Em uma data histórica para o Brasil, na qual o impeachment para afastar a presidente Dilma foi confirmado, muitos brasileiros devem ter se questionado sobre o futuro do nosso país de agora em diante. No mesmo dia desse importante acontecimento, um grande evento aconteceu para o setor de e-commerce, o VTEXDAY 2016, e durante a sua realização ao longo da última quinta (12) um dos pontos discutidos foi a evolução tecnológica do varejo no nosso país.
Na ocasião, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, foi um dos palestrantes e questionou os profissionais do setor e participantes do evento sobre como será o país daqui pra frente. “Eu desafio vocês a pensar não só como será o país, mas a refletir se teremos capacidade de evoluir tecnologicamente e voltar ao ritmo de crescimento”, provoca Barbosa.
O ex-ministro foi convidado para ministrar uma palestra sobre a mutação das instituições brasileiras no atual cenário de recessão e aproveitou o momento expressar seu ponto de vista sobre a legitimidade do processo de impeachment. “Tenho sérias dúvidas quanto à integridade desse processo e da forma como ele foi conduzido. Como explicaremos ao mundo o que está acontecendo aqui? Qual é o tamanho do impacto desse impeachment em nossas empresas?”, questiona.
Na visão do CIO do Grupo Boticário, Nicolas Simone, que também foi palestrante no evento, o atual cenário do país é de oportunidades para evoluir tecnologicamente. “Nós não paramos de investir mesmo em um cenário de instabilidade. Claro que revemos nosso planejamento, expandimos a equipe de TI e priorizamos alguns investimentos, mas estamos dando continuidade aos projetos de inovação”, aponta o CIO. Para ele, o atual momento do Brasil exige uma mudança dos varejistas e o Grupo Boticário está empenhado na jornada da transformação digital, com foco em atuação omnichannel.
“Estamos unificando todos os sistemas para tratar o cliente de maneira única, independente do canal físico ou online. Desde janeiro deste ano, contamos com uma nova tecnologia de comércio eletrônico e que nos ajuda a olhar todo nosso ecossistema, da produção à venda na ponta”, conta Simone.
O CIO acrescenta que não se intimida com a crise e está vivendo um momento de transformação da equipe de TI, aquela focada nos negócios, mais flexível e com entrega de valor. “Além disso, estamos fazendo projetos pilotos em algumas lojas e usamos o conceito de startups, testando modelos e formas de ganhar mais eficiência operacional e atendimento diferenciado para nossos clientes”, completa o executivo.
Por Redação Dr. e-commerce
Com informações do Decision Report
Deixe um Comentário