Doutor E-commerce –

Se você atua como gestor de tráfego, tem uma agência de marketing ou atua em qualquer área de marketing ou negócios, saiba que você já tem um pé direito para ser um consultor de e-commerce. 

 

Mas, não se engane, ser um consultor de e-commerce não é só entender sobre marketing, é preciso muito mais para tal serviço. 

 

Antes de começar esse conteúdo vamos entender o que é um consultor de e-commerce. 

 

Um consultor vai muito além de apenas dar dicas pontuais.

Esse tipo de serviço se trata de uma parceria firmada entre uma empresa e um consultor, que pode ajudar o cliente a se comprometer com uma série de ajustes e mudanças, nas quais farão crescer as vendas do comércio eletrônico.

 

Um consultor experiente consegue indicar o melhor caminho para a empresa.

Se o consultor já trabalhou com os desafios de um e-commerce, já colocou a mão na massa, e conhece exatamente os pilares para ter sucesso, esse consultor sempre terá novos clientes. 

 

Não confunda saber marketing com consultoria de e-commerce.

Crescer em um e-commerce vai além de fazer campanhas publicitárias, atualmente, o mercado de lojas virtuais está cada vez mais competitivo.

 

Para entregar um bom resultado ao seu cliente, um consultor deve estar ligado a empresa, entender todo processo, estoque, produto, o mercado em que atua, cliente para quem venderão o produto, entre outros. 

Uma pessoa de fora ou uma agência de marketing jamais irá fazer um trabalho tão bem feito, quanto uma pessoa de dentro. 

 

Quem oferece esse serviço apontará quais são as melhores estratégias de e-commerce e quais modelos de negócios serão mais eficientes.

 

Mas, qual é a função de um consultor de e-commerce?

consultor de e-commerce

 

O papel principal de um consultor é orientar suas ações no âmbito do e-commerce. 

O primeiro passo para alcançar esse objetivo é fazer uma análise do cenário com o qual sua empresa tem que trabalhar.

Ou seja, o consultor vai traçar:

 

  • Pontos fracos e fortes da sua empresa;
  • Pontos fracos e fortes dos seus concorrentes;
  • Situação do mercado no seu setor de negócios.

 

Com essas entre outras informações o consultor já terá um parâmetro para iniciar um plano de ação, que incluirá os melhores canais para você atingir e atrair seu público. 

 

O segundo passo é colocar o planejamento estratégico em prática.

E é nessa hora que será avaliado se o plano foi bem sucedido. 

 

Confira alguns benefícios de um consultor de e-commerce. 

  • Olhar imparcial para avaliar o negócio do cliente

Quando você passa anos trabalhando numa empresa, é fácil perder a capacidade de enxergar seus pontos fracos.

Por ser uma pessoa de fora da equipe, o consultor chega sem preconceitos. É uma presença externa que pode fazer análises de forma imparcial.

  • Eficiência no controle de prazos

Com um consultor externo, cada reunião torna-se um prazo fixo, que deve ser cumprido.

 

Afinal, essa pessoa vem de fora da empresa só para falar com sua equipe.

Se ela não tiver peças e resultados para apresentar, o desperdício de tempo e dinheiro será gritante. Se a reunião fosse interna, o prazo se tornaria mais flexível. Afinal, estão todos ali diariamente.

  • Experiência do consultor

Uma das peças principais de uma consultoria, é pegar a experiência do consultor, pois assim, você ganha mais velocidade nos processos e nas ações.

E consequentemente nos resultados em vendas da sua loja virtual. 

 

A forma como uma consultoria de e-commerce funciona varia de empresa para empresa.

Em muitos casos, o consultor é contratado por um determinado período de tempo ou por um número específico de metas.

 

Por exemplo, poderá participar das decisões de uma empresa nos primeiros seis meses ou durante os primeiros estágios de criação da marca.

 

Confira logo abaixo algumas questões que um consultor também pode atuar em uma consultoria:

  • Consultor para montar uma loja virtual;
  • Consultor para melhorar a performance da loja virtual;
  • Consultor para suporte no e-commerce;

 

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a profissão, me responda uma coisa: 

Você tem o desejo de se tornar um consultor de e-commerce e viver dessa profissão e  ainda ser muito bem pago por isso?

 

Se você respondeu que sim, tenho uma proposta irrecusável para você. 

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