SEO para descrição de produtos em 5 passos

O SEO tem um grande papel quando o assunto é aumentar tráfego orgânico e ajudar nas vendas em geral. Neste artigo, saiba como fazer um bom SEO para descrição de produtos em 5 passos.

 

Artigo originalmente publicado pelo E-commerce Brasil

 

Fazer o SEO da sua página do e-commerce é aquele diferencial que dá trabalho, mas se bem feito, pode te colocar a frente da concorrência.

Aliás, hoje em dia o SEO não é mais tão diferencial, mas um requisito caso você queira que sua loja tenha bons acessos e boas vendas.

Você está confiante sobre a vitrine da sua loja. A velocidade do seu site também está das melhores e as imagens estão profissionais.

Infelizmente, mesmo se sua descrição de produtos estiver otimizada para vendas, só isso pode não ser suficiente para impactar. Afinal, ninguém pode comprar seus produtos se não os acharem.

E se você não está nas primeiras opções… pode ser que não exista para muitos internautas.

 

Escreva para os consumidores, não robôs

A regra número um do SEO de descrição de produtos é escrever para as pessoas, não os mecanismos de busca.

A razão principal é: o que é bom para sua audiência, é bom para os mecanismos de busca. Afinal, a maior preocupação dos consumidores é a usabilidade do seu produto.

 

A busca é feita para que os consumidores encontrem justamente o que estão procurando. Se sua descrição de produtos se alinharem com seu objetivo, vai agradar o ranking do Google.

 

Ao escrever descrições de produtos, pergunte-se a si mesmo se ela ajuda ao consumidor.

– Esclarece dúvidas?

– Faz os consumidores desejarem o produto?

– Ajuda na decisão final da compra?

 

Lembre-se que no e-commerce, a interação humana é mínima, por isso seus produtos não devem deixar dúvidas.

 

Leia mais sobre Como fazer o SEO do seu e-commerce.

 

Destaque os benefícios

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Você não pode escrever uma descrição de produtos informativa e certeira se não entender do produto por dentro e por fora.

Conhecimentos vagos sobre o produtos vão levar a uma descrição igualmente vaga, e isso não é de muita ajuda aos consumidores nem aos mecanismos de busca.

 

Você pode achar o produto incrível e estar pronto para descrever as suas características, mas lembre-se que os consumidores estão em busca de benefícios.

 

Características: são impessoais. Descrevem o que o produto é e o que pode fazer, como funciona e o material de que é feito. Mas, por que o cliente deveria compra-lo?

 

Benefícios: descrevem como o produto vai funcionar para o comprador. Benefícios devem contar como o produto pode melhorar ou simplificar a vida do consumidor.

 

Listar benefícios é mais eficiente do que listar as características. Adicionar os benefícios, torna o produto relevante para o comprador e, além de tudo, deixa o SEO melhor.

 

Mire nas keywords certas

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O trabalho de otimizar corretamente o SEO inclui escolher as palavras chaves certas. Isso vai facilitar a busca dentro de suas páginas e ajudar a internet a entender o que seu e-commerce está vendendo.

O mercado disponibiliza N ferramentas para você achar e entender diversas palavras chaves.

Entender e mirar nas palavras chaves corretas vai fazer com que seus produtos sejam mais facilmente encontrados e, consequentemente, mais vendidos.

 

Lembrando que a palavra chave deve estar presentes nos seguintes locais:

– URL da página

– Descrição de produto

– Atributo title da imagem

 

Não pense que lotar o texto com a palavra chave vai fazer o Google encontrar mais facilmente seu produto, ao contrário, isso pode ser desvantajoso para seu e-commerce.

Além do buscador descartar sua página, cansa a leitura do cliente e não instiga a venda.

 

Saiba quando a história é necessária

Ouvimos dizer bastante que as descrições de produto devem contar a história do produto, mostrar seus benefícios e características, assim por diante.

 

Porém, saiba medir quando o produto pede ou não essa descrição detalhada. “Enfeitar” demais produtos que são “simples” ou cuja finalidade já é mais do que clara para o consumidor, pode não ajudar a alavancar vendas.

 

Não enrole e crie histórias bonitas para o fio dental. Seu comprador já sabe para que ele serve. Por outro lado, invista na descrição de produtos manufaturados, por exemplo. Uma vez que são únicos.

 

Crie conteúdo único

Não copie descrições de outros produtos. Evite duplicar conteúdo a máximo que puder.

No geral, criar descrições similares para todos os produtos da sua loja pode causar problemas para o Google indexar suas páginas.

Para ter certeza de que isso não aconteça, crie conteúdos únicos para cada produto da sua loja.

 

Demora, mas funciona

Pode ser demorado e cansativo escrever descrições de produtos, mas pode ter certeza que vale a pena.

O ponto é pensar quais informações o e-consumidor vai querer primeiro. Então, seguir as regras de SEO e tentar atrair a atenção dos buscadores e dos consumidores.

 

SEO para descrição de produtos

Não é um trabalho rápido, muito menos simples. É preciso de tempo, mas vale a pena.

O grande ponto principal é escrever pensando nos consumidores, não apenas nos mecanismos de busca. Lógico que é o Google quem precisa encontrar sua página para recomendá-la. Porém, se ninguém entrar nela por causa da informações confusas, pode esquecer.

Você está vendendo para pessoas de carne e osso. Pense no que gostaria de saber ao comprar um produto e faça sua descrição.

 

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