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A E-Bit acaba de lançar a 28ª edição do Webshoppers, estudo que tem como objetivo difundir informações essenciais para o entendimento do mercado de comércio eletrônico no Brasil. Esta edição utiliza informações provenientes de pesquisas realizadas pela E-bit junto de mais de 9.000 lojas virtuais e ao seu painel de e-consumidores, além de pesquisas adhocs e informações externas. Destaque para o bom projeto gráfico, item que, em edições anteriores ficava bem aquém dos dados apresentados e sua relevância para o mercado.

O estudo aponta estimativas, comportamentos e preferências dos consumidores online, com destaque para os seguintes dados:

• O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 12,74 bilhões no primeiro semestre de 2013. Esse valor é, nominalmente, 24% maior que o registrado no mesmo período de 2012. A quantidade de pedidos feitos via web aumentou 20%, chegando a 35,54 milhões.

• Apesar de o Índice FIPE/Buscapé mostrar uma queda de -4,59% nos preços do e-commerce nesse período, o tíquete médio dos e-consumidores cresceu nominalmente 4%, se comparado à mesma época do ano passado, ficando em R$ 359,49.

• As categorias mais vendidas em volume de pedidos foram “Moda & Acessórios” (13,7%), “Eletrodomésticos” (12,3%), “Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/ Saúde” (12,2%), “Informática” (9%) e “Livros/ Assinaturas e Revistas” (8,9%).

• O mobile commerce começou a ganhar espaço entre os e-consumidores. Em junho de 2012, o share em volume transacional do segmento era de 1,3%, passando para 2,5%, em janeiro de 2013, e chegando a 3,6%, no mês de junho.

• O comércio eletrônico deve fechar o ano de 2013 com um faturamento de R$ 28 bilhões, o que representa um crescimento de 25% em relação a 2012.

• No primeiro semestre, 3,98 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online. Com isso, o número total de e-consumidores, que já fizeram ao menos um pedido via internet, chegou a 46,16 milhões.

• Em relação ao perfil dos novos e-consumidores, a E-bit constatou que a maioria dos entrantes é mulher (55%), na faixa etária dos 25 aos 49 anos (67%). Ao analisar itens como renda familiar e escolaridade, foi possível notar a forte presença da classe C, sendo que 58,62% tem renda até R$ 3 mil e 46% possuem ensinos Fundamental e Médio.

• Até o final do ano, completaremos 8,9 milhões de novos compradores no comércio eletrônico em 2013. Dessa forma, serão 51 milhões de consumidores que fizeram ao menos um pedido online.

• Em pesquisa especial sobre frete, a E-bit verificou que as principais razões para os consumidores optarem pela compra online estão relacionadas a fatores que permitam economizar, como a oferta de frete grátis. Dos entrevistados, 58% afirmaram que comprariam mais frequentemente pela internet se houvesse maior disponibilidade de frete grátis.

• De junho de 2012 para junho 2013, o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -4,59% nos preços do e-commerce. Considerando apenas o mês de junho de 2013, foi constatado um aumento médio de preços de 0,04%. Ao longo dos 29 meses em que o Índice foi calculado, esta foi a quarta vez em que houve alta de preços.

Uma novidade desta edição foi a pesquisa específica, relacionada ao frete, item indispensável neste modelo de negócio, algumas práticas como a política de frete grátis, e outras ações de marketing envolvendo este item são amplamente utilizadas. Esta edição mostra como o frete, impacta nas vendas virtuais.

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