Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

Nesse Artigo falo como Trabalhar com o WooCommerce no Brasil. Como ter um Suporte Profissional para ele e deixar seu e-commerce em forma usando essa Plataforma. Trouxe vivências de projetos atendidos pela Consultoria. Recomendo demais a leitura até o final.

 

O WooCommerce é uma plataforma de e-commerce (ou módulo) do WordPress. É a adaptação do sistema de CMS (Content Management System) para rodar venda de produtos através de uma Vitrine.

 

Muito forte no mundo e no Brasil também, mas como outros “especialistas” afirmam, não é a plataforma com maior participação no país.

 

Hoje, considerando as plataformas de entrada, sem dúvidas temos a Loja Integrada, NuvemShop, Tray e WooCommerce e Magento.

 

Lojas de todos os portes utilizam da tecnologia para gerenciar e vender produtos e serviços de diversos setores.

 

Para, além de colocar a loja virtual no ar, também é preciso contar com o suporte. O Suporte do WooCommerce é necessário para que a operação aconteça de maneira precisa e profissional.

 

Muitos erros, como falhas de pagamento e site caindo ou instável, falhas na Black Friday, podem prejudicar suas vendas e, até mesmo, perder clientes.

 

Para isso, você precisa de um parceiro profissional para te ajudar, isso faz toda a diferença.

 

Aqui separamos alguns itens importantes para ter atenção em projetos de WooCommerce.

 

Isso baseado na vivência da Consultoria com milhares de projetos atendidos.

 

Lembrando que a plataforma da WooCommerce não é uma das primeiras indicadas no planejamento de uma loja virtual. Confira mais sobre essa escolha no Comparativo de Plataformas.

 

 

 

Conheça o WooCommerce, o plugin de loja virtual do WordPress

 

O WooCommerce é uma das plataformas de e-commerce mais utilizada em todo o mundo.

 

A funcionalidade surgiu de uma ideia simples, que nada mais é que ser um plugin disponibilizado pela plataforma de sites/blogs WordPress.

 

Ofertado de maneira gratuita, o WooCommerce permite que toda a estrutura do site seja construída a partir de códigos abertos, o que facilita a inserção de novas funcionalidades além de, claro, deixar o layout da maneira que você deseja.

 

Desde que ajuste os layouts dentro do Tema que está trabalhando ou através de Plugins.

 

Iniciado em setembro de 2011, quando os programadores Mike Jolley e James Koster lançaram a, então, novidade.

 

Em 2015, devido a sua grande aceitação e ascensão, ele foi adquirido pelo WordPress e, atualmente, conta milhões de lojas virtuais espalhadas pelo mundo.

 

Um dos grandes feitos, já na sua primeira versão, foi o plugin já contabilizando mais de 80 milhões de downloads.

Grande sucesso para um iniciante que, na época, já concorria com a plataforma Magento.

 

Tal sucesso também fez com que o WooCommerce entrasse no top 5 dos plugins mais baixados do WordPress, sendo um dos principais motivos, para isso, a interface fácil de manusear e intuitiva.

 

Ou seja, ideal para quem está começando e para quem já está no mercado e quer dar aquele up no negócio.

 

Ressalva, porém, que as plataformas “gringas” não foram feitas para o mercado brasileiro. Assim como Magento, Shopify e demais plataformas estrangeiras.

 

 

Por que contratar um suporte para WooCommerce?

 

O  WooCommerce é muito intuitivo e fácil de manusear, podendo, até mesmo, ser utilizado para a montagem de um e-commerce sem que haja um profissional envolvido.

 

No entanto, para deixar a loja robusta/profissional, com funcionalidades diversas, será preciso ter um especialista junto a você. Ou uma empresa focada em desenvolver e-commerces.

 

Para se diferenciar em um mercado tão competitivo, que vem crescendo é preciso estar à frente da concorrência.

 

Ter foco no que realmente importa também é um dos motivos pelo qual você deve apostar em ter uma empresa especializada em suporte WooCommerce para te auxiliar.

 

Para não se preocupar com quedas no sistema, erros na finalização da compra, implementar novas funcionalidades, e garantir que toda a estrutura fique no ar. Pois diferente das Plataformas Saas, no WooCommerce a responsabilidade pela disponibilidade da loja é sua!

 

Ou seja, você hospeda e garante sua loja no ar, geralmente, usando uma empresa especialista.

 

Mas, como escolher a melhor empresa para estar nessa caminhada com você? Confira as dicas abaixo.

 

 

 

 

Suporte WooCommerce: dicas para escolher o profissional correto

 

 

Busque referências do profissional ou da empresa

 

A internet está aí para nos ajudar, inclusive nas buscas de serviços. Por isso, coloque no Google a sua busca por empresas especializadas em suporte WooCommerce e faça a primeira triagem de nomes.

 

Em seguida, busque sites e redes sociais e confira algumas informações:

 

  • tempo de existência da empresa
  • quantidade de projetos atendidos
  • vivência dos sócios
  • time envolvido
  • clientes ativos
  • fale com 3 clientes pedindo um feedback do serviço. Pegue 1 cliente ativo, 1 antigo e 1 aleatório. Assim é possível ter noções dos serviços atuais, antigos e uma opinião a mais.
  • esteja munido de referências.

 

Outra dica é saber mais sobre as empresas em fóruns especializados em e-commerce.

 

Reclame aqui e grupos de lojistas no WhatsApp. Lembrando sempre de avaliar as opiniões ali expressadas e sempre entender o conceito por trás.

 

Faça uma reunião para conhecer mais sobre o serviço

 

Lembre que empresas são feitas de pessoas.

 

Com isso, conheça bem com quem irá trabalhar. Faça pelo menos 3 encontros, em datas diferentes e se possível em momentos diferentes.

 

Entenda bem esse profissional e como é sua rotina. Se ele cumpre as promessas, horários e agenda.

 

Com a internet, há a facilidade de marcar conversas online e saber mais sobre como o atendimento é prestado.

 

Estar “frente a frente” com o responsável dos processos, tirando dúvidas sobre como é a metodologia, será ótimo para a sua decisão final.

 

Não tenha pressa e converse com quantas empresas for preciso. Esteja confiante quando for bater o martelo.

 

Mas, cuidado para não procrastinar a decisão e avaliar fornecedores em excesso. Às vezes muitas opções só atrapalham.

 

Cuidado com valores muito baixos ou abaixo do mercado

 

Como empresário (a), você precisa, sim, se preocupar com o caixa e optar por um prestador em suporte WooCommerce que não tenha preços que saiam do orçamento.

 

Mas, também, desconfie de valores muito baixos.

 

Isso porque uma equipe de especialistas possui um determinado custo para ser mantida e, consequentemente, possui certo preço no mercado.

 

O barato pode sair caro, então entenda a média de valores de acordo com o que está pedindo e tenha certeza que a comparação esteja correta e dentro do mesmo conceito.

 

É muito mais caro mandar arrumar algo.

 

Conhecimento em SEO e Marketing Digital

Além da tecnologia, procure por empresas que possuem profissionais especialistas em SEO e Marketing Digital.

 

Ter uma loja virtual pensada para ser rankeada nos sites de buscas, além de receber dicas e conhecer as melhores estratégias digitais te levará mais alto do que você pode imaginar.

 

Ao conversar com as empresas escolhidas, peça cases de mercado e veja como cada uma delas traz resultados reais.

 

Aposte nesse tipo de conhecimento!

Mas lembre-se que essa empresa é uma Produtora de E-commerce, e se precisar de um apoio mais profissional, busque ajuda de Especialistas ou Consultorias das áreas.

 

Pois quem diz que faz tudo, faz muito de pouco.

 

 

Suporte WooCommerce em todos os momentos

 

Por fim, veja se as empresas em questão oferecem suporte em tempo integral ou, ao menos, estarão aptos em te atender em momentos essenciais como datas comemorativas e que possuem grande fluxo de acesso e vendas.

 

Tente centralizar a gestão da loja em si com o parceiro que irá gerenciar sua hospedagem também. Assim, fica mais prático a gestão.

 

Fique de olho na estrutura e volume de acessos da loja

 

Cansamos de ver lojas fora do ar só pelo motivo de não ter feito upgrade no servidor depois que aumentou o investimento em marketing e trouxe mais usuários para a loja. É um erro clássico, mas imperdoável.

 

Peça estudos para essas empresas e projeções de estruturas necessárias, de forma que seja possível escalar de um jeito fácil. Principalmente em datas comemorativas.

 

Anotou todas as dicas para trabalhar bem com WooCommerce?

 

Agora é só fazer a sua escolha e ter um suporte WooCommerce para estar junto contigo, te ajudando a bater suas metas!

 

 

Eu separei mais algumas dicas que coloco para os Mentorados e Clientes da Consultoria

 

Valide os plugins, não instale qualquer coisa

 

O legal do WordPress e sua comunidade é que é código aberto e sempre tem alguém que desenvolveu ou resolveu algo.

 

Mais ou menos, ele até pode ter feito isso naquela janela de tempo, mas não é uma empresa, um CNPJ com atendimento que está garantindo e recebendo dinheiro para manter aquilo.

 

Pondere muito o que está instalando, veja opiniões, feedbacks, versão que está rodando e quantas atualizações tiveram.

 

Se tiver a chance, valide com alguém que usou antes.

Canso de ver problemas graves na loja até brechas de fraude por conta de “plug-ins suspeitos”

 

 

Mantenha seus Plugins atualizados

Para um bom funcionamento, recomendamos sempre manter atualizado.

 

Porém, aqui deixamos um alerta que deixo também nos ERPs: não seja cobaia da última atualização. Deixe a solução acertar detalhes, uma massa instalar antes e monitore os reports dessa última versão.

 

Então atualize. Mas, também não espere por longos períodos, certeza que terá problemas em um futuro.

 

 

Sempre atualize a versão do wordpress

 

Falando de atualização, essa aqui é uma que nos assusta todas as vezes.

 

Já observamos WordPress na versão 4, até alguma fração da versão 3.

 

Existe muita coisa errada, além de ter parado no tempo com melhorias e desenvolvimentos da sua Loja.

 

Aqui sim, procure sempre deixar a última versão, mas valide que seus plugins irão rodar na última atualização. É comum ainda não estarem adaptado.

 

 

Sempre faça backup

 

Quantas vezes vimos algum desenvolvedor novo na loja mudar algo e o site travar e jogar a culpa no anterior.

 

Aqui é igual pedreiro ou marceneiro: a culpa é sempre do outro.

 

Então se proteja, faça backups de conteúdo, faça backups de produtos e de pedidos, faça de tudo que puder.

 

Recomendamos 1x por semana, em um dia mais tranquilo de poucos pedidos. É uma prática que só vai te fazer bem!

 

 

Não confie no gerenciamento de estoque dele, use um ERP

 

Independente da Plataforma, sempre recomendamos gestão de estoque no ERP que nasceu para isso.

 

A Plataforma “quebra um galho”, mas não resolve 100%.

 

Então, vamos começar já do jeito certo e barato!?

Existem diversas alternativas que podemos usar.

 

As mais comuns de entrada são o Tiny ERP e o Bling.

 

Acesse o Bling pelo link de afiliado e garanta 3 meses gratuitos.

http://parceiro.bling.com.br/sarraf

 

 

E indicações de bons profissionais para WooCommerce/Wordpress?

 

Como consultoria, somos AGNÓSTICOS.

 

Ou seja, não podemos tendênciar para nenhum fornecedor.

 

Contudo, dentro da Consultoria ajudamos a avaliar da melhor forma possível e praticamente zerar as possibilidades de falhas ou contratações erradas.

 

Afinal, são mais de 18 anos de experiência na área.

 

Bora vender mais todos os dias!

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