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 A comunicação mudou e a forma de se transmitir informações também. Hoje, qualquer um tem acesso ao conteúdo de seu interesse e não existe mais um sujeito passivo (antes relacionado às pessoas) no processo. Em um momento em que todos nós podemos nos tornar detentores da informação e manifestar nossas próprias opiniões sobre ela, as marcas tiveram que se adaptar a esse novo “poder” do consumidor.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode interagir com outros consumidores, comparar preços, consultar políticas de entrega e troca ou devolução, verificar as opções de frete e as formas de pagamento antes de realizar uma compra. Os consumidores procuram entre a concorrência até achar a loja que lhe traga mais vantagens pela aquisição, o que fez com que as marcas tivessem que mudar suas estratégias a partir dessa nova realidade.

Uma empresa que procura sobreviver (e crescer) no mercado precisa unir métricas a um planejamento eficiente, sustentado por conhecimento a respeito da área de atuação. Lembre-se: consumidor precisa se convencer de que a sua loja oferece mais vantagens a ele do que as demais.

Para que isso aconteça, é preciso que todos os canais de comunicação da empresa estejam alinhados, já que o consumidor pode ser impactado por todos eles. Estratégias de marketing eficientes, hoje, só são possíveis a partir de um amplo conhecimento a respeito das necessidades e dos interesses do consumidor, porém, não basta oferecer aquilo que ele deseja, é preciso surpreender. Monitore o desempenho de seus canais e fique de olho nas respostas que seu cliente dá em relação aos seus serviços. O caminho é trabalhoso, mas no final valerá a pena!

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