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Com a aproximação do dia 12, o artigo de hoje será em homenagem às diversas mães: as biológicas, as de adoção e as de coração. E a importância das datas comemorativas: Dia das Mães no e-commerce.

Quando passamos em frente às lojas, de qualquer tipo, em shoppings, centro da cidade, onde quer que seja, é comum observarmos placas de promoções e descontos, inclusive em grandes datas comemorativas que temos o costume de presentear os outros.

E para o e-commerce é a mesma coisa. As grandes datas comemorativas, tais quais Natal e Black Friday, são responsáveis por grande parcela do faturamento anual de diversas lojas virtuais!

O Dia das Mães é considerado o natal do primeiro semestre. É uma das datas em que o varejo mais vende e para determinados segmentos, o Dia das Mães representa uma boa parcela do faturamento anual, sendo maior até mesmo que Black Friday e Natal.

Ou seja, é uma grande oportunidade para captar novos clientes, fazer promoções e fidelizar clientes já antigos.

Os segmentos que mais se beneficiam do dia das mães são os seguintes:

  • Perfumes
  • Roupas
  • Sapatos
  • Cosméticos
  • E afins

Devido à evolução do papel da mulher na sociedade, acabou a época em que se presenteavam as mães com batedeiras e utensílios para a casa / cozinha. Hoje, as mães querem cuidar mais de si mesmas, vestirem-se melhor, ter acesso à tecnologia e às novidades.

Uma pesquisa divulgado pelo Think with Google mostrou que em 2018, as vendas do Dia das Mães tiveram seu melhor desempenho nos últimos 5 anos.

E as prospectivas são tão boas quanto para 2019, mostrando que 45% dos entrevistados pretendem gastar mais do que em 2018.

A pesquisa também mostrou que nenhuma marca de varejo se conecta com as mães e se apropria da data. Ou seja, é uma data bastante disseminada em diversos ramos.

É uma oportunidade de direcionar suas campanhas e vender para as mães.

Mas, existem algumas marcas que falam melhor com as mães:

Johnson & Johnson – 12%

Principalmente com as mães de primeira viagem, a J&J faz um trabalho legal de se conectar com as mães e seus bebês.

Pampers – 8%

Ai para todas as mães, uma líder no mercado de fraldas e produtos para bebês.

Natura – 3%

Ligado com as consultoras que batiam de porta e porta, além do próprio posicionamento da marca em relação à data.

Outro dado interessante que foi trazido foi sobre marcas que vem à cabeça quando o assunto é Dia das Mães.

Boticário – 12%

Avon – 3%

Nike – 3%

Justamente pela Nike ter aparecido nessa pesquisa, mostra como o interesse das mães passou por mudanças.

A marca é associada à moda, mas principalmente fitness e bem estar. Em outras palavras, as mães estão cuidando melhor de si mesmas e conectando com marcas diferentes das habituais de cosméticos e vestuário.

Aqui no meu vídeo falando sobre a data eu forneço outros dados

De acordo com a pesquisa, quase metade das pessoas compram presentes na véspera ou no dia, por isso ainda dá tempo se você se planejar com seu e-commerce. Com recursos como entrega expressa, se você não planejou nada para essa data, ainda é possível aproveitar.

Leia mais sobre dicas para recuperação de carrinho via email

Antes de mães, mulheres

Como citado no começo do artigo, o papel da mulher hoje, na sociedade, tem mudado. Para falar com as mães, é preciso lembrar que antes de serem mães, elas são mulheres.

Passaram a ocupar novos espaços, assumiram papéis antes exclusivos para homens e ainda continuam responsáveis pela criação dos filhos. E, às vezes, o cuidado consiga mesmo acaba ficando em último lugar. Por isso, no Dia das Mães, para se conectar com as mães, é preciso se conectar com as mulheres.

É preciso pensar em embalagens, mensagens, cartões e mimos diferentes que possam ser entregue aos clientes que efetuarem uma compra. Não há a necessidade de ser grandioso, mas sim, a empatia de ter lembrado da data e feito a mulher se sentir especial. A data de dia das mães, é usada também, não apenas para presentear mães especificamente.

Existem aquelas que gostam de aproveitar as ofertas, as mães de consideração, enfim, por isso, faça mensagens / brindes direcionados às mulheres.

Planeje-se antecipadamente

O que é recomendado é que as ações comecem pelo menos 30 dias antes da data e o ápice da campanha no 15º dia, para terminar as vendas na semana anterior e aproveitar os atrasados que deixaram para comprar o presente na última hora.

Assim você tem mais tempo e mais calma para soltar seus cupons de desconto, promoções, brindes especial e outros mimos.

Fica a dica para os próximos anos, se você não se planejou para esse, o ano que vem pode ser sua oportunidade de alavancar suas vendas.

E equipa da Doutor e-commerce deseja a todas as mães, avós, tias, mães de coração e sangue, um ótimo Dia das Mães!

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