Neste artigo vamos falar sobre estratégias para o pequeno negócio economizar dinheiro.
Começar um e-commerce não é mais barato do que iniciar uma loja física, como se era pensado antigamente.
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Aliás, muitos empreendedores de pequeno porte podem até gastar mais do que o imaginado, especialmente no primeiro ano de existência.
E isso pode ser prejudicial, especialmente para quem tem o orçamento apertado.
No entanto, aonde foi que o orçamento estourou os limites e saiu do planejado? E o que pode ser feito para prevenir gastos a mais no e-commerce.
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Por isso, pensando em ajudar não apenas os pequenos, mas as lojas virtuais de qualquer tamanho, elaboramos algumas estratégias para o estratégias para o pequeno negócio economizar dinheiro e poder ter verba disponível para onde os investimentos pesados são necessários.
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Não deixe de lado o planejamento financeiro
Quando falamos em planejamento do seu e-commerce é claro que a parte financeira está inclusa.
Muitos novos empreendedores não possuem grandes orçamentos e muitas escolhas são feitas com sabedoria.
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Para aqueles que não fazem ideia de onde começar, inicie escrevendo todos os gastos que sua loja terá na abertura do negócio, ou os gastos de manutenção mensal do seu e-commerce.
Parece óbvio demais, porém, é quando visualizamos todos os gastos que temos que entendemos que alguns deles podem ser cortados ou melhor utilizados.
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Como aquela ferramenta que recomendaram para você, mas não está sendo bem aproveitada.
Criar um planejamento financeiro força o empreendedor a fazer uma espécie de inventário de onde está, de onde quer chegar e como quer chegar.
Também ajuda a tomar decisões em momentos críticos e funciona como um incentivo para um cenário maior quando estamos presos na rotina.
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E-commerce é matemática. Gerenciar um e-commerce é matemática. É preciso descobrir quanto de investimento será necessário para sobreviver, no mínimo, pelos primeiros seis meses.
Afinal, confiar em promessas como “10mil em um mês” não dá certo. Atingir o breakeven, ou o momento em que o negócio começa a de fato render dinheiro, exige trabalho e não acontece em questão de um mês.
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Aproveite as ferramentas gratuitas
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O mercado está cheio de ferramentas gratuitas e versões grátis de ferramentas pagas para que o empreendedor as use.
O Google é uma delas. Através de ferramentas como Analytics, Meu Negócio e até o Shopping disponibiliza uma versão gratuita agora, é possível extrair métricas do seu negócio e melhorar o ranqueamento da sua página.
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Não compre ferramentas caras a não ser que seu negócio precise muito daquela solução. Geralmente, os e-commerces novos conseguem se virar com ferramentas básicas ou versões gratuitas mais básicas.
Até mesmo as plataformas possuem planos gratuitos ou com preços bastante acessíveis para quem quer criar o negócio.
É preciso conhecer as ferramentas que o mercado disponibiliza e saber quais delas são necessárias para o momento que seu negócio vive.
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Marketing, quanto investir?
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Costumo dizer para os clientes da consultoria que o investimento em marketing é igual ao faturamento da loja dali 12 meses.
Claro, quando bem feito. Investir sem nenhum parâmetro ou acompanhar as métricas das campanhas é apenas dinheiro jogado fora, que pode ou não resultar em algo.
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O marketing e as campanhas requerem muitos testes. É sempre recomendado fazer um estudo de persona e, principalmente, entender quem é o público alvo para que as campanhas possam ser direcionadas. Porém, os testes são grandes aliados quando vamos dar início a uma campanha nova.
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Precisarão ser feitos alguns ajustes e o comportamento do consumidor está em constante mudança. Então, comece com uma quantia menor para entender a reação ao marketing e depois de ajustado, pode investir pesado, ou quanto o bolso permitir.
- Escolhendo a melhor plataforma
Em qual rede social seus consumidores estão mais presentes? Se eles não se encontram no twitter, por que investir nele? Escolha as plataformas e redes sociais nas quais seus consumidores estão sempre de olho.
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- Garanta leads
A estratégia do email marketing ainda funciona e será muito útil para oferecer promoções relâmpago ou resgatar carrinho abandonado. Ofereça cupons e descontos em troca de e-mails.
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- Trabalhe com influenciadores
Os influenciadores digitais são as novas propagandas em horário nobre, especialmente se sua marca conversa com jovens. Procure influenciadores que falam com sua audiência e que estejam adeptos à ética do seu e-commerce.
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Estratégias para o pequeno negócio economizar dinheiro, gaste com sabedoria
Economizar dinheiro e saber aonde investir é de extrema importância para seu negócio não entrar na estatística do Sebrae e fechar as portas em menos de 2 anos.
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Porém, não adianta fechar a mão para o dinheiro. Sobrecarga de trabalho afim de economizar com equipe; trabalho a mais afim de economizar com soluções mais rápidas e automatizadas pode resultar em tragédia.
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O e-commerce não é um investimento que rende se só deixar ali. É preciso trabalho, é preciso desembolsar dinheiro e é preciso querer que o negócio cresça, dentro do possível.
Estude sempre e cuidado para não ser enganado com propostas milagrosas de retornos impossíveis.
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Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil
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