Como explorar o DRE em uma operação de e-commerce?
Abordamos a importância do DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) numa operação de e-commerce.
Neste artigo abaixo vamos nos aprofundar neste assunto de extrema importância para qualquer operação de e-commerce.
Vamos iniciar lembrando que o DRE é onde iremos planejar toda a previsão de faturamento e custos da loja digital.
Esta previsão, podemos fazer com um olhar de até 5 (cinco) anos para frente projetando onde queremos estar e qual resultado queremos atingir.
Muitos clientes nos questionam:
– Será que este cenário que vamos “desenhar” de 5 anos é realmente o que irá acontecer?
Podemos afirmar que o DRE além de ser um norte para toda a operação.
Mostrar quais os custos e faturamento teremos que buscar para alcançar os objetivos. Mais de 90% dos clientes que estruturam o seu DRE e acompanham o mesmo mensalmente atingem seus objetivos.
Qual a importância da DRE em uma operação de e-commerce?
Quantas operações de e-commerce iniciadas há um bom tempo, já com um grau de maturidade, digamos assim, onde nos deparamos nestes anos de consultoria que não sabem o que querem e nem onde gostariam de estar ou de chegar, simplesmente vão andando conforme a maré.
Sempre iniciamos a estruturação do DRE conversando com o cliente, fazendo alguns questionamentos básicos como:
- qual o capital disponível para ser investido
- qual o ticket médio do produto
- quanto pretende faturar mensalmente para a operação se tornar viável
- conforme a conversa vai evoluindo vamos pontuando com a realidade do canal digital.
Neste mercado, geralmente a experiência vem do off para o on-line ou também aqueles empreendedores que estão buscando por novas oportunidades.
Por isso a importância de buscar por profissionais qualificados e com experiência na área de e-commerce para se obter resultados consistentes e reais.
Assim, iniciamos a projeção do faturamento, sempre com valores possíveis a serem alcançados, buscando um faturamento crescente da loja e faturamento com Marketplaces se fizer sentido para o negócio.
E nunca esquecendo de analisar os meses de maiores altas como na blackfriday e também meses de baixas como fevereiro, por exemplo.
Estruturando uma DRE em uma operação de E-commerce
Traçado o faturamento de 5 anos, iniciamos a formatação dos custos por área.
Área 1
Total de Estornos e qual a sua porcentagem efetiva sobre o faturamento;
Área 2
Analisaremos a quantidade de Pedidos da loja, obtendo o ticket médio por canal, o número de pedidos pagos por boleto, pix e etc.
Área 3
Aqui vamos entrar no Custo fixo da operação, analisando os gastos com:
- Plataforma
- Agencia de Implantação
- ERP
- Luz
- Fone
- Internet
- Água
- aluguel
- IPTU
- Advogado
- melhorias físicas
- Aporte de embalagens
- Estoque
- Selos
- empréstimo
…. entre outras contas que compõem os custos fixos da operação;
Área 4
Agora vamos entrar nos Custos variáveis da operação.
Nos quais envolverá o lançamento com os custos de:
- Transporte
- Embalagem por pedido
- Porcentagem de cobrança da plataforma pelo faturamento
- antifraude
- comissão de Marketplaces
- Taxa do cartão
- custo por boleto
… entre outras contas que compõem o custo variável;
Área 5
Custo com Pessoal onde iremos alocar, os salários, impostos, pró-labore, vale alimentação, transporte, Plano de saúde, Estagiário e etc das pessoas que fazem a “roda girar”;
Área 6
Custo da mercadoria vendida (CMV), aqui lançaremos o custo da Mercadoria que foi realmente vendida;
Área 7
Lançaremos os Impostos sobre o faturamento total da loja;
Área 8
Chegamos agora numa importante área para o desenvolvimento do E-commerce, o Marketing.
Aqui lançaremos todos os custos alocados no google, face e Insta ADS, Afiliados, Influenciadores entre outros que compõem o investimento em branding e performance;
Com o lançamento do faturamento e custos projetados vamos entrar na etapa de informações mais gerenciais do negócio.
E quais resultados da DRE?
Aqui teremos todo um painel no DRE que nos mostrará o faturamento líquido mensal, Custo fixo total, custo variável total, Custo pessoal Total, CMV, Custo com Impostos, Valor alocado no Marketing, lucro/prejuízo da operação no mês e no ano e o lucro/prejuízo acumulado ao longo do tempo da operação.
Além de todas estas informações mapeadas no DRE, vamos ter o exato momento em que a operação começa a se pagar, ou seja, deixamos de aportar dinheiro na operação.
IMPORTANTE: Não confunda o deixar de botar dinheiro na operação com o Retorno de capital investido, este sim demora mais tempo para acontecer do que o movimento onde a operação começa a se pagar e isso varia de operação para operação mas o legal de tudo isso é que através do DRE vamos conseguir ter esta visão do todo.
Lendo tudo isso, parece difícil projetar o que vou faturar daqui há 5 anos, qual será o meu custo com salário de funcionários, quanto vou estar investindo em mídia, gastando com transporte, com embalagem entre outras contas que mencionei anteriormente.
Porém saiba que sim é possível e temos a ferramenta/conhecimento para te ajudar a fazer isso.
Porém, não vai adiantar em nada fazer um planejamento completo de 5 anos e depois deixar de acompanhar os números mês a mês.
Não se dedicar nas ações do dia a dia da loja, não encarar a busca pelos números mensais como se fosse uma copa do mundo simplesmente achando que com o planejamento tudo irá ocorrer automaticamente.
Concluimos este artigo com uma frase que escutei há muito tempo e faz todo sentido para o tema que abordamos neste artigo: “QUEM NÃO SE PLANEJA SERÁ PLANEJADO”.
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