Doutor E-commerce –

A logística 4.0 se tornou indispensável para o sucesso estratégico dos e-commerce.

 

Principalmente por conta do avanço tecnológico, que proporcionou benefícios para processos e resultados ao longo de todo o mundo e com isso.

 

Sendo assim, se a sua loja virtual ainda não está dentro dessa realidade, é hora de correr e avaliar as melhores soluções.

 

E escolher a que mais se encaixa com o perfil da sua empresa.

 

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo com os aspectos principais da logística 4.0 e a sua relação com o e-commerce.

 

Continue a leitura e confira!

 

O que é a Logística 4.0

A logística 4.0 se refere aos recursos tecnológicos que viabilizam ganhos e eficiência dentro de uma empresa, o que gera agilidade e redução dos custos.

 

Ela se baseia na ideia de aplicar novos recursos tecnológicos para otimizar os processos logísticos.

 

Contudo, o termo surgiu com o reflexo da quarta revolução industrial.

 

Ela deu início a era dos dados, junto às tecnologias exploradas como, big data, inteligência artificial e internet das coisas.

 

A logística 4.0 se baseia, por fim, no uso de tecnologias inteligentes para otimizar a capacidade operacional do seu e-commerce.

 

Tecnologia na Logística 4.0

O que hoje conhecemos como logística 4.0 é um adendo da quarta revolução industrial, marcada pelo surgimento e desenvolvimento das seguintes tecnologias:

 

  • Internet das coisas (IoT);
  • Machine Learning;
  • Inteligência Artificial;
  • Big Data;
  • Computação em Nuvem;
  • Sensores;
  • Simuladores;
  • Impressoras 3D;
  • Robótica.

 

Sendo assim, a logística 4.0 é uma evolução da logística tradicional através da aplicação das novas tecnologias aos antigos métodos logísticos, tornando tudo mais eficiente.

 

Tendências na Logística 4.0 brasileira

Logística 4.0

 

Todo o conceito da logística 4.0 está ligado ao alto nível de automatização dos processos.

 

Propiciando a digitalização das atividades, e a aplicação de recursos de ponta, como drones para entregas e uso de planejador de rotas.

 

Esses novos recursos reestruturam a área e aprimoram a jornada do consumidor.

 

Além de oferecer agilidade no compartilhamento de informações e a utilização de mecanismos robóticos para tornar a gestão da empresa ainda mais eficiente.

 

Relação entre Logística 4.0 e e-commerce:

A logística 4.0 e o e-commerce tem os resultados visíveis no controle e gerenciamento do estoque.

 

E em tudo o que diz respeito a cadeia de suprimentos e transporte do produto até o seu destinatário final.

 

Toda essa inovação otimiza tarefas de rastreio e visualização dos itens durante as etapas, através de monitoramentos.

 

Ou seja, a implementação de tecnologias é fundamental para alcançar excelência e claro crescer no e-commerce.

 

Entenda melhor essa relação:

 

#1 Conectividade

Para um e-commerce, a conectividade se faz fundamental.

 

Nesse caso o modelo de negócio é um dos mais receptivos à implementação da logística 4.0.

 

E ela depende exclusivamente da interligação de vários setores, tudo para que a atuação seja completa, dinâmica e eficaz.

 

#2 Coleta de dados e rapidez na entrega

A partir do momento que o cliente realiza a compra de um produto, o centro de distribuição mais próximo da residência é acionado.

Fazendo com que o prazo de recebimento seja melhor, promovendo uma entrega expressa da mercadoria.

 

São indispensáveis para empresas que querem crescer.

 

#3 Diminuição de erros

Os processos passam a ser mais ágeis e interligados, sendo possível diminuir os erros mais comuns que ocorrem nas entregas.

 

Um exemplo é a emissão da etiqueta pronta, sem que haja a necessidade de processos manuais, que consequentemente são mais propícios a erros.

 

#4 Maior segurança

Com tanta tecnologia o comprador consegue rastrear a encomenda em tempo real.

 

Através de site ou mensagens de celular, garantindo maior segurança, graças a logística 4.0 e a qualidade dos serviços prestados para os clientes.

 

A abrangência da logística 4.0 vai além de softwares e inteligência artificial.

 

Diz respeito à simplicidade da comunicação junto aos avanços tecnológicos permitindo que as empresas tenham uma melhor organização dos seus processos.

 

Quando uma empresa é mais transparente com seus clientes, ela transmite cuidado e segurança de todas as informações e compartilhamento de dados.

 

O que achou do conteúdo?

 

 

Agora que já sabe tudo sobre a relação entre a logística 4.0 e o e-commerce, aproveite para visitar o Doutor E-commerce e conheça os principais benefícios de utilizar estratégias de marketing para e-commerce!

 

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?