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teste ab e-commerce

Acreditar que nada deve ser alterado na plataforma do e-commerce por simplesmente achar que está tudo perfeito, pelo menos na teoria, pode ser perigoso. Muitas vezes, o e-commerce pode perder boas chances de aumentar a sua taxa de conversão por apostas arriscadas, como possuir um layout puramente baseado no gosto pessoal do designer que o elaborou, por exemplo. A usabilidade da loja não estará garantida apenas por isso. Na realidade, para alavancar a taxa de conversão da sua loja virtual é preciso testar alternativas, e esses novos caminhos podem ser apontados pelo teste AB no e-commerce.

Com a capacidade de favorecer o refinamento de diversas funções em um e-commerce, desde o marketing digital até a otimização de processos de conversão, o teste AB é uma solução que compara duas ou mais versões de uma mesma página para mensurar qual delas gera melhores resultados. Desse modo, o teste consegue acabar com elementos imprecisos e elevar o potencial do negócio por meio dos cliques dos usuários.

Com a sua realização é possível definir qual das versões de teste agradou mais os usuários e, consequentemente, trouxe maior conversão. O objetivo é criar um ambiente de compra mais agradável, identificando as preferências dos usuários e orientando as estratégias para satisfazer essas “exigências” que foram descobertas.

As mudanças drásticas na disposição dos elementos nem sempre são necessárias. Geralmente, alterações sutis como, por exemplo, a mudança de cor de um botão, provoca resultados significativos na taxa de conversão. Tudo consiste em testar esses elementos e verificar quais vão trazer o melhor retorno.

Outro detalhe do teste AB no e-commerce é que o usuário final não saberá que participou, pois ao acessar a página do e-commerce, por exemplo, ele só visualizará uma das versões criadas para o teste, o que o fará achar que aquela página é a original. Desse modo, não há limites para a criação dos testes.

Na prática

O primeiro passo para realizar o teste é definir o seu objeto. Vale lembrar que o ideal é testar cada elemento individualmente para não correr o risco de obter resultados imprecisos. Outra dica é aplicar o teste por um período mínimo de uma semana, pois os usuários que navegam no fim de semana possuem perfis diferentes daqueles que navegam durante a semana.

No exemplo abaixo, observa-se um call to action de um banner presente em um e-commerce. Neste caso, o objeto testado foi a cor do call to action desse banner, mas outras variáveis como o texto ou a posição do banner também poderiam ser testadas.

TESTE A/B NO E-COMMERCE

Como podemos concluir neste exemplo, metade dos usuários visitou a página com a versão A, enquanto que a outra metade visitou a página com a versão B. A primeira obteve uma conversão bem maior do que a segunda e, dessa forma, o resultado mostra claramente qual é a melhor opção para ser usadas nas próximas campanhas. 

Onde usar

Não existem restrições para realizar o teste AB no e-commerce, pois ele poderá ser aplicado em todas as páginas e em todos os seus elementos, como tamanho de imagens, inserção de ícones, cores de botões ou de textos, entre outros.

Quanto mais o e-commerce for testado, maior será o conhecimento obtido do perfil do usuário que navega em sua loja. Além disso, descobrir o que funciona e o que não funciona vai garantir decisões mais assertivas, o que também contribui para materiais de marketing mais eficazes. 

Maior precisão

Lembre-se que nem tudo que funciona para a concorrência irá funcionar para o seu e-commerce. Por isso, apenas com o teste AB você pode ter segurança para tomar decisões, afinal terá dados mensuráveis sobre o perfil dos seus usuários. Além da preocupação em investir para gerar tráfego para a sua loja, não esqueça que a preparação é fundamental para receber seus visitantes e convertê-los em compradores.

A fórmula do sucesso envolve, dentre outros fatores, saber com precisão o que deve ser feito internamente na sua loja. Por isso, faça do teste AB um dos seus maiores aliados.

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