Merchandising no ponto de venda nada mais é do que uma estratégia onde permite destacar seu produto sobre seus concorrentes.

 

Em suma, pode ser definido como uma forma da empresa alcançar bons resultados, vai além de expor produtos, contribui para que exista uma aproximação entre marca e produto.

Deve ser utilizado para chamar a atenção, criando melhor visibilidade e influenciando a decisão de compras.

 

Porém, com o crescimento dos e-commerces, as estratégias para destacar os produtos no ponto de venda também podem ser adaptadas para o ambiente virtual.

 

Para entender melhor sobre a importância do merchandising e aprender como usá-lo, continue a leitura!

 

O que são estratégias de merchandising?

estratégias de merchandising

 

As estratégias de merchandising são um conjunto de técnicas utilizado na divulgação de produtos ou serviços, visando potenciais clientes de maneira certeira.

 

Seus objetivos principais ficam por conta de garantir a venda e atrair novos clientes.

Especialmente com a digitalização e evolução do varejo digital essas técnicas passaram a ser modernizadas para serem utilizadas nos e-commerces também.

 

Afinal, o merchandising traz excelentes resultados quando bem aplicados.

 

Os lojistas podem utilizar essas estratégias nas vendas online para fidelizar o consumidor, as que se destacam são:

 

 

  • Conteúdos em vídeos alinhado com a loja física;
  • Boa exposição dos produtos, com fotos de qualidade;

 

As ações de merchandising com estratégias bem definidas costumam ser mais eficazes, o que garante que a loja se destaque no mercado.

 

Como o merchandising auxilia no ponto de venda?

estratégias de merchandising

 

Podemos observar que o foco principal do merchandising é atrair consumidores com base nas suas emoções e desejos.

 

Quando isso é feito a compra se torna mais simples e o cliente se sente parte da instituição.

 

Ou seja, qualquer empresa que tenha preocupação com a experiência que seus clientes terão que dar prioridade ao merchandising, afinal, ele é o meio de comunicação que proporciona melhores resultados e posicionamento no mercado.

 

Vantagens do uso de merchandising

Essa técnica proporciona diversos benefícios para as empresas pelo fato de, ajudar no destaque de produtos, diferencial entre concorrentes, chamar a atenção dos clientes e consequentemente incentivá-los a realizar a compra.

 

Outras vantagens podem ser notadas:

 

  • Comprometimento na entrega final;

 

  • Flexibilização para negociação de valores;

 

  • Atendimentos personalizados;

 

  • Materiais que apresentem uniformidade;

 

  • Cronogramas seguidos à risca.

 

Entretanto, para que os resultados sejam positivos é preciso pesquisar e investir em comunicação visual, sempre com exemplos de trabalhos anteriores e ajuda de profissionais capacitados.

 

5 estratégias de merchandising no Ponto de Venda

Uma empresa que faz com que seus clientes fiquem encantados e fale so serviço aos quatro cantos, certamente utiliza o merchandising da melhor forma possível.

 

Quando falamos em merchandising, estamos nos referindo à junção de ações estratégicas, materiais de promoção e técnicas que visam aumentar a visibilidade do que é oferecido pela empresa.

 

Pensando nisso, separamos 5 estratégias para você aplicar no seu e-commerce.

 

#1 Uso de recursos sensoriais

Trabalha diretamente com a percepção dos clientes através de estímulo sensoriais que mexam com os 5 sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato).

 

Os recursos sensoriais, tem como finalidade identificar uma marca pelo visual, propagandas, fragrâncias ou vitrines dentro dos pontos de venda.

 

Assim, com a ajuda de um ou mais sentidos é despertado o desejo de compra.

 

#2 Amostras grátis

Você certamente já se deparou com experiências de receber amostras gratis, e por gostar do produto em questão, realizou uma compra. Certo?

 

A distribuição de sampling, popularmente conhecido como amostras grátis, é um fato que aproxima o consumidor de uma maneira sutil.

 

Através desses brindes, é possível proporcionar uma primeira experiência entre produto e consumidor a ser divulgado, aumentando as chances de concretizar a venda.

 

#3 Vitrinismo

O vitrinismo é responsável por conectar ponto de venda e consumidor.

 

No caso do e-commerce, crie um bom site! Aposte em um design responsivo, em fotos de qualidade e até mesmo em marketing de conteúdo para que o blog seja alimentado com conteúdos relevantes.

 

Quando utilizado de forma estratégica, consegue atrair, e mostrar produtos e serviços, gerando boas experiências e incentivando a compra.

 

#4 Princípio da Pirâmide

Um conceito que visa a apresentação de ideias, com sugestões de respostas, antes mesmo de existir um argumento.

 

Quando uma resposta é dada antes, é despertada a curiosidade das pessoas.

 

Quando alinhado a bons argumentos faz com que a venda seja certeira, uma vez que, isso transfere segurança para o possível cliente.

 

#5 Aposte em temas criativos

A criatividade chama  a atenção!

 

Estamos em uma era onde a preferência tem sido as compras online, ou seja, um ponto de venda diferente fará com que seu público compre fisicamente.

 

Sendo assim, acompanhe as novas tendências e sempre que possível, se antecipe.

 

As inovações podem ser aliadas na hora de criar e ser diferente, possibilitando informações fundamentais.

 

Essas estratégias de merchandising, podem ser consideradas assertivas, afinal, seguindo de maneira certa sua marca terá mais clientes e sem dúvidas mais destaque.

 

Que tal começar a aplicar essas técnicas e sair na frente?

 

Paula Moraes é jornalista, estudante de Marketing Digital e entusiasta das técnicas de SEO. Atuo como redatora freelancer para me desenvolver na área de marketing de conteúdo. 

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?