Já se sabe que para vender online já não basta cadastrar os produtos nas plataformas e sair vendendo.
É preciso também criar estratégias para que os seus produtos sejam visualizados pelos consumidores de forma atraente, seja ampliando a presença digital em canais variados e, principalmente, apostando em bons anúncios para vender online.
No e-commerce, a oportunidade é grande, mas os concorrentes estão sempre a um clique do seu produto, por isso, vale investir tempo e energia em anúncios que se revertem em vendas.
Neste artigo mostraremos algumas dicas importantes para criarmos anúncios relevantes no e-commerce. Confira:
Organização e integração
Entre as estratégias de venda, estar presente em canais variados com anúncios interessantes é uma aposta certeira.
Mas para garantir integração entre os setores do negócio é importante utilizar um sistema de gestão para auxiliar nas vendas e também dar ao cliente uma boa experiência de compra em qualquer canal que ele encontrar o seu produto.
No mundo online, onde o alcance de possíveis compradores é muito maior, realizar diversas vendas pode ser um risco quando a operação da empresa não está organizada, integrada e automatizada.
Este é o primeiro passo.
Outro mito que já não cabe mais para o nosso tempo é pensar que no e-commerce o preço é sempre um fator definitivo para o cliente finalizar a compra.
Nem sempre o melhor preço é o que se destaca, mas sim o anúncio com informações completas, fotos de qualidade e título atraente. Lembre que, o anúncio do produto nas vendas online, assume o papel que o vendedor teria em uma venda no ponto físico.
Por isso, separamos algumas dicas importantes para entender a estrutura dos anúncios online:
Dicas para fazer bons anúncios para vender online:
Pensar e desenvolver anúncios diferenciados é mais do que necessário, é uma forma de mostrar as suas ofertas e encontrar o consumidor correto e disposto a investir no seu produto por uma percepção de valor no artigo.
Mas antes de tudo, é preciso o empreendedor analisar a concorrência, ver os anúncios de produtos similares e poder oferecer mais informações, qualidade ou imagens para se diferenciar logo de cara aos olhos do cliente.
Pesquise pelo seu produto na internet e veja o que encontra, observe os anúncios dos concorrentes para poder melhorar o seu.
A partir disso, algumas dicas são válidas:
O título do anúncio é fundamental
O título do anúncio é o que vai levar o consumidor a clicar.
Portanto ele precisa ser muito bem estruturado.
Precisa ser informativo (o que é o produto) e deve ser comercial (levar o cliente a entender mais sobre o produto mesmo sem clicar na descrição).
Ele deve conter as informações necessárias, porém também ser conciso e atraente.
- Use apenas letras e evite outros caracteres como ponto, etc;
- Utilize números somente se ele tiver relação com o modelo do produto;
- Evite informações que não falem do produto e não insira informações como “frete grátis” ou “garantia”, mesmo que possam parecer atrativas.
- Diferencie letras maiúsculas e minúsculas e pode utilizar abreviaturas se for necessário;
- Mantenha-se dentro dos caracteres limite, caso contrário, em algumas plataformas o título pode aparecer cortado – e se for este o caso, priorize as informações mais importantes e atraentes no início;
- Revise a ortografia, anúncios com erros de português despertam desconfiança do comprador.
- Caso existam variações do produto, utilize a descrição e não o título para informar;
- Quando o anúncio for para um marketplace específico, siga as orientações do canal de vendas. Alguns sugerem inclusive uma ordem, ex: produto + marca + modelo + atributos técnicos. Mantenha-se no padrão.
Respeite a categorização do produto
É importante entender a categoria e até a subcategoria da qual pertence.
Cada canal de venda já categoriza os produtos conforme suas regras, e isso é determinante para entender quais informações técnicas poderão ser inseridas no anúncio.
Se a categorização não é pensada corretamente, o seu anúncio pode ser menos visualizado e também mantendo-se inferior ao anúncio concorrente com a categoria correta.
Para categorizar é importante pensar como o consumidor busca pelo produto e analisar anúncios semelhantes, sempre de forma crítica.
Fotos de qualidade
O cliente compra pelo que vê, então investir em fotos profissionais, com qualidade para poder aproximar os detalhes do produto, e principalmente que mostrem a realidade do produto é o primeiro passo para que o seu anúncio se destaque.
Muitas vezes o consumidor dará mais atenção para as fotos do que o descritivo do anúncio, e é na imagem que se cria o desejo de consumo.
Tenha fotos de todos os ângulos do produto, ambiente ou coloque o produto em uso também para entender o tamanho e a funcionalidade.
Atente aos direitos autorais da imagem, garanta que elas sejam de domínio público, pois em alguns casos o marketplace pode pausar o anúncio por violar os direitos autorais.
Dica: se você não pode investir em fotos profissionais, saiba que existem smartphones no mercado com boas câmeras, que trarão uma imagem de qualidade – basta você estudar um pouco sobre iluminação e composição de cenários.
ATENÇÃO: O que não fazer:
- Não inclua fotos com marcas d`água, gráficos ou promoções.
- Não inclua acessórios na foto que não contemplem a venda (caso o fizer, indique);
Dê mais motivos na descrição do produto para o cliente finalizar a compra
É na descrição que se pode convencer o cliente a comprar o produto na sua loja e não na concorrência.
Mas é preciso entender a melhor maneira de colocar as informações do produto, sempre em ordem de importância e de modo que ele não fique com dúvidas sobre o produto e a sua utilização.
Descrições completas são fundamentais para não deixar dúvidas na hora da compra.
Complemente com argumentos de venda, mostrando por que é interessante ter o produto, mostre aplicabilidade, as vantagens e o “problema” que aquele produto pode resolver.
Deixamos algumas dicas para você iniciar a criação de bons anúncios, mas ainda existem outras que podem fazer a diferença para as suas vendas.
Para acessar, cadastre-se e baixe o Guia completo sobre como montar bons anúncios para vender online.
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