A transformação digital, que já vinha em crescimento absurdo nos últimos anos, foi acelerada no ano de 2021.
A área de comunicação em especial sofreu um enorme impacto (positivo, é claro) e profissionais de marketing de todo o Brasil tiveram que se adaptar às novas realidades.
A maneira com que as marcas tiveram que alcançar o público passou a impactar por completo as estratégias de engajamento digital. E tais mecanismos devem continuar também neste ano de 2021.
Vamos ver então as 5 tendências de marketing para o ano que está começando.
Trabalho Remoto
Por conta de toda a transformação que vem ocorrendo no mundo, novos hábitos precisaram ser criados.
Até mesmo em setores como o de jogos online não tão em evidência (https://br.netbet.com/), o trabalho remoto veio para ficar.
A produtividade de empresas onde funcionários trabalham em casa cresceu mais de 30%, e mesmo que haja uma distância física, a conexão entre gestores e funcionários acabou crescendo de forma positiva.
O Metaverso
A interação através de avatares digitais nesse universo virtual onde as pessoas têm a chance de interagir já é uma grande realidade.
As empresas experientes em tecnologia sabem que esse é um caminho promissor e inevitável, porém ainda inexistente.
A principal característica do metaverso é que este seja um tipo de Internet 3D onde haja uma total interação entre negócios, diversão e comunicação de modo imersivo.
Custo-benefício entre SEO e marketing
Com um cenário financeiro tão instável como esse que vimos nos últimos tempos, era hora mesmo de se considerar um corte nos gastos.
Com o dólar e a inflação elevados, o marketing precisa acompanhar de perto a economia, já que essa realidade afeta diretamente os investimentos em publicidade e uso de recursos e estratégias como SEO.
Créditos: Pixabay
Produzir conteúdo e otimizar páginas tendem a ser a melhor estratégia para resultados consistentes esse ano.
Novidades no Streaming de Vídeo
Serviços de TV por assinatura e streaming de vídeos são os serviços mais utilizados pelos usuários de internet hoje em dia.
Novos formatos foram trazidos, assim como novas empresas como a Globoplay e Apple TV+.
O monopólio de algumas empresas acabou tendo sua atenção dividida, mas isso é uma forma positiva de se encarar esse boom que vem surgindo.
O Live Streaming, por exemplo, é uma outra grande tendência do mercado.
Caracteriza-se pela não necessidade de se fazer download, ou seja, é possível assistir a jogos e eventos sem precisar baixar para o computador.
Surgimento do Social Commerce
Mais uma tendência que surgiu em 2021 e se consolida em 2022 é o social commerce. As pessoas têm a necessidade de comprar nas redes sociais.
A forma como mídias sociais e páginas fazem para engajar determinado público é fator determinante para o sucesso das plataformas.
Novos produtos são lançados a cada minuto por marcas e influencers famosos, e as novas gerações se voltam às redes sociais não apenas para socializar, mas, principalmente, para pesquisar marcas e produtos.
Conclusão
Essas são as 5 tendências principais que encontramos para esse ano de 2022 voltadas ao marketing.
Deixe um Comentário