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Neste artigo vamos falar sobre como funciona automação de marketing.

Apesar de ser um conceito reconhecido há algum tempo, antigamente a automação de marketing estava presente apenas em grandes corporações.

Isso ocorria por conta do alto investimento necessário para a sua implementação.

Entretanto, isso mudou nos últimos anos.

Graças a existência de diversas plataformas, assim como a difusão da sua importância, pequenas e médias empresas também conseguem investir na automação de marketing.

Além disso, esse tem sido o recurso buscado por aquelas empresas que querem vender mais dos seus produtos e serviços, principalmente pelo meio digital.

Atualmente, esse processo pode ser utilizado até mesmo pelas lojas virtuais e no e-commerce.

Quer entender um pouco mais sobre o que isso significa, quais são as principais metodologias deste processo e como implementá-lo em seu negócio? Continue acompanhando!

Como funciona a automação de marketing?

A automação de marketing surgiu da necessidade das empresas em agilizarem os seus processos, assim como para medir o seu fluxo de trabalho dentro das atividades de marketing.

Dessa forma, é possível aumentar a eficiência operacional, deixando também que os seus funcionários exerçam funções mais importantes, do que perder tempo com atividades repetitivas, que podem ser feitas pela automação.

Normalmente, essas estratégias são feitas através de softwares e ferramentas específicas, que facilitam na execução desses processos.

Ou seja, boa parte do trabalho que você normalmente faz, pode ser feito por um software, reduzindo os esforços de toda a equipe e otimizando os recursos da sua empresa.

Mas não precisa ficar preocupado! Em nenhum momento a automação de marketing vai substituir alguém no que faz.

Pelo contrário, ela vai apenas tirar algumas atividades do seu dia, fazendo com que elas sejam automatizadas, para que você consiga trabalhar melhor e com mais eficiência no restante do dia.

Inicialmente, as estratégias de automação de marketing eram utilizadas para aumentar a fidelização do cliente, assim como prolongar o seu ciclo.

Entretanto, passou também a ser usada para o processo de atrair o interesse dos consumidores, dentro das estratégias de Inbound Marketing.

Como implementar no seu e-commerce?

Não é segredo para ninguém que o setor do e-commerce está cada vez mais competitivo.

Por conta disso, é essencial que a sua marca consiga investir em melhorias que sejam eficientes, otimizando o trabalho e a produtividade de cada um da sua equipe.

No caso do e-commerce, muito da automação de marketing é utilizado para melhorar as taxas de conversão da loja virtual.

Isso porque essa é considerada uma das métricas mais importantes, sendo considerada aquela que vai mostrar o sucesso do seu negócio.

Para isso, é importante entender o que é a taxa de conversão.

Dentro do e-commerce, ela é medida através da porcentagem do número de visitantes que realizam uma determinada ação (no caso, a finalização da compra).

Apesar de calcular a taxa de conversão ser uma tarefa simples, fazê-la crescer é uma outra história.

O importante é entender que diversos fatores podem fazer com que a taxa mude — desde o design da sua página, como também a maneira de se realizar o cadastro de clientes, o checkout e, principalmente, a confiabilidade que a sua marca dá ao seu consumidor.

Segundo as métricas do mercado, apenas 1,5% dos visitantes de uma página são convertidos em vendas.

Esse número é assustador, não é mesmo?

Afinal, imagine o quanto de trabalho não seria, se você tivesse que aumentar o número de visitantes para, consequentemente, aumentar as suas vendas?

Mas não precisamos ir para esse lado.

Claro que aumentar o número de visitantes do seu site seria ótimo, mas principalmente se uma maior porcentagem se transformasse em clientes. 

Então, um outro caminho seria se aventurar pela automação de marketing e deixar que ela cuide de alguns dos seus principais processos, para que você possa ter mais tempo realizando tarefas criativas e do planejamento de marketing, que um software não pode fazer.

Por que automatizar?

Como dissemos, a grande diferença entre os e-commerce estão na confiança que ele passa para os seus usuários.

Afinal, uma das maiores desvantagens da loja virtual é o fato dos clientes não poderem pegar nos produtos e ter as suas reais dimensões.

Por conta disso, também é importante investir na descrição do seu produto, assim como nas fotos de diferentes ângulos.

Na automação, é possível conquistar os seus clientes através do envio de email marketing, assim como da construção de um fluxo de emails para gerar autoridade da marca e garantir uma maior confiança ao seu cliente.

Visando a ideia das estratégias de Inbound Marketing na automação de marketing, você consegue saber quem são os seus clientes, de onde eles vêm, quais são os seus gostos, o que eles procuram e em que momento da jornada de compra eles estão.

Dessa forma, aquelas newsletter tradicional e padronizada deve ser deixada de lado, para que também sejam criados campanhas de emails criativos, que engajem com o seu público e, principalmente, que chamem a atenção deles. 

Mas também podemos contar com outras dicas! Veja algumas das principais para entender como funciona a automação de marketing no e-commerce.

Faça o envio de e-mail de boas-vindas

A verdade é que muitos usuários esperam um email de boas-vindas quando realizam algum tipo de conversão em um site.

Ou seja, ao automatizar esse processo, é possível garantir que os seus leads engajem melhor com a sua marca, tornando-se compradores do e-commerce mais facilmente.

Afinal, o email de boas-vindas é o primeiro contato do consumidor com a empresa.

Ele pode ter chego até você através da assinatura da newsletter, do download de um ebook em uma landing page, como também no preenchimento de um pop-up. Independente de como foi, o importante é que você desenvolva um relacionamento com ele.


Nesse momento, é muito importante que você sempre busque novas maneiras de interação com o usuário, assim como também o incentive para seguir para outros canais, como as redes sociais, por exemplo.

Crie uma estratégia para reverter o abandono de carrinho

Segundo um estudo, cerca de 69% dos usuários que colocam algum produto no seu carrinho acabam abandonando o processo antes de efetuar a compra. 

Esses números são extremamente altos e uma boa oportunidade para a sua empresa, é criar ações automatizadas para que esses potenciais clientes voltem a sua página e finalizem o negócio.

Além disso, desenvolver uma sequência de emails de fluxo de nutrição pode ser uma boa estratégia para aqueles que abandonaram os seus carrinhos sejam convencidos a voltar e, enfim, efetuar a compra.

Desenvolva estratégias de recompra

Uma das principais coisas que devemos saber ao analisar os dados das estratégias de marketing digital é que, para a empresa, é mais econômico fidelizar os seus clientes do que prospectar novos.

Por conta disso, quando você pensa em como vender pela internet, deve também criar estratégias para fazer com que um cliente se fidelize, não apenas realizando novas compras, como também indicando aos amigos e familiares.

Nesse momento, você pode investir também em um fluxo de nutrição para os clientes que já finalizaram as suas compras, assim como garantir um maior contato através das redes sociais.

Para que eles continuem acompanhando os seus serviços e vejam os novos produtos que a sua marca lança, que pode ser do seu interesse.

Pronto para investir na automação de marketing?

Diferentes empresas podem investir na automação de marketing, desde microfranquias como também as lojas virtuais e os e-commerces.

Por conta disso, tem sido uma maneira eficiente de fazer com que as empresas garantam mais vendas com um processo mais eficiente.

O primeiro passo antes de adotar essa estratégia, é olhar para a sua empresa e identificar se ela possui mão de obra o suficiente e qualificada para exercer cada função do processo, assim como cuidar de todas as etapas necessárias. 

Afinal, a automação de marketing é uma boa saída para aqueles que procuram investir menos e vender mais.

Isso é tudo o que uma empresa quer, não é mesmo? Aumentar a taxa de conversão e garantir, cada vez mais, um maior número de clientes.

Por isso, você deve pensar nos principais benefícios dessa estratégia, analisar quanto custaria implementá-la em seu e-commerce e procurar por diferentes plataformas, sendo que cada uma possui mecanismos e atalhos diferentes, apesar de todas auxiliarem no processo da automação de marketing.

E então, pronto para investir nessa estratégia e fazer com que o seu e-commerce atinja um novo patamar? Bons negócios!

Conteúdo produzido pela equipe de redação da Ideal Marketing

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