recurso, que precisará ser devidamente ajustado. Afinal, equilibrar o uso da tecnologia para melhorar a experiência do usuário sem invadir sua privacidade não será uma tarefa exatamente fácil.

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?