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Sabemos que administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, principalmente quando há muitos setores e processos diferentes que precisam ser gerenciados.

Para o time de vendas, por exemplo, é possível utilizar uma ferramenta conhecida como CRM para ajudar no processo.

 

A sigla crm vem do inglês e significa Customer Relationship Management, que em português podemos traduzir para algo como “Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente”.

 

Como a própria tradução revela, essa plataforma permite que o time de vendas promova uma gestão de relacionamento eficiente com os clientes, garantindo o controle dos processos de vendas e a integração com o time de marketing.

 

Com a utilização do crm, é possível organizar de forma muito mais efetiva as informações sobre os clientes, tais como:

 

  • Contato;
  • Endereço;
  • Preferências;
  • Pedidos anteriores;
  • Perfil de consumo.

 

Para entender melhor como essa ferramenta pode ajudar a gerenciar sua equipe de vendas da melhor forma e alavancar os resultados da empresa, separamos a seguir algumas dicas para te ajudar nessa jornada.

 

4 dicas para gerenciar o time de vendas utilizando o CRM

A rotina de uma equipe de vendas é agitada. Gerenciar uma carteira de clientes maior exige muita organização e boa memória, mas até mesmo o melhor profissional pode acabar deixando passar um detalhe ou outro.

 

Diante disso, é possível perceber a importância de um software crm gratuito para ajudar a organizar os processos e o grande fluxo de informações do dia a dia. Falar com o cliente, resgatar informações e lembrar dos compromissos ficará muito mais fácil.

 

Depois do advento da transformação digital, o mundo corporativo passou a exigir estratégias e soluções capazes de aprimorar o atendimento ao cliente, gerando assim satisfação e sucesso, além da fidelização.

 

Dessa forma, o uso de ferramentas e mecanismos que potencializam o processo de vendas passaram a ser indispensáveis para os vendedores, pois são a garantia de que nenhum detalhe será esquecido e de que o sucesso será alcançado.

 

Para ajudar essa rotina corrida, separamos a seguir 4 passos de gerenciamento de processos de vendas utilizando o CRM como ferramenta principal. Confira:

 

1.   Padronização de processos

Para que as estratégias de venda e o controle de leads funcionem corretamente, é preciso que haja uma padronização dos processos. Assim será possível que os gestores observem quais estratégias estão funcionando, quem está se destacando e o que precisa ser mudado.

 

Além disso, a padronização facilita o trabalho de toda a equipe de vendas, pois cada um saberá exatamente o que precisa ser feito, como agir em cada situação que possa surgir no dia a dia e apoiar o trabalho do colega.

 

2.   Variedade de perfis profissionais

Apesar de ser fundamental que todos os profissionais saibam utilizar o CRM para criar um bom pipeline de vendas, não é vantajoso que todos eles possuam o mesmo perfil profissional.

 

Profissionais com personalidades distintas podem agregar diferentes visões para o negócio, o que contribui para tornar o CRM ainda mais eficiente através das informações que são inseridas nele e compartilhadas com outros colegas de trabalho.

 

Com isso, é possível variar os estilos de atendimento de acordo com o perfil de cada cliente, tornando os processos muito mais assertivos e organizados, facilitando a rotina de trabalho dos profissionais.

 

3.   Qualificação profissional

Oferecer treinamentos ou cursos de qualificação para a equipe é fundamental para que eles saibam utilizar com destreza todas as ferramentas, seja o CRM ou um app funil de vendas, pois irá ajudar a obter sucesso com os resultados.

 

Outro fator importante é que eles estejam sempre antenados com as tendências de mercado, as novidades de tecnologia e as novas práticas de atendimento ao cliente.

Isso tudo poderá ser armazenado como informações valiosas dentro do CRM.

 

4.   Planejamento

CRM

 

Criar um bom planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio, principalmente para a equipe de vendas.

 

O CRM pode ajudar a aprimorar esse planejamento, já que permite que os vendedores conheçam melhor os clientes.

 

Uma metodologia estruturada com bons dados irá permitir que os vendedores ofereçam um atendimento mais assertivo, além de estarem preparados para lidar com diferentes tipos de pessoas, garantindo a satisfação e a fidelização do cliente.

 

De modo geral, o CRM é uma ferramenta imprescindível para o gerenciamento da equipe de vendas, uma vez que ele permite que todas as informações necessárias fiquem centralizadas em um único lugar, facilitando a rotina e a execução dos processos.

 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

 

 

 

 

 

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