Neste artigo vamos falar sobre embalagens para e-commerce e como melhorar a relação com o consumidor

O mercado de e-commerce é gigante, e as projeções são de crescimento de dois dígitos pelos anos que vêm a seguir.

Com o fechamento de negócios físicos, as compras online nunca foram tão requisitadas pelos consumidores. Um relatório do Mercado Livre registrou mais de cinco milhões de novos compradores na América Latina.

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Além disso, diversas lojas que antes resistiam à digitalização viram-se obrigadas a atuar no mercado online para não perderem vendas.

Mesmo com a abertura, lenta, das lojas físicas, podemos esperar que muitos consumidores continuem com as compras online após experimentarem a comodidade dessa relação.

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Um ponto ao qual muitas pessoas ainda demonstram resistência em relação às compras online seria pela perda da experiência física do ato de compra.

Afinal, não podemos tocar em roupas, sentir a qualidade dos tênis ou sentir a fragrância de perfumes.

A única experiência física da jornada de compras online resume-se ao recebimento da mercadoria, mais especificamente à embalagem dos produtos.

E como a melhoria dessa relação de embalagens e entrega pode estimular as vendas e fidelizar o seu cliente?

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Embalagens para e-commerce e relação com o consumidor

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Um erro comum de muitas lojas iniciantes é dar poupa importância para a embalagem na qual o seu produto chega até o consumidor.

Afinal, não podemos fazer muito além do clássico pacote cinza padrão Correios ou mesmo para as transportadoras.

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No entanto, essa é a única experiência física que seu consumidor tem durante a jornada de compras.

É a chegada do produto pelo qual ele tanto aguarda e que finalmente está em suas mãos. Em especial, o brasileiro é um povo ansioso.

Eles não querem esperar muito tempo para a chegada do seu produto e, muito menos, ver um pacote surrado e mal embrulhado em sua caixa de encomendas.

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Realmente, não é possível fugir da tradicional caixa parda para embalar os produtos.

Porém, o cuidado em utilizar caixas mais resistentes de acordo com a fragilidade do produto ou customizar a caixa com carimbos e logotipo é uma maneira de se destacar e garantir a integridade dos seus produtos até que cheguem ao cliente.

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O e-commerce e as marcas

Embalagens para e-commerce e relação com o consumidor

As compras, não apenas online, estão deixando de ser feitas apenas por necessidades básicas.

Quando realizamos alguma aquisição, não estamos adquirindo o produto, mas sim a marca daquele produto.

Afinal, existem inúmeras marcas de roupas na Internet, porém você já parou para pensar a razão pela qual escolheu determinada marca?

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A sua marca é muito mais do que um logotipo e algumas palavras bonitas. A sua marca é o jeito que você se apresenta ao mundo.

E a sua embalagem é uma das maneiras.

Claro que a marca é mostrada em imagens que você utiliza em seu site, bem como as cores que escolhe para representar.

No entanto, ela ecoa nos pequenos detalhes, como palavras que você escolhe para a descrição dos seus produtos, a sua escolha de plataforma, o jeito que aborda clientes e em cuidados na hora de enviar os seus produtos.

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A Internet possui milhares de pessoas e de grupos sociais.

Com a importância do pertencimento a um grupo se intensificando, as marcas podem se aproveitar disso para conversarem diretamente com o seu público-alvo ou, ainda, criarem produtos específicos para esse grupo.

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Para grupos veganos ou engajados em causas ambientais, por exemplo, você dar atenção a detalhes, como utilizar produtos reciclados ou  embalagens reaproveitáveis podem agregar valor à sua marca e atrair a atenção desse grupo social.

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Exceder as expectativas do consumidor é uma das maneiras de encher os olhos. E quando isso acontece, significa que a compra foi uma decisão correta.

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Conclusão

Você lembra qual era a cara do último pacote que recebeu? E daquela compra cujo pacote veio customizado, algum mimo veio junto da sua compra e todos os produtos chegaram intactos?

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Bom, isso quer dizer que as primeiras impressões importam, sim.

É muito pouco provável que o cliente volte a comprar em sua loja se o pacote vier surrado e sujo, muito menos que a recomende a algum conhecido.

Porém, pode ter certeza de que o consumidor voltará mais vezes, caso essa primeira experiência de compras seja boa.

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Assim, tudo começa com uma caixa customizada. Agregue valor ao seu produto. Encante os olhos do consumidor e fidelize-o em seu e-commerce.

Por fim, as embalagens dizem muito sobre a sua loja e sobre o produto que você vende.

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Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil

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