Neste artigo vamos falar sobre finanças no marketing.
Todo negócio necessita de uma gestão financeira eficiente para ser bem sucedido. No marketing não é diferente.
.
Pensar uma estratégia de marketing inclui, entre outros aspectos, disponibilizar um orçamento para que as ações planejadas sejam concretizadas adequadamente.
A gestão financeira consiste em controlar todos os processos relativos às atividades financeiras da empresa.
.
Os objetivos gerais são saber quanto dinheiro a empresa possui, quanto é necessário para a operação e qual sua margem de lucro.
As finanças estão presentes no dia a dia do marketing de diversas formas. Continue lendo para saber mais.
.
Finanças do marketing no dia a dia
O dia a dia de uma empresa é permeado por decisões que influenciam diretamente em todas as áreas do negócio.
Tais decisões vão desde as mais pequenas, como o melhor licenciamento do windows ou materiais de papelaria, até estratégias administrativas para garantir a saúde financeira.
.
Quando se trata de marketing, a lógica é a mesma.
Afinal, essa área não só precisa de parte do orçamento da empresa para funcionar, como também é responsável por divulgar a organização e trazer mais clientes, o que, por sua vez, impacta diretamente as finanças.
.
Por isso, mesmo com as facilidades disponibilizadas pelo meio digital, a gestão das finanças no marketing ainda é tão importante para os empreendimentos.
Se a campanha digital de uma empresa de consultoria tributaria consiste em investir em anúncios nos principais buscadores, ter uma verba específica para isso é essencial.
.
O desenvolvimento de estratégias está condicionado ao dinheiro disponível. Portanto, o controle total das finanças do empreendimento determina sua viabilidade e produtividade.
Outro aspecto importante é saber avaliar o impacto dos investimentos em marketing no orçamento das empresas.
.
É preciso sempre justificar esses investimentos, ou seja, eles precisam ter retorno à altura do volume de capital que foi empregado.
Aplicar conhecimentos de finanças ajuda na previsão desse retorno e evita problemas a longo prazo.
Calcular o ROI (Retorno Sobre o Investimento), quanto foi recebido em relação a quanto foi investido, por exemplo, é uma forma de usar finanças nesse ramo e identificar se determinada estratégia é viável ou não.
.
A contratação de uma Consultoria fiscal e tributária, bem como terceirizar o financeiro são alternativas para otimizar a realização desses serviços sem afetar a produtividade da equipe.
Já que delega funções administrativas a terceiros e permite que as atividades centrais ao marketing sejam privilegiadas.
A seguir, confira os benefícios de adotar a gestão financeira no seu empreendimento de marketing.
.
Os benefícios da gestão financeira no marketing
.
Uma gestão financeira efetiva é capaz de integrar todos os setores do empreendimento de modo que todos os esforços se voltem para um objetivo em comum.
Assim, o tempo é otimizado e os erros humanos são minimizados.
.
Independentemente da sua área de atuação, seja ela na venda online e roupas ou até de plano odontologico , por exemplo, ter uma visão ampla de todas as etapas da estratégia de marketing é crucial para atingir todos os objetivos e mensurar os resultados posteriormente.
Essa integração também privilegia a redução de custos da corporação, uma vez que evita retrabalhos e dá enfoque ao que importa: pensar em ações viáveis que trazem resultados.
.
Existe uma grande variedade de formas de pensar a gestão financeira, incluindo contratar profissionais para auxiliar ou até mesmo liderar setores inteiros.
É o chamado BPO financeiro, sigla que significa Business Process Outsourcing ou terceirização de processos de empresas.
.
Essa modalidade de terceirização envolve processos como:
- Gestão de contas;
- Agendamento e geração de relatórios;
- Emissão de relatórios;
- Emissão de notas fiscais;
- Gestão de documentos.
.
O BPO é ideal para garantir que funções relativas às finanças sejam feitas por profissionais do ramo.
No marketing, isso é ideal para não sobrecarregar a equipe principal. Dessa forma, o desenvolvimento das estratégias de marketing se torna o único foco e a produtividade aumenta.
.
Outro ponto importante é levar em conta o impacto da estratégia de marketing no orçamento da empresa contratante.
Se não houver gastos previstos suficientes para viabilizar uma série de anúncios pagos de aluguel comercial, por exemplo, a efetividade da estratégia diminuirá e o trabalho será em vão.
Manter-se em contato com os outros da empresa é essencial para criar um clima organizacional produtivo e uma sintonia entre cada parte do empreendimento.
.
É preciso ter em mente que os recursos administrados pela área de finanças de uma empresa se originam das campanhas de marketing que divulgam produtos e serviços.
Por outro lado, não há campanha de marketing sem produtos ou serviços para divulgar. Portanto, um setor não sobrevive sem o outro.
.
Ainda assim, conflitos entre as duas áreas são comuns.
Enquanto o marketing busca garantir mais lucro aumentando o faturamento e estimulando consumidores, os profissionais de finanças invariavelmente optam por não gastar para manter os lucros.
Esse conflito comum é evitável quando se tem uma equipe unida em prol de um objetivo e aberta a ouvir os mais diversos pontos de vista.
.
Ações para uma boa gestão financeira
Existem fatores decisivos para garantir uma gestão financeira de qualidade para as empresas. Confira alguns deles a seguir.
.
Definir metas
Definir metas é a forma mais efetiva de gerir estratégias e motivar a equipe. Elas são os guias das ações de cada funcionário, os objetivos a que todos devem aspirar para conquistar o sucesso.
.
A definição de metas passa por custo e previsão de gastos.
Dessa forma, o marketing é privilegiado por ser desenvolvido tendo como base metas realistas que se adequam à realidade da empresa.
.
Objetivos para o marketing
Marketing é objetivo. Sem um objetivo concreto, nem mesmo a estratégia mais ambiciosa surtirá efeito.
Esses objetivos são transitórios. Uma empresa de dedetização residencial pode querer ampliar seu ramo de atuação, e o marketing deve agir para concretizar isso.
.
Dessa mesma forma, uma organização pode desejar manter-se relevante no seu ramo de atuação original.
O marketing também é necessário nesse caso, pois contribui para atualizar a imagem da marca e mostra ao público as vantagens do produto ou serviço.
Ao definir esses objetivos, o investimento tem mais chances de dar retorno positivo, pois sua base será mais segmentada.
.
Estimativa de valores
No mundo do marketing é sempre pertinente estimar os valores de cada ação antes de empregá-la.
.
Existem diversas maneiras de fazer essa estimativa, como:
- Usar referências anteriores;
- Fazer cotações online;
- Trabalhar com margem de segurança;
- Considerar a disponibilidade financeira da empresa.
.
Novamente, ter um objetivo claro e saber qual será o público-alvo da estratégia de marketing otimiza recursos e facilita a administração deles.
A previsão dos gastos aliada a objetivos e público-alvo bem determinados garante que as ações sejam realizadas com a maior efetividade possível, o que nos leva ao próximo tópico.
.
Segmentação
A grande oferta de produtos e serviços na internet faz com que a segmentação seja uma realidade cada vez mais concreta.
Isso se deve ao fato de ser cada vez mais difícil atingir um grande número de pessoas com estratégias generalistas.
.
É preferível estudar persona e público-alvo, analisar suas necessidades e desejos para ter condições de oferecer um bem personalizado, feito sob medida para essas pessoas.
Esforços mais concentrados rendem resultados mais concretos.
.
Conhecimento dos setores
O marketing digital está cada dia mais popular entre todos os tipos de empreendimentos, desde empresas de construção civíl até bancos virtuais.
Por isso, é essencial que os responsáveis pelo marketing de empresas conheçam profundamente o setor para o qual vão trabalhar.
.
Isso vai proporcionar uma visão mais completa de todo o empreendimento e contribuirá na hora de estabelecer estratégias que dialoguem tanto com a empresa quanto com o seu público.
Como consequência, os gastos serão mais certeiros e os resultados serão mais efetivos.
.
Domínio das redes sociais
Na atualidade a imagem de empresas está profundamente condicionada a sua presença virtual, principalmente, nas redes sociais.
Estudar técnicas de como ganhar seguidores no facebook, saber posicionar anúncios e links patrocinados no Instagram e manter um canal de comunicação cativante no Twitter são algumas das atitudes essenciais relativas a redes sociais e marketing.
.
Esses ambientes são os mais frequentados pelos usuários da internet, e como consequência, são sua principal fonte de informação e ofertas. Saiba usar isso a seu favor.
Se você tem um e-commerce especializado em oferecer produtos para condomínios,por exemplo, garanta que empresas de administração de condominios sejam atingidas por suas estratégias de marketing.
.
Para garantir que isso aconteça, separar uma verba específica para redes sociais é primordial para qualquer empresa que deseja investir em presença digital.
.
Análise de resultados
.
Após aplicar uma estratégia de marketing, analisar seus resultados é o primeiro passo para consolidar ações ou pensar em outras abordagens para o futuro.
As métricas virtuais privilegiam essas análises, sejam elas curtidas, cliques ou tempo de permanência na página.
.
Os dados são instantâneos e o tempo que você gastaria fazendo pesquisas é economizado.
Tendo esses dados em mãos, fica mais fácil identificar para onde direcionar recursos e evitar gastos desnecessários ou desmedidos.
.
Marketing e finanças andam lado a lado
Marketing e finanças são cada vez mais indissociáveis.
A gestão financeira é parte integrante do empreendimento, pois mantém a equipe informada sobre os recursos disponíveis.
Um acompanhamento preciso do dinheiro que entra e sai da empresa é a melhor ferramenta para analisar a eficácia das estratégias empregadas e estudar quais aspectos aprimorar.
.
Com as dicas apresentadas nesse texto, as chances da sua estratégia de marketing decolar serão maximizadas.
Preste atenção a cada aspecto discutido e pense sempre à frente.
.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um Comentário