Doutor E-commerce –

Neste artigo vamos falar sobre como gerar leads qualificados para seu e-commerce.

Quando falamos do ramo empresarial, um dos objetivos principais de todos eles é conseguir ampliar a sua base de contatos.

Esse plano tem como intuito principal conquistar potenciais clientes e, para isso, é importante estar atento a captação de leads qualificados

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Ou seja, estratégias que de forma simples, clara e objetiva sejam capazes de fazê-los avançar cada vez mais o seu funil de vendas.

Neste artigo separamos algumas dicas de como gerar Leads qualificados para o seu e-commerce.

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Entenda sobre o seu público alvo e persona

Como gerar leads qualificados para seu e-commerce

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Quando vamos vender algum produto ou quando iniciamos um projeto, ter um planejamento bem estruturado com uma boa base sobre o público-alvo e sobre a empresa é imprescindível.

Para isso é importante fazer um estudo completo, indo além dos motivos comuns de uma compra, tentando identificar quais são os sentimentos e as razões pelas quais os consumidores escolhem o seus produtos, ou por que deveriam escolher.

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A criação da persona é uma das estratégias mais simples e bem elaboradas para melhor entender o seus potenciais clientes.

Por mais que você siga um ramo específico, em todos os segmentos existem posicionamento diferentes, ou seja, personalidades distintas que precisam ser atendidas.

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No ramo odontológico, por exemplo, um produto comoaparelho dental transparente é procurado para uma situação específica, mas por públicos diferentes.

Conhecer cada um desses públicos irá facilitar a forma com que você irá se comunicar com eles.

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Não compre listas prontas de e-mail

Há algum tempo se propagou na internet o boato de que com a evolução da tecnologia o e-mail acabaria.

Atualmente é visível que esse boato nunca esteve tão errado.

Afinal de contas o e-mail hoje é uma das melhores plataformas para se fazer estratégias de marketing, como um e-mail marketing.

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Essa plataforma é uma das melhores porque você consegue mandar mensagem para uma pessoa que possui interesse direto no seu produto.

Ou seja, que já está em algum ponto do seu funil de vendas

Não necessariamente ele precisa estar no meio ou fundo do funil, pois mesmo que eles internautas que acessaram a sua página por apenas 1 minuto se preencherem as informações deixando o e-mail,  já poderão receber os seus e-mails com frequência.

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Justamente por isso que comprar listas acaba sendo perda de tempo e de dinheiro, apesar de parecer uma alternativa atraente para quem está começando a trabalhar agora no ramo de marketing digital.

De início podemos pensar que quanto maior o nosso número de contatos, mais resultados teremos, mas isso não é verdade!

Quando você compra uma lista de e-mail você encaminhará informações para internautas que nunca demonstraram interesse no seu serviços.

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Além de você acaba oferecendo uma lente nos dentes para uma pessoa que usa prótese dentária, encaminhando uma informação completamente inválida, você ainda pode ser considerado como SPAM.

Por isso a melhor escolha para gerar um conteúdo objetivo e que te traga lucro é construir a sua própria lista de e-mails, com internautas que já acessaram e demonstraram interesse pelos seus serviços.

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Gere bons conteúdos

Como gerar leads qualificados para seu e-commerce

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Não adianta ter a melhor lista de e-mails e internautas que possuem interesse no seus produtos se o seu conteúdo não é bom.

Ao desenvolver um conteúdo é importante trazer informações que possam chamar atenção do seus Leads, nutrindo eles através de blogs e posts nas mídias sociais.

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Para que o seu conteúdo tenha um bom resultado, é importante avaliar qual é o tipo de conteúdo que recebe mais visualização do seu público, para investir nesse formato.

As estratégias SEO podem ser fundamentais nesse momento.

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Por exemplo, ao utilizar um link adequado você consegue direcionar o seus internautas para além de um único conteúdo, complementando a experiência desse usuário e ganhando sua credibilidade.

Essas estratégias utilizam as palavras-chave como forma de linkagem, estudando o tipo de conteúdo que você realiza e procurando palavras relacionadas que tenham um grande volume de busca

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Caso você faça um conteúdo sobre implante dentário, realizar o trabalho de linkagem adicionando palavras chave como “quanto custa um implante dentário’’ pode servir como gatilho ao seu leitor e te trazer um bom ranqueamento.

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Trabalhe com influência ou indicação

Hoje conseguimos qualquer tipo de informação na internet, mas ainda hoje a indicação é uma ferramenta fortíssima para conquistar novos clientes.

Aproveite a influência de quem já é seu cliente para que eles divulguem o seu trabalho, indicando para amigos e trazendo mais resultados.

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Em troca você pode oferecer a esses clientes descontos em procedimentos comoclareamento dental com moldeira, que está em alta nos dias atuais.

Essa estratégia tem ganhado muita força em redes como o Instagram, pois atua com um grande número de influenciadores digitais.

Para o ramo ontológico, por exemplo, em uma divulgação você pode trabalhar com a proposta de que se três pessoas realizarem uma avaliação e iniciarem os  procedimentos elas ganham 20% de desconto se foram indicação.

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Dessa forma você consegue rankear o seu nome nas redes, além de aumentar as chances de conquistar novos clientes.

Colocando essas dicas em prática e estando sempre atenta aos seus resultados com certeza você conseguirá gerar leads mais qualificados para o seu e-commerce.

Se você trabalha com lojas físicas, uma boa estratégia é adquirir o e-mail dos clientes que passam por lá, pois assim eles terão duas formas de entrar em contato com você.

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Não se esqueça que apostar no mundo virtual é a melhor maneira de se tornar uma referência nos dias atuais.

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Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Vue Odonto.

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