A logística 4.0 se tornou indispensável para o sucesso estratégico dos e-commerce.
Principalmente por conta do avanço tecnológico, que proporcionou benefícios para processos e resultados ao longo de todo o mundo e com isso.
Sendo assim, se a sua loja virtual ainda não está dentro dessa realidade, é hora de correr e avaliar as melhores soluções.
E escolher a que mais se encaixa com o perfil da sua empresa.
Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo com os aspectos principais da logística 4.0 e a sua relação com o e-commerce.
Continue a leitura e confira!
O que é a Logística 4.0
A logística 4.0 se refere aos recursos tecnológicos que viabilizam ganhos e eficiência dentro de uma empresa, o que gera agilidade e redução dos custos.
Ela se baseia na ideia de aplicar novos recursos tecnológicos para otimizar os processos logísticos.
Contudo, o termo surgiu com o reflexo da quarta revolução industrial.
Ela deu início a era dos dados, junto às tecnologias exploradas como, big data, inteligência artificial e internet das coisas.
A logística 4.0 se baseia, por fim, no uso de tecnologias inteligentes para otimizar a capacidade operacional do seu e-commerce.
Tecnologia na Logística 4.0
O que hoje conhecemos como logística 4.0 é um adendo da quarta revolução industrial, marcada pelo surgimento e desenvolvimento das seguintes tecnologias:
- Internet das coisas (IoT);
- Machine Learning;
- Inteligência Artificial;
- Big Data;
- Computação em Nuvem;
- Sensores;
- Simuladores;
- Impressoras 3D;
- Robótica.
Sendo assim, a logística 4.0 é uma evolução da logística tradicional através da aplicação das novas tecnologias aos antigos métodos logísticos, tornando tudo mais eficiente.
Tendências na Logística 4.0 brasileira
Todo o conceito da logística 4.0 está ligado ao alto nível de automatização dos processos.
Propiciando a digitalização das atividades, e a aplicação de recursos de ponta, como drones para entregas e uso de planejador de rotas.
Esses novos recursos reestruturam a área e aprimoram a jornada do consumidor.
Além de oferecer agilidade no compartilhamento de informações e a utilização de mecanismos robóticos para tornar a gestão da empresa ainda mais eficiente.
Relação entre Logística 4.0 e e-commerce:
A logística 4.0 e o e-commerce tem os resultados visíveis no controle e gerenciamento do estoque.
E em tudo o que diz respeito a cadeia de suprimentos e transporte do produto até o seu destinatário final.
Toda essa inovação otimiza tarefas de rastreio e visualização dos itens durante as etapas, através de monitoramentos.
Ou seja, a implementação de tecnologias é fundamental para alcançar excelência e claro crescer no e-commerce.
Entenda melhor essa relação:
#1 Conectividade
Para um e-commerce, a conectividade se faz fundamental.
Nesse caso o modelo de negócio é um dos mais receptivos à implementação da logística 4.0.
E ela depende exclusivamente da interligação de vários setores, tudo para que a atuação seja completa, dinâmica e eficaz.
#2 Coleta de dados e rapidez na entrega
A partir do momento que o cliente realiza a compra de um produto, o centro de distribuição mais próximo da residência é acionado.
Fazendo com que o prazo de recebimento seja melhor, promovendo uma entrega expressa da mercadoria.
São indispensáveis para empresas que querem crescer.
#3 Diminuição de erros
Os processos passam a ser mais ágeis e interligados, sendo possível diminuir os erros mais comuns que ocorrem nas entregas.
Um exemplo é a emissão da etiqueta pronta, sem que haja a necessidade de processos manuais, que consequentemente são mais propícios a erros.
#4 Maior segurança
Com tanta tecnologia o comprador consegue rastrear a encomenda em tempo real.
Através de site ou mensagens de celular, garantindo maior segurança, graças a logística 4.0 e a qualidade dos serviços prestados para os clientes.
A abrangência da logística 4.0 vai além de softwares e inteligência artificial.
Diz respeito à simplicidade da comunicação junto aos avanços tecnológicos permitindo que as empresas tenham uma melhor organização dos seus processos.
Quando uma empresa é mais transparente com seus clientes, ela transmite cuidado e segurança de todas as informações e compartilhamento de dados.
O que achou do conteúdo?
Agora que já sabe tudo sobre a relação entre a logística 4.0 e o e-commerce, aproveite para visitar o Doutor E-commerce e conheça os principais benefícios de utilizar estratégias de marketing para e-commerce!
Deixe um Comentário