2022 começou, e com ele as super tendências para o e-commerce. Desde o pico da pandemia de covid-19 o consumidor mudou e muito.
O momento pandêmico fez com que a maioria migrasse para o digital, o que se tornou rapidamente a maneira mais confortável.
Entre as principais tendências estão o omnichannel, big data e a busca por voz.
Se adaptar ao futuro do e-commerce através dessas tendências pode fazer muita diferença na hora de se destacar em meio aos concorrentes.
Entretanto, separamos as 6 principais tendências do e-commerce em 2022 para que você contorne a crise e aqueça suas vendas online.
Acompanhe e veja também: Tendências de Marketing Digital para 2022.
Principais expectativas do e-commerce em 2022
Espera-se para 2022 que não ocorra uma alta no setor se comparado a 2021.
Segundo projeções, o faturamento do e-commerce deve apresentar uma alta de 7%, podendo alcançar R$ 46,2 bilhões.
Outra expectativa para o setor, é que de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 70% dos consumidores brasileiros irão continuar comprando mais pela internet do que em lojas físicas.
Contudo, é o momento ideal para expandir o seu negócio e se destacar no mercado.
Mudança no comportamento do consumidor
O cenário da pandemia afetou o comportamento do consumidor.
O número de pessoas comprando pela internet aumentou significativamente.
É estimado que as tendências de consumo causadas pela pandemia, continuem crescendo cada vez mais.
Um ponto marcante foi a disponibilidade de tempo para pesquisar e comprar diversos produtos e serviços.
Com a facilidade de utilizar o período noturno para acessar os e-commerces, foram registrados pico de visitas às 21h.
Por fim, a nova característica é a busca por diferentes formas de pagamentos.
O pix, por exemplo, se tornou a mais importante opção de pagamento.
E entendendo essas principais mudanças é possível encontrar maneiras assertivas de fazer boas promoções no e-commerce.
Variedade nas formas de pagamento
De nada adianta planejar modelos de recebimento e não contemplar todas as necessidades dos seus consumidores.
Vale a pena investir em diversas formas de pagamento, inclusive pelo e-commerce.
Quanto mais variedades, maior a quantidade de clientes.
O que fica mais fácil na hora de conseguir clientes.
Os métodos mais procurados para pagamentos são:
- Boleto bancário;
- PIX;
- Cartão de crédito;
- Cartão de débito;
Você precisa apresentar as alternativas, o foco é o cliente, as facilidades que são oferecidas a ele, fazem toda diferença na hora de concluir uma venda.
Gamificação e avanços tecnológicos atraem público jovem
A gamificação é uma metodologia inovadora, que busca despertar cada vez mais engajamento do público, assim, facilitando toda a mensuração dos resultados.
A estratégia vem se tornando cada vez mais presente em empresas e principalmente instituições de ensino.
Esses recursos tecnológicos atraem cada vez mais o público jovem, sem contar nos benefícios:
- Otimização de processos;
- Uso da tecnologia em todos os cantos;
- Melhores comunicações internas;
- Fidelização dos clientes;
- Redução de estresse na equipe.
Profissionais que buscam capacitação profissional e querem se atualizar, estão realizando cursos extras.
6 tendências para o e-commerce em 2022
O e-commerce se tornou a forma mais lucrativa de ampliar os negócios com base em baixos investimentos.
É uma aplicação que atua como uma espécie de mostruário para os produtos.
Para ajudar em diversas demandas no ambiente corporativo, a ferramenta 5W2H vem se mostrando bastante útil e versátil.
Ela parte de respostas simples para chegar a um plano de ação específico, alinhado aos objetivos do grupo.
Para entender melhor, separamos 6 tendências para o e-commerce em 2022.
#1 M-commerce
O m-commerce é a modalidade de comércio onde as transações são realizadas ou concluídas através de aparelhos eletrônicos que tenham conexão à internet, smartphones e tablets, por exemplo.
#2 Busca por voz
No e-commerce, a busca por voz permite que os usuários façam uma busca pelos produtos apenas com a voz, sem necessidade de digitar nada.
Essa ferramenta facilita a busca e toda a jornada de compra de forma rápida e prática.
#3 Phygital
Esse conceito representa a fusão entre o digital e o físico no desenvolvimento de novas experiências durante relacionamentos de consumo.
Proporciona uma nova visão para o mercado que promove ações mais certeiras.
#4 Experiência omnichannel
Utiliza diferentes canais de comunicação para conseguir oferecer as mesmas experiências de compra por qualquer meio utilizado, seja em ambiente online ou offline.
É uma integração de lojas físicas, e-commerce e claro, consumidores
#5 Big Data
Essa área de conhecimento estuda maneiras de analisar e coletar informações.
Esses conjuntos de dados são tão volumosos que precisam de um software especial para que tudo seja gerenciado corretamente.
Essas tendências servem para que possamos enxergar o caminho que o e-commerce vem tomando.
2022 será um ano de muitas novidades, então nos resta a adaptação e evolução do e-commerce para que sejam competitivos na internet.
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