Consumo no e-commerce: como cada geração se comporta?

Uma pesquisa realizada pela empresa de comércio eletrônico Rakuten mostrou que cada geração de consumidor se comporta de maneiras diferentes na hora de comprar em um e-commerce.  A geração Y, que reúne as pessoas nascidas entre 1980 e 1990, por exemplo, compra três vezes mais produtos de beleza do que os baby boomers, nascidos entre as décadas de 1950 e 1960. Aliás, eles são os que menos desistem na hora de finalizar uma compra. Saiba mais dados neste post da Dr. e-commerce e aproveite para elaborar estratégias para a sua loja online!

E-COMMERCE: O FAVORITO DE TODAS AS GERAÇÕES

Todas as gerações entrevistadas afirmaram preferir comprar em lojas virtuais. O que explica o porquê do crescimento dos e-commerces a cada ano no Brasil e no mundo. Cerca 40% da geração Y revelou realizar compras online uma vez por semana, enquanto a geração baby boomer consome através da internet uma vez a cada seis meses.

O setor está retomando a força depois de uma queda nos números do ano passado. Impressionantes 50 milhões de pedidos foram registrados nos seis primeiros meses de 2017. Segundo o relatório Webshopper, da Ebit, o resultado foi um aumento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado, gerando um faturamento total de R$ 21 bilhões, 7,5% maior do que ao final do primeiro semestre de 2016.

POR QUE ELES COMPRAM ONLINE?

O principal motivo do consumo em e-commerce é o mesmo para todas as gerações: a economia. A geração Z, pessoas nascidas no final da década de 1990 até 2010, também demonstrou satisfação com a rapidez do processo de compra online. Entre os que mais compram por impulso, os jovens nascidos entre os anos 80 e 90 se destacaram no estudo.

Entre os fatores decisivos para comprar em um e-commerce, o preço é mais valorizado pela geração Y, que também é a que mais realiza compras via mobile, enquanto a geração X, quem nasceu entre os anos 60 e 80, se importa mais com a qualidade e a durabilidade dos produtos.

O QUE CADA GERAÇÃO PROCURA?

Os baby boomers são os que mais procuram por itens de moda, como roupas e sapatos, e os que lideram as compras de produtos e serviços de viagens. Enquanto isso, a geração X compra mais produtos eletroeletrônicos. Esta última também é a que mais se preocupa com os aspectos de segurança do e-commerce.

Que tal usar essas informações para criar novas estratégias para seu e-commerce? Conhecer o seu cliente é fundamental para planejar bem e aumentar a sua rentabilidade. Se quiser se destacar entre a concorrência, conte com a Dr. e-commerce!

 

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