Neste artigo vamos falar sobre como fazer boas promoções no e-commerce.

 

Com a aproximação da Black Friday, muitos consumidores ficam na esperança de conseguir o desejado produto por preços menores e boas condições comerciais.

É por isso que as lojas precisam começar o planejamento para esta data com bastante antecedência.

 

Afinal, como pode a loja virtual lucrar oferecendo descontos grandes que encantam os bolsos dos consumidores, ou mesmo condições comerciais como frete grátis e maior parcelamento.

A grande jogada para datas comemorativas como Black Friday é conseguir boas condições de compra daquele produto a ser vendido.

 

Pois, é financiar a falência vender produtos com valores que não fecharão a conta no fim do mês. Dessa forma, como fazer boas promoções no e-commerce?

E se produto parado é perder dinheiro, quando saber o momento de liquidá-lo?

 

Porque o estoque não pode parar

como fazer boas promoções no e-commerce

 

Produto parado é dinheiro perdido.

Não apenas porque não faz o fluxo para a loja virtual, mas também porque há a desvalorização do produto.

 

Isso porque se o produto tem pouca ou quase nada de saída significa que não há a procura pelos consumidores.

O que faz a venda mais difícil e a desvalorização maior.

 

Pois então, é preciso liquidá-los quando há a oportunidade. Porém, cuidado que liquidar não necessariamente significa vender a preço de custo, pois a loja também precisa lucrar.

 

Estabelecemos que no e-commerce, a cada 3 meses, existe datas de grande giro de produtos.

Sejam as datas comemorativas ou mesmo datas de “aniversário de loja” em que são oferecidos promoções e condições especiais ao consumidor.

 

São nestes momentos que é preciso aproveitar para fazer o estoque girar.

Algumas boas estratégias para aumentar o ticket médio das compras:

  • Montagem de kits
  • Frete grátis a partir de…
  • Condições especiais de pagamento

 

Assista ao vídeo sobre estoque no E-commerce.

Como abaixar os preços?

Na conta da precificação de produto no e-commerce, são inclusos mais do que custo de aquisição e lucro.

É preciso fazer inserção do valor de frete, estrutura, condições, equipe, enfim.

Mas, ao fazer promoções de redução de preço, é preciso ter em mente que não se pode tirar a condição de lucro da venda.

 

As lojas não sobrevivem vendendo a preço de custo, é preciso mais dinheiro para mais produtos e aprofundar o estoque.

Dessa forma, como é possível abaixar os preços em datas como Black Friday, cujo os preços são os grandes atrativos?

 

Pois bem, é por isso que o planejamento para a Black começa 6 meses antes, se não 1 ano antes da data oficial.

Como comentado no começo do artigo, fazer promoção significa que o empreendedor conseguiu uma boa condição na aquisição do produto.

 

E dessa forma é possível ter uma margem maior para oferecer preços menores ao consumidor.

Mas, é preciso ter em mente que encontrar essas boas condições são meses de trabalho.

Por isso que o planejamento em cima da hora para datas como Black não funcionam. Ou o empreendedor acaba por perder dinheiro.

Confira a nossa planilha de precificação para entender o cálculo e como fazer boas promoções no e-commerce.

 

Tendências para a Black Friday 2021

como fazer boas promoções no e-commerce

 

A Black Friday, mais do que demais datas comemorativas, é uma data de auto presentes.

É o momento que consumidores procuram aquele produto que namoraram o ano inteiro, ou mesmo aproveitam as condições para repor alguns desejos.

 

Muitos esperam as grandes promoções deste dia para que possam adquirir alguns produtos e conseguir ofertas e condições melhores do que normalmente.

E quando falamos em condições, nem sempre é sobre preço.

 

Claro que o preço pode ser um grande atrativo para novos consumidores, porém, de acordo com o seu público, oferecer condições melhores de frete ou mesmo de pagamento, é o que basta para finalizar a compra.

Por isso não há a necessidade de brigar por preços, quando não se pode.

 

Quem tem condições e conseguir grandes aquisições durante o planejamento, é o momento de colocar dinheiro em marketing para conquistar novos consumidores, e quem sabe, fidelizá-los com esta compra.

 

Como fazer boas promoções no e-commerce.

Promoção não significa que a loja, nem o empreendedor, estejam deixando de ganhar.

Mas sim que conseguem oferecer condições melhores aos consumidores.

 

Não entre na briga de preço se não conseguir. Além de perder dinheiro, as vendas podem não ser tão boas quanto o esperado, pois a concorrência é enorme.

 

Entender quem são os consumidores e o que buscam, é o fator determinante para um grande sucesso nas vendas e para que promoções sejam realmente efetivas.

 

Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil.

 

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