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O abandono das lojas virtuais é um problema que incomoda qualquer negócio online. No vocabulário de e-commerce, o abandono é a taxa de visitantes que deixam um site antes de concluir a compra. Portanto, uma alta taxa de abandono é um forte sintoma de que há algo errado com a sua loja virtual.

Dependendo da etapa em que o usuário deixa o site, podemos dividir o abandono das lojas virtuais em duas categorias:

Taxa de Abandono do Site é a porcentagem de visitantes que deixam seu site em qualquer etapa da jornada do usuário. Dependendo do setor, essa taxa é de em média 95%-98%.

Taxa de Abandono do Carrinho, por outro lado, é a porcentagem de visitantes que abandonam o site após adicionarem algum item no carrinho. Por isso, apesar de ser mais incomum, essa taxa ainda é alta; em 2015, a média de abandono de carrinho ficou em torno de 69%.

Então, o que leva um visitante a deixar o seu site? Quais são as principais causas para o abandono das lojas virtuais e como reduzi-lo?

Principais Causas de Abandono do Site

Com o constante crescimento da concorrência no e-commerce, fazer com que o visitante chegue ao seu site é uma realização – mas o trabalho não para por aí. É preciso engajar esses potenciais clientes, gerar interesse em sua oferta e leva-los até o final do funil de conversão. E os maiores obstáculos para essa missão são esses:

  • Links Incorretos

Se um usuário clica em um anúncio de um colar de ouro, e é encaminhado para uma página de pulseiras de prata em seu site, ele não ficará muito feliz. Tanto que, na maioria dos casos, esse cliente abandona sua loja, mesmo que o colar de ouro esteja no site. Esse erro normalmente é causado por páginas de produto mal indexadas, especialmente em sites com um grande número e variedade de produtos.

  • Imagens Inadequadas de Produtos

Como compradores online não podem ver o produto como o fariam na loja física, as imagens do eCommerce se tornam essenciais, e devem ser tão esclarecedoras quanto possível. Uma pesquisa realizada pelo Grupo E-tailing revelou que 75% dos consumidores declaram que a característica mais importante da página de produto é a qualidade das imagens. Imagens de baixa qualidade, sem opção de zoom ou rotação, tiradas de um único ângulo, geram certa desconfiança e afastam os clientes.

  • CTA’s Pouco Claros

Os CTAs devem conduzir o cliente pelas páginas, até a conversão. Se eles não forem claros, não há como executar essa função – o cliente provavelmente se sentirá perdido e abandonará. Botões de CTA que não usam cores contrastantes, efeito 3D e espaçamento, por exemplo, podem passar despercebidos na página.

Principais Causas de Abandono do Carrinho

Se você conseguiu evitar todos os tópicos acima, o visitante interessado provavelmente não saiu do seu site e (esperamos) já está com o carrinho de compras cheio. Então, quais são as principais causas do abandono de carrinho que você precisa evitar para ter certeza que a conversão ocorra sem nenhum contratempo?

  • Custos de Entrega Altos e Inesperados

Uma das principais causas do abandono de carrinho são os custos inesperados de frete. É sempre melhor antecipar e esclarecer o valor de entrega, pois frustrar um cliente nessa etapa tão avançada do funil de conversão pode leva-lo a questionar a honestidade e credibilidade do seu negócio.

Considerando que 36% dos consumidores deixam de comprar online caso haja custo de frete, oferecer entrega gratuita é uma boa forma de reduzir o abandono. Mas por mais que isso incentive clientes que estão quase desistindo da compra, isso pode prejudicar o lucro de algumas lojas. Se esse for o caso do seu negócio, considere oferecer o frete grátis para compras acima de um determinado valor, ou use critérios mais segmentados de segmentação: frete gratuito para um determinado produto, categoria, de acordo com o valor do carrinho, entre tantos outros.

  • Formulários Extensos de Checkout

Formulários de checkout com diversos campos a serem preenchidos podem ser ótimos para a coleta de dados e para sua equipe de marketing, mas irá desencorajar o usuário a caminho de concluir uma transação – ou seja, prejudica o seu objetivo final de garantir conversões. Por isso, campos repetitivos e complicados devem ser evitados.
Para incentivar o cliente a prosseguir no checkout, uma barra de progresso é uma boa solução, visto que fará com que ele saiba quanto tempo o processo levará.

  • Dúvidas quanto à Segurança

Seus clientes precisam estar completamente confiantes de que seus dados estão seguros e que o pedido chegará intacto. Se um site não exibe ícones e selos de segurança que inspirem isso, muitos clientes podem ficar preocupados a ponto de decidirem não comprar.

As taxas de abandono do seu site e seu carrinho nunca serão reduzidas a zero – mas se você conseguir, eu aceito as dicas. No entanto, evitando os 6 erros mencionados acima, você com certeza conseguirá reduzi-las.

Com informações da Ve Interactive

Entre em contato com a Dr. e-commerce para saber mais sobre o assunto e conhecer alternativas para minimizar essa taxa.

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