fbpx

Neste artigo vamos falar sobre como um e-commerce pode valorizar sua empresa.

Você já deve ter ouvido falar em valuation ou avaliação de empresas, não é mesmo ?

Esse é o nome dado ao processo de apuração do real valor de um negócio. Trata-se de um caminho especializado para chegar ao valor justo.

 

Pois é, existem algumas estratégias que podem valorizar uma empresa.

O e-commerce é um dos itens que incrementam o valor de um negócio.

Quer saber como e o porquê ? Então aproveite nosso artigo. Nele vamos tratar sobre valuation e como o e-commerce é capaz de incrementá-lo.

 

Entenda a importância de um valuation para qualquer negócio

O valuation (avaliação de empresas) calcula o valor da empresa por meio de métodos especializados nesse tipo de apuração.

Em linhas gerais, é possível avaliar uma empresa por meio de seu potencial intrínseco de geração de fluxo de caixa no futuro. Outro caminho é por meio da comparação com outras empresas-referência no mercado.

 

Algumas vezes essas formas são, inclusive, conjugadas para qualificar o resultado do valuation.

Sendo assim, chega-se a um valor justo para o negócio. E essa informação dá mais segurança a um empresário ou a um investidor em operações de compra, venda ou fusão de empresas.

 

O percurso do valuation também ajuda a definir indicadores de desempenho que a empresa pode desenvolver para aumentar o seu valor no mercado.

E, aliás, o investimento em e-commerce pode ser um deles.

Imagine, por exemplo, que no percurso do valuation de uma loja identifique-se um campo de crescimento na Internet. Uma vez feito esse investimento, o valor da empresa pode crescer.

 

Além disso, o valuation tem ainda outras vantagens como, por exemplo:

  • em negociações de compra e venda de empresas ou de cotas societárias;
  • para determinar o valor inicial das ações em caso de abertura de capital em bolsa de valores;
  • para comprovação de solidez e negociação de crédito junto a instituições financeiras;
  • para fazer divisão societária, de bens ou de herança com mais equidade.

 

E-commerce pode valorizar sua empresa, confira como  incrementa seu valuation

e-commerce pode valorizar sua empresa

 

Quando uma empresa investe em e-commerce, ela sinaliza ao mercado que está atenta às mudanças no padrão de consumo. Isso é bem-visto porque impacta sua perpetuidade.

Então naturalmente essa linha de atuação refletirá no seu valuation. E quanto maior for sua representatividade na Internet tanto mais valorizada essa empresa será.

 

Mas você pode estar se perguntando sobre aqueles casos em que a empresa tem apenas e-commerce, sem loja física. Bem, mesmo nesses casos é possível mensurar o valor do próprio e-commerce.

Em qualquer um dos casos mencionados anteriormente, alguns itens são considerados muito importantes na avaliação de um e-commerce. São eles:

 

  • Atendimento às regras de segurança da Internet, em especial à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • Capacidade de captação de novos leads, de conversão e de retenção de clientes;
  • Recorrência das compras porque, tanto no e-commerce quanto no off-line, isso representa fidelidade dos clientes e, logo, segurança de faturamento;
  • Capacidade do sistema do e-commerce para oferecer ao consumidor mais opções associadas à sua aquisição (venda cruzada);
  • Boa proporção de clientes ativos do total daqueles que estão cadastrados;
  • Disponibilidade da empresa para crescer sem perder qualidade em suas áreas estratégicas, como logística e atendimento.

Abrangência e especialidades do valuation

O valuation pode ser considerado abrangente na medida em que pode ser aplicado aos mais diferentes tipos de negócio, e, aliás, até a startups.

É possível também calcular o valor de bens tangíveis como máquinas e equipamentos.

 

E, tão importante quanto isso, é usado para saber quanto valem os ativos intangíveis de um negócio. Aliás, não raro, esses são os fatores que mais impactam o valuation de uma empresa.

Estamos falando do valor de bens como a marca e a carteira de clientes, por exemplo.

 

Já a especialidade do valuation está justamente na existência de métodos próprios para cada tipo de cálculo.

São caminhos que exigem conhecimento técnico, mas favorecem o acesso a uma informação muito mais segura e credível pelo mercado.

 

Fluxo de Caixa Descontado

O método que calcula o valor pelo potencial intrínseco do negócio, por exemplo, é extremamente aceito pelo mercado.

Trata-se do Fluxo de Caixa Descontado Livre para a Empresa (FCD). Ele mensura a taxa de crescimento da empresa a partir dos seus resultados históricos.

 

Com base nela e na análise de mercado, projeta os fluxos de caixa que a empresa tem capacidade de gerar em médio prazo (5 a 10 anos). Estima também a perpetuidade (enquanto continuar operando). Depois, a partir de cálculos próprios, esses montantes são trazidos a valor presente.

Isso se faz pelo desconto do valor estimado de capital que seria aplicado à operação para produzir tais resultados futuros.

 

A ideia é entender o valor atual que representa todo esse potencial da empresa. O fluxo de caixa é escolhido como base por ser o valor financeiro que mais reflete a condição da empresa.

Outros dados como faturamento ou lucro líquido nem sempre representam sua realidade financeira.

 

Avaliação relativa

e-commerce pode valorizar sua empresa

 

Junto com FCD, normalmente associa-se a avaliação por múltiplos de EBITDA. Esse indicador financeiro é utilizado como base de comparação entre a empresa avaliada e outras do mesmo segmento no mercado.

 

Embora outros indicadores sejam funcionais, o EBITDA é o mais escolhido porque é o mais preciso para comparações.

Outro indicador muito usado nesse tipo de cálculo é o valor de venda de empresas semelhantes.

 

O valuation por comparação é chamado de avaliação relativa, justamente porque baliza-se pelo mercado e não pelo potencial intrínseco como o FCD.

Mas a conjugação desses métodos torna possível calcular um valor justo que reflita o potencial da empresa e a realidade do mercado. Saiba mais sobre métodos de avaliação de empresas.

 

Conclusão

Em suma, neste artigo tratamos sobre o que é e como se utiliza o valuation em uma empresa.

Apresentamos também os benefícios do e-commerce para a valorização de uma empresa e a possibilidade de conhecer o valor desse tipo específico de negócio.

 

Listamos também alguns dos pontos fortes para a valorização de um e-commerce ou da empresa a qual esteja ligado. E ainda tratamos brevemente das aplicações do valuation e de seus métodos mais tradicionais.

Então esperamos que essas informações possam contribuir para o desenvolvimento de seu negócio.

 

Artigo produzido pela equipe de comunicação e marketing da D&R Negócios, especializada em intermediação de Compra e Venda de Empresas, Valuation e Serviços Empresariais.

 

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?