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Ao falarmos de vendas online, imagens de boa qualidade tornaram-se imprescindíveis para realização da venda. Alinhada às redes sociais, neste artigo vamos falar sobre como utilizar o instagram stories para vender mais.

 

As redes sociais tornaram-se mais do que formas de se conectar com seus amigos, mas também formas de se conectar com as empresas.

Sua empresa não ter presença online como dentro das redes sociais, além de estar perdendo a chance de falar com um público em potencial, a empresa perde credibilidade.

 

Por que utilizar o Instagram para vender?

Comprada pelo Facebook, o Instagram é uma rede social que permite postagens de fotos e vídeos curtos e está caminhando para se tornar uma das mais importantes redes do mundo.

Foi através dessa rede social que diversas celebridades da internet surgiram, com fotos bem produzidas vendendo lifestyle, principalmente.

 

E a chegada dos Stories, em 2016, mudou o rumo da plataforma. Além de praticamente causar a extinção do Snapchat em terras brasileiras.

 

O Stories permite a postagem de fotos e vídeos curtos que ficam disponíveis para visualização dentro de um período de 24 horas.

A ferramenta já acumula mais de 300 milhões de usuários ativos e continua a crescer.

 

O instagram se tornou útil para criar comunidades, informar, mostrar produtos e serviços, além dos usuários poderem ser impactados por anúncios.

 

Mas, como utilizar o instagram stories para vender mais? Já sabemos que através da exibição dos seus produtos no feed do perfil da sua loja, pode funcionar bem, mas será que vale a pena investir nos stories?

 

Como utilizar o Instagram Stories para vender mais?

 

Nos dias 17 e 18 de julho aconteceu a 10ª edição do Fórum E-commerce Brasil, um dos maiores eventos da área de e-commerce.

E foi em uma das palestras que pegamos algumas dicas para utilizar melhor o instagram stories para alavancar as vendas do seu e-commerce.

 

Os Stories são caracterizados por fotos e vídeos mais “espontâneos”, fotos que “não valem a pena serem postadas no feed”, mas valem a penam serem compartilhadas com a sua audiência.

Especialmente porque eles somem em 24 horas.

 

Com as atualizações dos stories, a ferramenta se tornou de grande utilidade para interagir com o público, seja através de perguntas, enquetes ou bato papo.

Então, segue algumas dicas de como usar o instagram stories para vender mais:

 

Preocupe-se com a aparência

As pessoas amam os stories porque ele preenche a tela inteira do seu celular, é divertido, são curtos, interativos e autênticos.

 

Por isso a aparência dos seus stories torna-se importante. Não é apenas para informar, mas ele tem que impactar e mante as pessoas assistindo seus stories.

 

Marca

Use o stories para conectar sua marca com seus seguidores e possíveis simpatizantes.

Ao fazer um stories patrocinado, comece o vídeo com seu logo e termine com ele também.

 

Os usuários nem sempre veem os stories inteiros, por isso tenha certeza que a sua marca esteja presente desde os primeiros segundos.

 

Formato e execução

Os usuários são bombardeados todos os momentos com fotos estáticas e por isso sua marca pode passar despercebida.

 

Utilize de vídeos curtos ou animações para deixar o stories mais atrativo. As chances de terem melhores resultados são de 75%.

 

Influenciadores

Muitos influenciadores digitais nasceram do instagram ou migraram de outras plataformas.

Não tenha medo de utilizar os influenciadores como formas de fazer propaganda para sua marca. Mas, tenha certeza que o estilo do influencer conversa com o seu público.

 

Ao publicar os stories, procure também, fazê-los de forma mais espaçada ao invés de publicá-los ao mesmo tempo.

Assim as chances de você estar em primeiro no feed de stories torna-se bem mais alta.

Crie e Amplie sua presença

Uma grande dica é otimizar a utilização do alcance e o orgânico e pago.

 

– Orgânico

Utilize seu alcance orgânico para o branding, ou seja, fazer presença de marca e divulgar seus valores.

Tente conectar-se com as comunidades já existentes que conversam com o perfil da sua marca.

E gerar credibilidade.

 

– Pago

Uma boa maneira de utilizar a método do instagram ads, tanto para o feed quanto para os stories, é para alcance de novos públicos.

Utilize-o também para transmitir mensagens importantes

E, claro, otimizar resultados comerciais.

 

O funil de vendas do instagram

É mais preciso chamarmos de “círculo” de vendas. O funil do instagram não existe um começo – meio – fim.

Com a internet, o meio de o usuário comprar está mudando e não é exceção para a plataforma.

 

A realização da venda não significa FIM. O consumidor volta ao primeiro estágio no qual, para uma nova venda, ele tem que ser impactado novamente.

 

Aliás, ele pode entrar no círculo em qualquer etapa, pois ele pode ter sido impactado em outro momento.

Por isso, não deixe de investir e trabalhar cada uma das etapas e obter resultados melhores com a venda.

 

Conclusão

O instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo e é possível encontrar diversos nichos lá.

Basta saber quem é seu público e direcionar corretamente as maneiras de conversar com eles.

E sempre criar conteúdo de impacto, baseando-se nas paixões dos usuários.

 

2 a cada 3 visitas em seu perfil são de pessoas que ainda não te seguem. Por isso, não se preocupe tanto com o número de seguidores.

 

Número de seguidores não significa melhoria no engajamento, aliás, quanto maior o seu número de seguidores o engajamento tende a cair.

Basta pensar, novamente, nos influenciadores.

 

Celebridades ou Perfis com grande quantidade de seguidores, dependendo da mensagem a ser passada, tem um desempenho pior do que o microinfluenciador.

 

Isso se deve ao fato do nicho ser bem segmentado e então, pessoas que acompanham o microinfluenciador tendem a ter os mesmos gostos e preferências, por isso são mais impactados por campanhas direcionadas.

 

E lembre-se de posicionar-se dentro da plataforma. Quanto mais posicionamento, mais resultados de negócios.

Como andam suas vendas pela plataforma?

3 Comentários

  1. 15 de setembro de 2019 em 10:07

    Tenho loja fisica a 14 anos. Coloquei um site de vendas no ar a uns 3 anos, mas so agora de fato estou dando o devido valor ao mundo do e-commerce. passei fazer ao menos 1 publicacão ao dia no instagram e a quantidade de seguidores quase dobrou em 15 dias. Agora vou comecar a utilizar mais os stories e logo veremos resultados. Otima materia. (Desculpe os erros de acentuacão. estou usando um teclado fisico num tablet e ele não me oferece todas as pontuacões)

    • Redação Dr. e-commerce-Reply
      20 de setembro de 2019 em 12:36

      Poxa que legal! Usar os stories e as publicações no feed no instagram são ótimas para engajar o público e fazer divulgação do seus produtos! Sucesso!

  2. 12 de setembro de 2023 em 20:19

    Usar o stories para vender é uma oportunidade que muitos deixam de lado!

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