Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

Vamos falar sobre 5 passos para fidelizar os clientes do seu e-commerce.

Ter uma loja virtual é fundamental para qualquer negócio alavancar o número de vendas, não é mesmo?

.

Mas, é muito importante estabelecer a fidelização de clientes para que eles voltem a comprar de você.

Afinal, eles já conhecem a sua marca, e a probabilidade de retornar é maior quando comparada à captação de novos consumidores.

.

Se você possui um e-commerce de balcão refrigerado pequeno, por exemplo, crie estratégias eficazes para fidelizar o cliente no seu negócio e assim, obter melhores resultados.

Porém, é comum que as empresas tenham uma certa dificuldade ao estabelecer estratégias para fidelizar os clientes na sua loja virtual.

.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você, com uma lista de cinco passos importantes para auxiliar no processo de fidelização de clientes no seu e-commerce.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo e confira! Vamos lá?

.

Afinal, o que é fidelização de clientes?

Primeiramente é importante entender o que é a fidelização de cliente, que nada mais é que tornar o cliente fiel à sua marca, proporcionando benefícios e vantagens para os consumidores.

Isso não significa exatamente uma troca, mas sim em oferecer vantagens para os clientes que optam pela sua marca, e não pelo concorrente.

.

E no e-commerce, não é diferente! Os meios digitais proporcionam mais facilidade e agilidade no processo de compra.

Assim sendo, os clientes conseguem realizar a compra de bomba magnética, por exemplo, pela palma da mão.

.

Portanto, manter a fidelização do consumidor no seu e-commerce pode resultar em vantagens para o seu negócio, ou seja, gera a oportunidade de aumentar a visibilidade no mercado, e ainda atrair mais clientes devido às indicações dos consumidores fiéis.

.

Sendo assim, permite mais acessos e visitas no seu site, gerando o aumento de tráfego. Para isso, é imprescindível estabelecer boas estratégias de marketing para obter o retorno dos clientes que já compram na sua loja virtual.

.

Como fidelizar clientes no seu e-commerce?

Se você chegou até aqui, muito provavelmente precisa de dicas para te ajudar no processo de fidelização de clientes no seu e-commerce, certo?

Afinal, vender pela internet necessita cada vez mais de empenho para obter melhores resultados.

.

Então, confira logo abaixo os cinco passos que preparamos para te auxiliar na aplicação do seu negócio, e obter clientes fiéis à sua marca!

.

1. Crie um bom site

Antes de tudo, é muito importante criar um site de qualidade e de fácil navegação do usuário, pois, será por meio dele que o cliente vai fazer a pesquisa e procurar o produto que necessita.

.

Suponhamos que você trabalhe com a venda de motores elétricos weg.

É de fundamental importância criar uma loja virtual com boas imagens, descrição e preço dos produtos, entre outras informações de relevância para o público.

.

Caso o consumidor obtenha dificuldade e não encontre o que deseja, certamente ele não voltará a navegar na sua loja virtual, e muito menos realizar a primeira compra.

Basicamente, isso é um fator propício a gerar insatisfação.

.

2. Realize bons atendimentos

Fidelizar clientes

.

Embora pareça não ser importante para obter fidelização em um e-commerce, prestar bons atendimento pode ser extremamente determinante, além da questão de facilidade ao navegar pela plataforma da sua marca.

.

Isso porque, os canais de comunicação na sua loja virtual podem ser estabelecidos por meio de chat ou outros meios que a sua empresa utiliza.

E assim, quando o cliente te procurar, seja para tirar dúvidas, obter mais informações, e assim por diante, é imprescindível obter o contato com respeito e atenção.

Lembre-se que isso é válido tanto na pré quanto na pós venda.

.

Logo, o seu consumidor se sentirá especial e importante para a sua marca. Basicamente, aumenta a chance de concretizar a compra e voltar a procurar por sua marca na loja virtual devido ao bom atendimento realizado.

.

Afinal, nada melhor do que procurar por uma empresa que se preocupa em fornecer -além de produtos- a preocupação nas demais necessidades do usuário e que resolva os problemas o mais rápido possível.

.

3. Realize as entregas dentro do prazo estabelecido

Sabemos que após realizar uma compra pela internet, bate aquela ansiedade em receber o produto.

Por isso, é importante inserir informação do prazo de entrega para evitar transtornos.

.

Mas, de nada adianta estabelecer um prazo errado para o consumidor, de modo em que pense que a sua entrega será mais rápida ao invés da loja concorrente.

.

Ou seja, após realizar a venda na sua loja virtual e estabelecer o prazo de entrega, realize dentro do prazo.

É óbvio que podem acontecer imprevistos e alterações, basta informar ao consumidor um novo prazo e o motivo da alteração de modo transparente.

Assim sendo, o seu primeiro contato com o consumidor será mais satisfatório.

.

4. Ofereça benefícios de compra para os clientes

Fidelizar clientes

.

Clientes gostam de ser bem tratados. Isso é essencial para criar um bom relacionamento com eles!

Por exemplo, ao inserir informações do seu produto no site, crie campanhas de descontos ou brinde e deixe em anexo.

.

O consumidor pode optar em comprar na sua loja devido ao bom atendimento, facilidade em acessar o site, além dos brindes e descontos que a sua marca oferece.

Se isso for constante, o cliente, sem dúvida, vai voltar a procurar pelo seu negócio!

.

Portanto, seja criativo, saiba quais são os mimos que eles mais gostam, sendo canetas, cartões, entre outros personalizados com o nome da sua marca.

.

5. Crie um programa de fidelização

Uma das principais maneiras de fidelizar o cliente, é por meio de um programa de fidelidade.

Resumidamente, esse programa é caracterizado, por exemplo, com um programa de pontos, e ao alcançar o número determinado, ele é contemplado com algum benefício especial.

.

Isso não é relacionado a campanha do site como descontos especiais.

E sim, na maneira de fazer o cadastro do cliente e fazer com que ele retorne, e a cada compra é contabilizado no cadastro do usuário no site da sua loja.

.

Alguns benefícios podem ser incluídos a um mega desconto, um produto da marca, e assim por diante.

Isso varia de acordo com cada tipo de negócio. Sem dúvida, incentiva o consumidor a voltar a comprar na sua loja virtual.

.

Portanto, ao seguir esses cinco passos, a sua loja virtual vai obter mais fidelização de clientes e proporcionar melhores resultados para o seu negócio.

.

Gostou do nosso post? Conta pra gente! Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ Thais Teixeira,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?