Trabalhar com e-mail marketing, nos dias de hoje, é uma das principais prioridades de empresas em todos os ramos de atuação, movimentando não apenas o mercado de serviços, mas também profissionais da área, em busca de uma educação no tema.

 

De modo geral, podemos dizer que o e-mail marketing nada mais é do que uma ferramenta de relacionamento e venda com base em uma estratégica milimetricamente planejada.

Diferente do que muitos imaginam, o e-mail marketing não é apenas uma tarefa feita dentro de uma empresa de comunicação visual enviando mensagens para os endereços eletrônicos de clientes.

 

Essa também é uma estratégia de reconhecimento de interesse.

A partir do seu uso e da interpretação de seus resultados, é possível pensar nas melhores formas de alcançar o consumidor, utilizando, inclusive, outras ferramentas tão importantes.

 

No texto a seguir vamos aprender um pouco mais sobre o que é o e-mail marketing, sabendo mais a respeito de sua utilização e importância dentro de um e-commerce e as principais dicas que o seu site de vendas deve seguir para utilizá-lo.

 

O que é o e-mail marketing?

e-mail marketing

 

Ainda no início da utilização da internet, quando redes sociais e aplicativos ainda eram (talvez) apenas uma ideia, o e-mail já era um uso recorrente dentre os usuários de computadores e laptops, sendo um importante mecanismo, pioneiro na comunicação.

 

Essa ferramenta nada mais é do que literalmente um endereço online pessoal, onde é possível trocar mensagens, arquivos, em especial, criar uma relação.

E em relação a essa relação, algo que era comum na época, e ainda nos dias atuais, era o lado corporativo e pessoas de extrema importância dentro da plataforma.

 

Portanto, sendo destinada para mensagens e situações de importância, que sempre exigem uma conduta quase que formal.

Alguns casos são uma empresa de qualificação de desempenho, que costumava enviar relatórios de trabalho; uma entrevista importante a ser marcada com o candidato a uma vaga, e até mesmo o contato de um familiar distante sobre questões importantes.

 

Esse comportamento e as situações descritas acima simbolizam uma época que, apesar de distante, deixou alguma continuidade em seus usuários, em especial, em relação à importância dada ao e-mail, tornando-o um meio indispensável a todos.

 

E é em meio a esse sentido que surge o e-mail marketing, mais precisamente dentro de plataformas de automação de mensagens, que ficaram conhecidas no mercado.

A partir de seu uso é possível criar um e-mail diferenciado, tal como um anúncio ou um folder, só que dentro do canal digital.

 

A partir dessa formatação, um loja de notebook semi novo consegue entrar em contato com uma série de pessoas de sua lista, como:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Parceiros;
  • Seguidores de redes sociais.

 

Porém, a mais popular e ação que talvez mais traga lucros para empresas é o foco no cliente, ou seja, em contatos de pessoas que podem estar interessadas no que o negócio de vendas de carregador portátil personalizado tem a oferecer.

Por meio de estratégias de captação de leads, estes chamados de potenciais consumidores, é possível adquirir os e-mails dessas pessoas para campanhas.

 

A partir dessa conquista, uma marca de roupas consegue conversar com seu público a partir do e-mail, criando uma estratégia de conteúdo que se baseia no convencimento, na educação e também na proximidade, tentando sempre transformar este em cliente.

 

Nos dias de hoje uma das principais bases dentro do marketing é o e-mail marketing, justamente porque a partir dele é possível alcançar pessoas certas para a venda.

 

Por que ele é importante para um e-commerce?

Até aqui você entendeu um pouco mais sobre o que é um e-mail marketing, sabendo mais sobre como ele pode ser concretizado dentro de uma estratégia empresarial e de que forma ele consegue trazer para perto da empresa um potencial consumidor.

 

Essa ação é interessante para diferentes áreas e tipos de negócios, sobretudo para aqueles que trabalham com e-commerces, também conhecidas como lojas virtuais.

 

Diferente de uma rede social e até mesmo de um blog, ambos com constante produção de conteúdo, o e-commerce é destinado a ser um espaço de vendas, e por isso costuma, naturalmente, a não trabalhar com a entrada direta de marketing.

 

Sendo assim, em uma rede social podemos pesquisar mais sobre uma empresa de cadeado de bicicleta e encontrar a sua página online, seguir o perfil e vê-lo em nosso feed.

 

Portanto, no caso de um e-commerce a pessoa tem que ir até a página por meio de um processo que muitas vezes pode ser lento, e até mesmo difícil de ser feito, ao menos que seja para a concretização de uma compra de balão personalizado.

 

Por isso, além da otimização da página, que indexa uma plataforma de e-commerce com mais facilidade no Google, bem como uma divulgação nas redes sociais, uma ferramenta potente é o e-mail marketing, um contato próximo e que manda direto para uma loja.

 

Além disso, essa é uma ótima ferramenta para manter potenciais clientes e os seus próprios consumidores atualizados em relação à sua loja de açaí para revenda.

 

Isso porque algumas mudanças consideradas comuns dentro de um negócio, como queima de estoque, promoções, condições especiais, aniversário, dentre outros pontos devem ser sempre informados, tendo em vista que o usuário não vai conseguir acompanhar.

 

Outro ponto que não pode ficar de fora das ações de e-mail marketing dentro de um e-commerce são as vantagens em relação à evolução do lead.

 

Isso acontece a partir de interações que uma pessoa que recebe o e-mail de um e-commerce consegue repassar para o negócio, e este, inicia uma ação de entendimento sobre o nível de interesse, moldando os próximos envios a cada situação.

 

O que acontece é uma espécie de filtro iniciado desde o primeiro contato que um negócio tem com o seu consumidor, entendendo o nível de importância que a empresa têm.

 

Algumas dicas para iniciar nessa estratégia

e-mail marketing

 

Não restam dúvidas de que utilizar o e-mail marketing dentro da sua estratégia de vendas em um e-commerce pode trazer muitas vantagens.

 

Porém, antes mesmo de investir nessa ferramenta e começar a colocar em prática, é importante contar com algumas informações importantes, que poderão potencializar os seus resultados diante do seu público, confira mais nos tópicos a seguir.

 

1.   Busque automação

A automação nada mais é do que a utilização de uma ferramenta, geralmente uma plataforma específica, para cuidar do andamento das distribuições de e-mails, algo que pode ser feito de maneira automática, assegurando todos os dados importantes.

 

Sem esse tipo de estratégica fica muito mais difícil cuidar de uma grande rede de potenciais compradores, ainda mais para o caso de grandes empresas, como uma fabrica de bolsas.

 

2.   Segmente o seu público

A segmentação do seu público vai ajudar muito na hora de começar estratégia de e-mail marketing, justamente pela quantidade de resultados positivos que esse trabalho com clientes de um nicho podem trazer, gerando melhores investimentos.

 

Sendo assim, vale mais ter uma determinação de público, sem generalizações, do que trabalhar com inúmeros contatos de e-mail, de pessoas que podem estar desinteressadas.

 

3.   Monte uma comunicação de qualidade

Uma das melhores formas de potencializar o sucesso de uma ação de e-mail marketing é a partir de uma comunicação de qualidade.

Isso porque, quanto maior for a satisfação e o interesse dentro de um e-mail recebido, maior será a probabilidade de uma compra.

 

Por isso, o seu negócio deve investir em materiais de qualidade, uma boa programação de comunicação visual da página de conversa e também a escolha por textos interessantes, que sejam informativos e apresentem títulos engajadores.

 

4.   Oferece informações e ganhos exclusivos

Você pode escolher utilizar o e-mail marketing para determinar uma exclusividade para seus clientes, oferecendo a eles vantagens caso se inscrevam ou busquem pela comunicação.

 

No caso de um e-commerce, essa ação pode ser eficiente para mostrar informações inéditas, como um benefício que só dura algumas horas, e até mesmo o lançamento de coleções de produtos em primeira mão.

 

5.   Não deixe de se atentar aos números

Como qualquer tipo de estratégia dentro do marketing, utilizar essa ferramenta de distribuição de e-mails também se torna uma oportunidade de entender melhor dados que traduzem seus clientes, principalmente, a partir de resultados de vendas.

 

É seguindo essa compreensão e entendendo onde mudar e melhorar, que sua empresa vai conseguir tirar o melhor proveito dessa interação.

 

Considerações finais

Resumindo, utilizar o e-mail marketing como estratégia para melhoria de um e-commerce pode ser um ponto essencial para melhores resultados.

 

Além de uma compreensão maior sobre o cliente e as ações e campanhas da empresa.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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